Você que trabalha na indústria alimentícia e está preocupado em oferecer bons produtos aos seus clientes, deve levar em consideração as melhores embalagens para alimentos processados.
É necessário compreender que cada tipo de comida exige uma embalagem específica. Isso ajuda na conservação e transporte das mesmas, além do que uma boa embalagem atrai os consumidores e evita problemas com as agências fiscalizadoras.
Dentro desse contexto, existem as Boas Práticas de Fabricação (BPF), que atuam como um sistema de medidas adotadas por indústrias de alimentos e serviços de alimentação. Essas práticas garantem a higiene no local de trabalho e estão em conformidade com os regulamentos técnicos da ANVISA.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta as normas de sanitarismo que são aplicadas em todos os processos de uma fábrica.
Criamos o texto de hoje especialmente para você que deseja selecionar as melhores embalagens de alimentos para o seu negócio. Confira o conteúdo na íntegra!
Tipos de embalagens para alimentos processados
As normas de segurança alimentar, além da preocupação com o meio ambiente, são os requisitos básicos que uma indústria deve levar em consideração para escolher as melhores embalagens de processados.
Esses pré-requisitos devem ser levados em conta tanto para os consumidores, quanto para os produtores. Acompanhe!
Embalagens para carnes e frutos do mar
Existem três principais características que uma fábrica deve levar em conta para escolher a melhor embalagem para carnes e frutos do mar. São elas:
- Frescor;
- Segurança;
- Conveniência.
Embalagens que têm essas características trazem maior praticidade e higiene para o seu cliente.
Além disso, procure por recipientes que são projetados para fornecer as seguintes vantagens:
- isolamento do oxigênio;
- conservação do selo;
- resistência do pacote.
Existem no mercado alguns tipos de pacotes para carnes e frutos do mar processados que são uma ótima opção. Confira!
Bolsas retráteis
Esse tipo de embalagem funciona como barreira contra o ambiente externo. São mais resistentes e finas, ajudando a manter a carne processada fresca por mais tempo. Elas também reduzem algumas falhas que existem nos pacotes tradicionais. Aprenda quais são as vantagens das bolsas retráteis:
- ótima resistência à perfuração;
- excelente compatibilidade a alimentos de qualidade superior;
- alto nível de clareza e brilho;
- baixo índice de gelificação;
- boa flexibilidade e baixa rigidez.
Embalagens a vácuo
Esse segmento de pacotes vem ganhando os mercados do mundo inteiro. Ele supera outros tipos de embalagens por remover todo oxigênio residual no seu interior, conservando melhor o alimento. Confira os benefícios das embalagens a vácuo:
- aumenta o prazo de validade de carnes e frutos do mar processados;
- valoriza o produto pela clareza do material;
- diminui a necessidade da utilização de conservantes;
- reduz o material utilizado, o que torna a embalagem a vácuo uma opção acessível;
- evita queimaduras no alimento geradas pelo freezer.
Embalagens com atmosfera modificada
Esse formato de recipientes é muito popular para carnes, aves e frutos do mar. Da mesma maneira como as embalagens a vácuo, esse tipo de pacote vem tomando a dianteira de supermercados e lojas de varejos no mundo todo.
Caso você não saiba, tratam-se de bandejas rígidas com uma tampa flexível que são bem convenientes aos consumidores. Elas também ajudam os fabricantes a melhorar a produtividade e o estocamento do produto. Podemos elucidar as seguintes vantagens desse tipo de embalagem:
- ótima vedação do alimento;
- grande praticidade;
- boa rentabilidade para o fabricante;
- baixa temperatura para selagem.
Embalagens para bebidas
O fabricante de bebidas deve estar atento à conservação da frescura do alimento, além da sua devida proteção para o transporte e uso diário.
Embalagens desse tipo necessitam de tenacidade, resistência a fissuras e boa vedação. Acompanhe agora os melhores tipos de embalagens para bebidas processadas.
Embalagens de vidro
É o material mais higiênico como recipiente para bebidas. Os norte-americanos consideram-o o mais seguro dos invólucros para alimentos, ponto de vista colocado pela Food and Drug Administration. Confira seus benefícios:
- ótima barreira natural contra o ambiente externo;
- excelente impermeabilidade;
- não transmite odores e sabores para os alimentos;
- não reage quimicamente com sólidos e líquidos.
Embalagens de alumínio
Esse envoltório é uma boa opção para embalar bebidas, pois garante que o alimento não terá contato com umidade, oxigênio e luz do sol.
Apresentando característica de vedação e isolamento, o alumínio é encontrado em diversos ramos de embalagens, como na indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética.
Ele costuma ser empregado no formato de folhas para a fabricação de recipientes, sendo utilizado dessa maneira no mundo todo. Podemos citar os seguintes benefícios do alumínio:
- excelente facilidade de transporte pela leveza do material;
- alto nível de durabilidade;
- ótima resistência a oxidação;
- boa maleabilidade;
- ótimo para a reciclagem.
Embalagens de plástico
É considerado um dos tipos de envoltório mais utilizados no mercado de bebidas.
Esse material é muito popular pela versatilidade, aparecendo no formato de pouches para molhos, refis, garrafas e ensacados. Confira os benefícios das embalagens de plástico:
- ótima vedação contra gases, vapores, aromas e gorduras;
- alta taxa de proteção contra a permeabilidade do ar;
- redução do peso da embalagem;
- grande vida útil.
Apesar dessas vantagens, você deve saber que o plástico é um grande poluente da natureza e deve ser utilizado com consciência.
Embalagens para laticínios
Você já deve ter percebido que cada comida necessita de um tipo de recipiente. Para os produtos derivados do leite não é diferente, mas além disso essa categoria precisa de cuidados a mais.
É de extrema importância manter o frescor, o odor e o paladar desses alimentos, por meio de embalagens resistentes e a prova de vazamentos. Aprenda quais são os invólucros mais utilizados no mercado.
Embalagem de Copolímero Etileno Acetato de Vinila
Esse recipiente é ótimo para proteger o alimento do calor, pois é selado em temperatura baixa. São usados tipicamente para embalar blocos de queijo. Descubra quais são as vantagens desse material:
- boa calafetagem;
- excelente vedação em temperatura baixa;
- ótima flexibilidade.
Embalagem de Ionômero
É um invólucro que apresenta alta integridade do seu formato para a vedação de queijos processados. Sua estrutura é composta da parte superior e um fundo termoformado. Compreenda melhor os benefícios desse recipiente:
- boa vedação térmica;
- excelente exposição na prateleira por manter o formato do queijo;
- ótima conformidade à fase de termoformagem, mantendo a estrutura do alimento durante esse processo.
Embalagem resina de selante descartável
Esses envoltórios oferecem praticidade e resistência contra rasgos e rachaduras. Eles proporcionam tranquilidade ao cliente, pois garantem que a sua vedação não será aberta até sua utilização final pelo consumidor.
Resinas de selante descartáveis são indicadas para recipientes de iogurte, queijo cottage, cremes e sorvetes. Podemos citar os seguintes benefícios:
- boa utilização durante o processo de filme soprado, filme fundido, revestimento por extrusão e co-extrusão;
- ótimos para serem conectados a várias superfícies do mesmo produto;
- excelente segurança de lacragem;
- boa resistência a perfurações e rasgões.
Armazenagem correta de produtos processados
Quem trabalha na indústria alimentícia, ou mesmo na cozinha de casa, deve estar atento ao processo de armazenagem da comida. Por esse motivo, reservamos este último tópico para auxiliar você, caso esse seja seu caso.
Basicamente, deve haver uma separação entre os tipos de comida estocadas, evitando uma contaminação cruzada entre elas. A temperatura deve ser ideal para evitar que micro-organismos e toxinas se proliferem.
Além disso, você deve tomar bastante cuidado com o tipo de embalagem utilizada. Observe se ela está livre de sujeira e devidamente vedada.
Seguindo essas dicas, tenho certeza que não haverá problemas de contaminação.
Agora você sabe tudo sobre embalagens para alimentos processados. Já consegue escolher a melhor opção para as necessidades da sua indústria. Não se esqueça de armazenar corretamente todo o material para evitar problemas.
Gostou do texto de hoje? Continue navegando pelo blog e confira 5 dicas para fazer um ótimo planejamento logístico!