Quem procura oferecer mercadorias de qualidade deve sempre estar atento à rotulagem de alimentos. Esse fator atrai a visão dos clientes com o intuito de informar corretamente as propriedades do produto. Afinal de contas, ninguém gosta de comer algo sem saber do que se trata, não é mesmo?
Lembre-se de que um bom rótulo também agrega valor a sua marca, pois é a porta de entrada para o consumo direto. Se você quer saber como manter esse padrão de qualidade, continue a leitura!
Qual é a importância da rotulagem de alimentos?
O rótulo é a principal ferramenta para instruir as pessoas sobre a composição do alimento que será consumido. Ele proporciona a base para selecionar o consumo, com reflexos até mesmo na saúde pública.
Seus clientes têm o direito de serem informados corretamente sobre a mercadoria por meio da rotulagem, sendo ela escrita claramente em língua portuguesa e apresentando as características necessárias para uma aquisição sadia.
No Brasil, o órgão responsável por regulamentar o processo de empacotamento de alimentos é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Ela estabelece normas bem claras e incisivas para a rotulagem desse tipo de mercadoria — e o descumprimento dessas regras é passível de apreensões e até mesmo de multas.
Quais são as normas para a rotulagem de alimentos?
A ANVISA normatiza os rótulos de todo alimento produzido, embalado e comercializado fora do alcance do consumidor. Isso significa que as embalagens de artigos industrializados devem, obrigatoriamente, adotar as suas regras.
Primeiramente, é necessário compreender a distinção entre três conceitos muito importantes que são estabelecidos pela agência:
- embalagem: é o próprio recipiente que garante a conservação do alimento, além de facilitar o transporte e o manuseio;
- rotulagem: é tudo que está gravado, seja descritivamente ou graficamente, sobre a embalagem.
- painel principal: é a parte do rótulo onde aparece, de maneira relevante, a descrição da venda, da marca ou do logotipo, caso venham a existir.
Agora que você consegue distinguir entre esses três conceitos, aprenda quais são as principais normas para a rotulagem de alimentos.
Decreto nº 4680
Esse decreto normatiza o direito que o consumidor tem de ser informado quanto aos produtos alimentícios e ingredientes utilizados durante os preparos destinados ao consumo, seja humano ou animal, e também aqueles fabricados por meio de organismos geneticamente modificados.
RDC nº 13
Regulamentação técnica que introduz as instruções de uso, preparo e conservação na rotulagem da carne de aves e seus miúdos crus, sejam resfriados ou congelados.
RDC nº 35
Essa é uma norma que dispõe da obrigação dos fabricantes em instruir sobre a conservação e o consumo nos rótulos dos ovos.
RDC nº 360
É um regulamento que aprova a normativa técnica sobre rotulagem nutricional de alimentos embalados e torna obrigatória a informação dos valores nutricionais nos rótulos dos pacotes.
Portaria nº 470
Essa portaria especifica que o rótulo utilizado na embalagem da água mineral e potável de mesa deve passar pelo Departamento Nacional de Produção Mineral para ser aprovado, de acordo com a publicação no Diário Oficial da União.
O que é obrigatório na rotulagem de alimentos?
Para manter a qualidade da rotulagem dos seus produtos e garantir que seus clientes estarão sendo informados da maneira correta, é necessário estar atento a um conjunto de informações. Confira agora quais são elas.
Designação de venda da mercadoria
A primeira instrução que deve aparecer no rótulo representa a definição do produto em relação ao estudo técnico da legislação brasileira.
Veja o exemplo do frasco de azeite de oliva. Ele deve apresentar essa denominação, mas como existem algumas variações da mercadoria (virgem, extravirgem), o termo deve explicar exatamente do que se trata: Azeite de Oliva Extravirgem.
Composição do alimento
Aqui devem ser listados os ingredientes em ordem decrescente. Isso quer dizer que os primeiros da lista são os que apresentam maior quantidade na composição total do produto.
Você deve lembrar que são dispensados dessa listagem os alimentos de ingredientes únicos, como café, açúcar, leite, farinha de mandioca, vinagre etc.
Origem do produto
É obrigatório citar o lugar onde a mercadoria foi fabricada. Isso inclui o nome da sua empresa e o endereço da fábrica. Também é necessário inserir os dados de contato caso o consumidor queira ser atendido.
Lote e prazo de validade
Para aqueles produtos cujo prazo de validade é inferior a três meses, torna-se necessário inserir o dia, mês e o ano. Nos demais alimentos coloca-se apenas o mês e o ano.
Conteúdo Líquido
Deve ser expresso em massa (gramas ou quilos) ou em volume (ml, litros). Alguns casos específicos, como o das conservas, exigem a informação da massa do conteúdo que foi drenado. Isso auxiliará o consumidor a compreender o peso da embalagem e outras características adicionais do produto.
Informação nutricional obrigatória
A tabela nutricional é um elemento obrigatório da rotulagem na maioria dos casos. Mesmo para os alimentos que não necessitam dessa informação, é extremamente recomendado inseri-la. Assim, os clientes encontrarão de maneira correta os nutrientes.
Informações nutricionais complementares
Aqui serão inseridas as informações referentes aos atributos dos alimentos. Por exemplo, aqueles com baixo teor de açúcares, de gordura ou de sódio, produtos diet e light, além daqueles ricos em algum nutriente.
O que não deve aparecer na rotulagem?
Para oferecer qualidade por meio do rótulo do seu produto, você deve evitar inserir informações que não possam ser comprovadas. A ANVISA proíbe esse tipo erro exatamente para que o consumidor não seja enganado por falsas promessas.
Essa proibição evita que as empresas utilizem informações falsas sobre os produtos para mostrarem efeitos e propriedade imprecisas. É muito fácil encontrar propagandas de alimentos que diminuem o risco de doenças ou que têm propriedades terapêuticas e emagrecedoras.
Você acabou de aprender sobre o padrão de qualidade da rotulagem de alimentos. Caso queira desenvolver embalagens que atendam às necessidades dos clientes, lembre-se de rotular corretamente os alimentos oferecidos pela sua fábrica. Isso traz credibilidade à marca por informar aos consumidores as reais características do produto.
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