QR code é a sigla para Quick Response Code ou código de resposta rápida, em português. Trata-se de um código de barras lido por meio de um aplicativo com o auxílio da câmera de um celular. No ramo alimentício, as embalagens com QR code são uma tendência sem volta, em um contexto no qual os consumidores querem saber, cada vez mais, o que colocam em suas mesas.
Afinal, eles permitem um armazenamento maior de informações quando comparados com o código de barras convencional, garantindo uma nova experiência do cliente durante o ciclo de compras. Além disso, contribuem para uma maior rastreabilidade dos alimentos e, consequentemente, para a segurança alimentar dos consumidores.
Neste post, vamos mostrar quais são as principais vantagens das embalagens com QR code. Veja!
Trazem mais informações sobre a marca ou o produto
Embalagens com essa tecnologia podem trazer até sete mil caracteres em informações. Dessa forma, sua empresa tem a chance de falar mais sobre o produto ou a própria marca. Dados a respeito do processo de fabricação e dos valores nutricionais ou, até mesmo, da empresa e suas motivações, são exemplos do que ser abordado com o uso do QR code.
Promovem maior interação com os consumidores
As informações trazidas nas embalagens com QR code vão além de textos. As empresas podem criar vídeos, quizzes, games, músicas e jingles. Há, também, a possibilidade de oferecer descontos e brindes ao escanear o código. Nesse sentido, tal tecnologia é capaz de promover uma maior interação com a marca, contribuindo com a fidelização dos consumidores.
Favorecem o compartilhamento da sua marca
Outra ação que pode ser incentivada por meio do escaneamento do código QR code é a disseminação da marca. É possível, por exemplo, criar um post e sugerir ao consumidor que o compartilhe no Instagram. Assim, você aumentará as chances de sua empresa ser mais vista, de forma a favorecer a expansão dela no mercado.
Expandem as vendas casadas
Ao escanear o QR code, uma dica bacana é oferecer ao consumidor sugestões de receitas que podem ser feitas com o item adquirido. Aliás, essa é uma forma interessante para aumentar as vendas. Você também pode recomendar outros pratos com os ingredientes que sobrarem, estimulando, assim, a compra de outros produtos fabricados por sua empresa.
Aumentam a confiança do consumidor no produto
O fato de as embalagens trazerem dados importantes sobre o produto por meio do código QR code contribui para o aumento da confiança dos consumidores. Afinal, sua marca transmitirá a ideia de que tem uma relação transparente com os clientes, ao informá-los a respeito de questões pertinentes ao item alimentício e a sua empresa. Pense nisso.
Ao longo do post, vimos por que as embalagens com QR code são vantajosas para a indústria alimentícia. Além dessa tecnologia, é importante acompanhar outras tendências de mercado que promovem praticidade e garantem a segurança alimentar. Embalagens inovadoras representam um diferencial competitivo, logo, investir nelas é fator relevante para as empresas que desejam se destacar no mercado.
Gostou do que leu? Continue a par dos nossos conteúdos sobre o ramo de alimentos. Siga-nos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube!