Da produção até o consumo, os alimentos são expostos a variadas condições que podem afetar o sabor e o aroma originais. Porém, além do gosto dos produtos alimentícios, outros aspectos contribuem para que tenhamos uma diferente percepção de sabor daquilo que ingerimos.
Estamos falando de fatores como textura, cor e até mesmo o design das embalagens ou os materiais com que elas são feitas. Estudos científicos comprovam tal afirmação; logo, as indústrias alimentícias devem ficar de olho nesses e outros pontos se quiserem ganhar a preferência dos consumidores.
Neste post, vamos explicar melhor como as embalagens e demais aspectos podem alterar a percepção de sabor dos consumidores. Acompanhe!
Importância das embalagens para a conservação dos alimentos
A busca por manter os itens alimentícios conservados por mais tempo é antiga. Para alcançar esse feito, no século XIX o confeiteiro Nicolas Appert desenvolveu os alimentos em conserva. Dessa forma, abriu caminho para que outras formas de prolongar a vida útil dos produtos fossem criadas.
Hoje, sabemos que uma embalagem adequada e de qualidade é fundamental para a conservação dos alimentos e do seu sabor. Afinal, eles estão sujeitos a odores de:
- tintas de impressão;
- materiais de limpeza;
- combustível do transporte;
- ambiente de estocagem etc.
Tais odores podem penetrar a embalagem e atingir os alimentos, prejudicando não apenas sua qualidade, mas também a vida útil na prateleira. Produtos gordurosos, por exemplo, conservam o aroma e o sabor por mais tempo, porém, absorvem os odores externos com mais facilidade.
Nesse sentido, as embalagens representam uma eficaz barreira contra os aromas externos, pois preservam as propriedades alimentícias e garantem o aumento do shelf life (vida útil na prateleira). Consequentemente, possibilitam o consumo de alimentos saudáveis e saborosos.
Percepção de sabor
Ao longo do tempo, as embalagens deixaram de ser somente uma solução para conservar os produtos e passaram também a ter a importante função de propiciar uma ótima experiência sensorial na hora de consumi-los. É que o gosto vai além do sentido do paladar, tendo em vista que o sabor dos alimentos não se encerra neles mesmos.
Estamos falando de percepção de sabor, que nada mais é do que tudo aquilo que contribui para que tenhamos uma determinada experiência ao degustar um alimento. Fatores como textura, cor, cheiro, design da embalagem e até mesmo crocância afetam o modo como percebemos o gosto daquilo que consumimos.
Aspectos sensoriais associados ao sabor
Comer é uma das ações mais multissensoriais do ser humano. Sobre esse aspecto debruçou-se Charles Spence, professor de psicologia experimental na Universidade de Oxford. Ele estuda como nosso cérebro conecta os sentidos para alcançar uma percepção mais coerente da realidade.
Segundo Spence, na maior parte dos casos, ao menos a metade da experiência de consumo está relacionada com sentidos como som, textura e visão. Abaixo, falamos sobre alguns dos principais fatores que interferem na percepção daquilo que comemos. Veja!
Cor da embalagem
Para arrecadar fundos para ursos polares em extinção, em 2011, a Coca-Cola lançou uma lata em versão branca para o produto. Mesmo não tendo alterado em nada a formulação do refrigerante e o material da embalagem, os clientes alegaram que o sabor da bebida havia sido modificado, pois, na percepção deles, ela estava menos doce.
Som
Outro estudo relacionou o som das babatas chips com a percepção de sabor e crocância. Enquanto os participantes comiam as batatas, sons do crocante — intensos ou mais brandos — eram reproduzidos e ouvidos por eles por meio de fones.
As batatas consideradas mais saborosas foram exatamente aquelas consumidas no momento em que o som foi amplificado (porém, vale destacar que o produto era o mesmo em qualquer situação). Isso explica o porquê de as embalagens das batatas chips serem “barulhentas” quando manipuladas ou abertas.
Design
Até mesmo o design das embalagens é capaz de alterar nossa percepção de sabor. Imagine abrir uma caixa de barra de chocolate que demonstre a textura, a intensidade, a delicadeza, o equilíbrio dos ingredientes e até mesmo a origem do produto. Todos esses aspectos contribuem para que nosso paladar seja aguçado para além do gosto do alimento.
Recipientes para servir
Durante experimentos realizados por Spence, observou-se que o café tem gosto quase duas vezes mais acentuado e é menos doce, se servido em uma xícara branca, em vez de transparente. Ainda, mousses de morango podem parecer mais doces, se servidas em recipientes brancos, em vez de pretos.
Como vimos, a percepção de sabor diz respeito não apenas ao gosto dos produtos, mas também a aspectos como cor, cheiro e textura. Por fim, é importante destacar que a VdB oferece embalagens alimentícias que não interferem no sabor e, de quebra, contribuem com a apresentação final dos alimentos.
Gostou do que leu? Aproveite para conhecer a linha completa de produtos da VdB!