Você já se perguntou quais são as etapas para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios? Para quem atua no ramo de alimentos, é importante conhecê-las, afinal de contas, tal processo impacta o mercado como um todo, do setor produtivo até as redes de atacado e varejo.
Além disso, vale destacar que o lançamento de novas alternativas é imprescindível para as indústrias de alimentos que desejam se manter sustentáveis e competitivas. Daí a importância da busca constante por inovação e desenvolvimento de novas soluções.
Neste post, mostramos o passo a passo para o desenvolvimento de novos itens alimentícios até que eles cheguem aos supermercados e à mesa dos consumidores. Acompanhe!
Entendimento do mercado
Antes de começar, é fundamental entender como funciona a indústria de alimentos e como se comporta o mercado. Quais são os produtos mais procurados atualmente? Quais são as inovações mais recentes? O que a concorrência anda produzindo? As respostas para essas perguntas precisam estar na ponta da língua.
Descobrir o que é tendência aumenta as chances de acertar ao desenvolver um novo produto alimentício. Aliás, a pesquisa de mercado é essencial para descobrir necessidades e oportunidades e apostar em nichos que estão em ascensão. Lembre-se de que os consumidores gostam de ser surpreendidos.
Concepção da ideia e definição do produto
A partir da pesquisa de mercado, ideias podem surgir. Essa etapa envolve o desenvolvimento de um conceito cujo propósito é lançar ao segmento uma solução promissora, que supra as demandas dos consumidores ou vá além disso, encantando-os e caindo no gosto deles.
Após a análise do conceito de um produto, é hora da definição. É fundamental estabelecer os requisitos técnicos do novo item alimentício e, ainda, levar em consideração o público-alvo que a indústria almeja atingir com o novo lançamento. Além do aspecto econômico, o impacto ambiental é igualmente importante e também deve ser observado.
Avaliação da viabilidade
É preciso avaliar tanto a viabilidade técnica quanto a econômica. A primeira diz respeito aos equipamentos e às máquinas necessárias dentro do setor produtivo, bem como às possibilidades de formulação para que o alimento alcance as características desejadas (aroma, cor, sabor, textura, entre outras).
Já o segundo aspecto abrange o quão o novo produto é viável do ponto de vista financeiro e se trará lucros para a indústria de alimentos que o desenvolve. Uma equipe deve pesquisar todos os custos envolvidos, incluindo os insumos adquiridos com fornecedores, e definir qual o valor do novo item.
Protótipo do novo produto e realização de testes
Cabe ao setor de P&D criar a fórmula para o novo produto, sempre respeitando os valores nutricionais que se deseja alcançar e, é claro, as legislações vigentes do ramo de alimentos. Depois, é fundamental a realização de uma série de testes laboratoriais que assegurem as características físico-químicas e sensoriais do item alimentício, além de comprovarem se ele está apto para o consumo durante o período almejado.
Desenvolvimento da embalagem
A concepção da embalagem é tão importante quanto todo o cuidado tomado no desenvolvimento de produtos alimentícios. Afinal de contas, ela é responsável por garantir a conservação do alimento e, portanto, a segurança alimentar dos consumidores. Logo, é imprescindível que seja, além de atrativa, desenvolvida de forma criteriosa e que traga informações relevantes sobre o item armazenado.
Agora, sim, você sabe qual é o passo a passo para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios. Para que tudo saia como o esperado, é essencial que os setores responsáveis pelo lançamento de novas soluções atuem de maneira integrada e que metas e prazos sejam estipulados em cada etapa. Assim, as chances de sucesso com o novo lançamento aumentarão.
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