A indústria de alimentos exige que equipamentos, processos, mão de obra e cumprimento de normas técnicas estejam alinhados. Ainda assim, há erros na indústria alimentícia e é papel dos gestores conhecer cada um deles para evitá-los de forma eficaz.
Para garantir o controle de demanda, a logística eficiente e outros processos da organização, algumas ações devem ser feitas constantemente. Conheça, a seguir, nove erros que ocorrem na indústria alimentícia e saiba como evitá-los.
1. Perda constante de produtos
A perda constante de produtos é um dos erros que mais comprometem a produtividade de uma empresa do ramo alimentício. Como os produtos são perecíveis e necessitam de estoque, manuseio e transporte específicos, um equívoco em qualquer desses pontos traz grandes prejuízos.
É possível dividir e classificar seis etapas nesse cenário, de forma a identificá-las melhor: estoque, espera, transporte, superprodução, defeitos e processamentos impróprios.
Estoque
O mau planejamento do estoque acelera o vencimento tanto de insumos e matérias-primas quanto do produto final.
Espera
O aumento ou o desequilíbrio do tempo de espera entre cada operação da empresa acarreta perda de materiais.
Transporte
Falhas no transporte, tanto no recebimento de fornecedores quanto na entrega de produtos, provocam erros como atrasos, perda de materiais e descontrole logístico.
Superprodução
A produção excedente que extrapola os limites estabelecidos pela companhia causa o desperdício de alimentos.
Defeitos
Defeitos que impedem a venda dos produtos, bem como falhas humanas ou no maquinário, representam prejuízos muitas vezes imprevistos.
Processamentos impróprios
Métodos de processamento incertos causam prejuízos ao colocar produtos e tempo de espera em risco.
2. Controle de estoque ineficiente
Manter um estoque com falhas na disposição ou no controle de entradas e saídas, e, principalmente, que fique parado, pode causar prejuízos imensos. O estoque tem grande influência no lucro da empresa e não monitorá-lo é um grande erro na indústria alimentícia.
Além disso, o controle do estoque serve tanto para a gestão dos produtos que ficam armazenados quanto para a demanda de produção. Quando se sabe quanto há armazenado, evita-se produzir de mais ou de menos.
3. Baixo investimento em tecnologias de produção
As mudanças na tecnologia são constantes e afetam diretamente os setores que mais precisam delas. Não implantar novas ferramentas que facilitam processos torna a empresa deficitária em sua produção, além de abrir espaço para a concorrência.
Não conhecer novos softwares e programas de gestão interna, bem como não investir em maquinário moderno e mais eficiente são alguns dos erros na indústria alimentícia nesse aspecto.
4. Maquinário inadequado para a demanda
Não adianta ter uma equipe treinada e logística que funcione bem se não há maquinário pronto para atender às demandas da empresa a todo momento. Nesse sentido, tanto a falta de manutenção e atualização de programas nas máquinas como a ausência de novos equipamentos são erros comuns.
Afinal, o mercado de tecnologia voltado ao setor industrial sempre cria novas ferramentas e, quando a empresa tem equipamentos desatualizados, acaba com prejuízos.
5. Falta de capacitação da equipe
Uma empresa não é feita só de atualização em maquinário. O quadro de funcionários precisa passar por reciclagens e treinamentos. Apenas o trabalho diário no chão de fábrica não é suficiente para dar conta de melhorar os processos.
Programas de reciclagem frequentes, treinamentos voltados a novas ferramentas e controle de qualidade devem fazer parte dos planos anuais de toda organização.
6. Falta de manutenção preventiva
Máquinas e demais equipamentos físicos demandam manutenção constante, já que são usados de forma intensa. A falta de reparos e vistorias técnicas é um dos motivos que leva a prejuízos.
Por isso, a prevenção contra defeitos e quebra de equipamentos deve ser feita periodicamente por profissionais certificados. Além de manter a companhia longe de imprevistos, quando o maquinário e as demais peças estão revisados a empresa se mantém em conformidade com as normas do setor e evita receber multas e processos judiciais.
7. Logística fragmentada
A logística depende de vários fatores: transporte, armazenamento, mão de obra e assim por diante. Quando eles não atuam em conjunto, os prejuízos aparecem: entregas fora do prazo, estoque superlotado e produtos deteriorados são alguns dos resultados desastrosos de erros na logística.
Os processos logísticos precisam estar alinhados e em harmonia para que os erros na indústria alimentícia nessa etapa possam ser contornados.
8. Erro de cálculo de demanda
Toda empresa deve estabelecer limites de produção e entrega. Assim, os gestores sabem exatamente o quanto podem cumprir, sem riscos. A falta de produtos e os atrasos nas entregas decorrem desse erro, e afetam a credibilidade e a confiança de colaboradores e parceiros.
É possível afirmar que esse erro tem potencial para causar uma crise de imagem grave na organização quando acontece em grandes proporções. Afinal, o fato de a empresa estabelecer o objetivo de aumentar sua rentabilidade é coerente e saudável, mas a companhia como um todo precisa se preparar para ter um crescimento equilibrado.
Fazer o planejamento de cada área da companhia para atender a demandas cada vez maiores é fundamental. Isso porque preserva, principalmente, o nome e a reputação do empreendimento.
9. Informações descentralizadas
O trabalho dos gestores depende muito do quão informados eles estão sobre cada área da companhia. Informações descentralizadas e não transmitidas para esses profissionais provocam desencontros entre planejamentos e práticas.
A falta de um banco de dados ou de um sistema de gestão interna que concentre o acesso e o controle de processos é uma das causas desse erro. E mais: além da falta de controle constante, as falhas de comunicação também são parte desse desafio, já que todos devem saber a quem se dirigir para reportar informações.
Quem atua na indústria alimentícia e se identifica com alguns desses erros precisa rever processos e adotar novas práticas no negócio. Com prevenção, treinamentos e análise de processos, a gestão vai ficar mais eficiente e a empresa vai funcionar melhor.
Quer receber mais conteúdos sobre os erros na indústria alimentícia? Assine nossa newsletter: assim, você recebe nossas publicações em primeira mão, diretamente na sua caixa de e-mail e fica sempre atualizado sobre as novidades desse segmento.
O básico que nos mostram tem.que ser cada vez mais retratado para vencermos as barreiras da limitação
Arrogância, e do orgulho em permanecer na área do conforto.