A embalagem para alimentos tem papel fundamental na cadeia produtiva da indústria alimentícia. Além de dar cara ao produto, é ela que o mantém longe de contaminações e também o protege durante seu transporte e estoque.
Logo, desde a implementação de tecnologias para preservar melhor os alimentos à identidade visual da marca, as embalagens são muito importantes. Além disso, são fatores que impactam a eficiência da empresa, que obtém melhores resultados com tecnologias feitas para elas.
Para se ter uma ideia, uma embalagem pode ser o ponto chave para aumentar a lucratividade da produção e evitar desperdícios em todas as áreas. E, claro, além de bem planejada, ela deve ser validada pelos órgãos de fiscalização do país de origem e de destino.
Saiba, neste artigo, os motivos pelos quais você deve se preocupar com essa grande aliada na conservação e nas vendas dos produtos alimentícios!
Importância da embalagem para alimentos
Na indústria alimentícia, todo cuidado é pouco quando se fala em conservação. Os riscos de contaminação, sejam de qualquer tipo, sempre existem. Eles devem ser minimizados por tecnologias desenvolvidas por gestores e pesquisadores das empresas.
É justamente esse o principal papel da embalagem para alimentos: manter os produtos longe de qualquer problema. Aliás, alguns itens alimentícios como carnes, queijos e outros resfriados e congelados, demandam proteção extra, pois têm alta perecibilidade.
A embalagem entra nesse momento fornecendo proteção contra a variação de temperatura e, principalmente, evitando o contato do alimento com algum agente infeccioso. Fora essa parte, é no transporte e no armazenamento que os produtos mais sofrem com o manuseio.
Uma embalagem bem desenvolvida deve “cobrir” todos esses pontos de estresse do produto, aumentando sua durabilidade e garantindo segurança. Quando isso é alcançado, o consumidor tem a garantia de adquirir uma mercadoria confiável.
Portanto, valorização do produto e da empresa, segurança alimentar e redução de custos imprevistos são alguns dos benefícios que uma boa embalagem para alimentos oferece.
Classificações de embalagens
A embalagem para alimentos é classificada conforme suas características (rigidez, por exemplo) e fatores como finalidade e facilidade no manuseio e no transporte. Saiba mais a seguir:
- primárias: ficam em contato direto com o produto;
- secundárias: são formadas por uma ou mais embalagens primárias, podendo ou não serem utilizadas para transporte;
- terciárias: reúnem diferentes embalagens primárias ou secundárias. São ideais para o transporte;
- rígidas: são mais espessas, logo, oferecem maior proteção contra a ação mecânica;
- semirrígidas: trata-se das bandejas feitas em poliestireno expandido ou alumínio e das caixas de cartolina;
- flexíveis: são confeccionadas para serem moldadas de acordo com o formato do produto alimentício. Entram nessa categoria as folhas de papel e os filmes plásticos, por exemplo.
Tipos de embalagem e aplicações
Quando falamos em embalagem para alimentos, devemos levar em conta, ainda, que as opções disponíveis são feitas com diferentes tipos de materiais e recomendadas para fins específicos. Veja, abaixo, quais são os principais modelos!
Plástico
Leve e versátil, o plástico serve para embalar qualquer produto, mas é preciso verificar qual tipo é adequado para cada alimento, a fim de que sejam preservadas as suas propriedades. A depender do item a ser condicionado, essa embalagem deve ter uma densidade maior ou menor.
Vidro
Por ser inerte, o vidro é ideal para o envase de diversos alimentos e bebidas, como molhos de tomate, água e conservas em geral. As opções escuras protegem os líquidos sensíveis à luz (como o azeite), já as transparentes garantem a visualização dos produtos antes da aquisição.
Isopor
O isopor é um material impermeável e funciona como uma barreira contra a ação de bactérias e microrganismos. Trata-se de uma embalagem para alimentos bastante utilizada pela indústria para armazenar e transportar produtos alimentícios frescos.
Papelão ondulado
Quase todos os alimentos podem ser embalados com papelão ondulado. Perfeito para o transporte, esse material é encontrado em diferentes categorias, como o papel cartão. Tal item é a alternativa certa para acondicionar produtos que deverão ser cozidos posteriormente, incluindo as massas frescas.
Alumínio
Leve, durável e reciclável, o alumínio é indicado para embalar os produtos menos sensíveis à luz, como as bebidas carbonatadas (refrigerantes) e as conservas em geral.
Aço
Determinados produtos alimentícios precisam de maior proteção e isolamento do meio externo para manter suas propriedades originais e garantir a segurança alimentar dos consumidores. Entram nessa categoria, por exemplo, as conservas mais duradouras (sucos concentrados e vegetais). Nesse caso, o aço é o material mais indicado para acondicioná-los.
Benefícios da embalagem alimentícia
Entenda, agora, quais são as principais vantagens das embalagens para produtos alimentícios!
Conserva o alimento
Podemos dizer que o primeiro critério a ser cumprido é a preservação do alimento. Um projeto de embalagem bem desenvolvido e aplicado ao produto precisa garantir que microrganismos não causem a deterioração de aves, bovinos, suínos e outras opções alimentícias.
Assim, a embalagem deve assegurar a temperatura ideal do item acondicionado, pois esse descuido é um dos principais causadores de contaminação e proliferação de bactérias e outros agentes. Já a proteção externa precisa ser reforçada para impedir danos que levem ao descarte do produto e ao comprometimento do próprio material.
Atrai o consumidor
É a partir do produto embalado nas prateleiras, nos freezeres e em outros estandes de vendas nos varejistas e nos atacadistas que o consumidor percebe o produto. E por ser o primeiro contato entre quem irá consumi-lo e a empresa, a embalagem para alimentos precisa ser ao mesmo tempo atrativa e funcional.
Logo, estão em jogo o design, as cores, o logotipo da empresa e a quantidade de informações visuais que compõem o invólucro. Já o âmbito funcional deve seguir critérios para uma acomodação fácil na prateleira, que cumpra as leis sanitárias e também simplifique o uso pelos consumidores finais.
Agrega valor ao produto
A partir da embalagem, cria-se uma relação da marca com o consumidor final, que a reconhece por sua cor, seu formato e outras qualidades. Por isso, tal material deve trazer informações que gerem identificação e transmitam segurança, contribuindo para o valor agregado do produto.
Esse valor da embalagem consegue fidelizar os distribuidores e os compradores em geral, que depositam confiança na aquisição. É como se a embalagem fosse uma vitrine permanente da empresa, assim, ela necessita mostrar pontos positivos antes mesmo de o cliente comprar o produto.
Vale lembrar que muitas embalagens são criadas com a finalidade de servir para outro uso após o consumo do alimento. Esse conceito se chama design inteligente e é um ótimo aliado para reduzir custos, agregar valor ao produto e fidelizar os consumidores.
Fortalece a marca
A embalagem é uma espécie de ícone da organização e traz embutida em si atributos que os consumidores associam à empresa. Se ela é resistente, por exemplo, potencialmente transmite que a marca tem força, e isso gera confiança para a compra.
Recursos como desenhos, artes, mascotes ou cores exclusivas, quando empregados na embalagem para alimentos, são estratégias visuais que atraem o cliente. Afinal, os consumidores se lembram com mais facilidade de produtos com características únicas. Isso, além de aumentar o potencial da compra primária, também aumenta as chances de uma nova aquisição após a primeira experiência.
Reduz o desperdício
Uma embalagem bem projetada pode até ter custos elevados em um primeiro momento, mas durante a cadeia produtiva ela protege a empresa de despesas imprevistas.
Durante a estocagem e o transporte de alimentos ocorrem quedas, batidas e outros problemas de manuseio que levam ao descarte e, consequentemente, ao desperdício. Esse prejuízo é de responsabilidade, muitas vezes, da empresa fabricante. Tais problemas causam, no curto, médio e longo prazos, enormes despesas.
Investir em embalagens para alimentos garante um retorno sobre o investimento, que pode ser aplicado em outras pesquisas e desenvolvimentos, também agregadores de mais eficiência.
Fatores importantes ao escolher a embalagem para alimentos
Para acertar na escolha da embalagem para alimentos, você precisa levar em conta, ao menos, três quesitos. Descubra, abaixo, quais são eles!
Observe as características do alimento
Um alimento pastoso requer uma embalagem diferente de uma opção sólida, e vice-versa. Afinal, eles têm características particulares, e o material que os envolve precisa garantir a sua conservação, além de facilitar o consumo e valorizá-los. Da mesma forma, itens levados à geladeira ou ao micro-ondas devem resistir a esses ambientes sem prejudicar a qualidade dos produtos alimentícios.
Invista no design
O design é um fator estratégico, já que uma embalagem moderna e bonita atrai o olhar do consumidor e favorece as vendas. É preciso considerar, ainda, a praticidade do material. Logo, invista nesse aspecto e pense em formas de inovar sempre.
Proporcione ao consumidor uma excelente experiência
A apresentação da embalagem, a visualização do alimento (mesmo acondicionado), a facilidade em manusear o material e manter o produto armazenado até o consumo final são características que contribuem para uma boa experiência do cliente. Portanto, é fundamental atentar para esses quesitos para fazer uma escolha acertada.
Preocupar-se com a embalagem é tarefa constante de gestores, equipes de desenvolvimento e segurança alimentar, uma vez que seus benefícios vão desde a esfera interna como externa da companhia. Dessa forma, despender recursos e tempo na análise de mercado, desenvolvimento e testes de novas soluções traz resultados positivos para a empresa como um todo.
O gestor sabe que quando uma ação na empresa é bem-sucedida, todas as áreas são beneficiadas. A hora da compra pelo consumidor é apenas a linha de chegada da produção, porém, é também o momento em que todo o desenvolvimento da embalagem para alimentos mostra seu resultado.
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