A exposição de alimentos em buffets requer cuidado e recomendações. Afinal de contas, nesses espaços, os itens alimentícios muitas vezes ficam expostos por tempo indeterminado. Cabe, portanto, zelar pela saúde e segurança alimentar de quem os consumirá para evitar problemas, como infecções.
Aliás, para além de servir opções convidativas e saborosas, saúde e segurança devem ser as prioridades dos profissionais que atuam nesse ramo. Assim, todos se sentirão satisfeitos — consumidores, equipe do buffet e empresa responsável por oferecer os alimentos ao público e/ou pelo espaço em que eles são exibidos.
Dada a importância do assunto, mostraremos a você quais são as principais recomendações para a exposição de alimentos, a fim de garantir que as alternativas servidas se mantenham saudáveis e apetitosas pelo tempo necessário. Veja!
Proteja os alimentos
Gotículas de saliva e fios de cabelo podem cair facilmente sobre as cubas e contaminar os alimentos. Se consumidos, há o risco de contrair doenças ou sentir mal-estares. A solução é adquirir um buffet com proteção de vidro. Caso o modelo não tenha essa proteção, é possível solicitar a instalação. Com uma rápida pesquisa, podemos encontrar protetores móveis e simples de adaptar.
Cuide da limpeza e higienização dos recipientes
Limpar e higienizar os recipientes antes e após o uso é recomendação básica para assegurar a saúde de quem vai consumir o menu oferecido. Mas além disso, o conselho é limpar as cubas com regularidade durante a exposição dos alimentos usando papel toalha. Assim, é possível prevenir contaminações ao evitar que itens alimentícios de diferentes texturas se misturem, algo bastante comum em buffets.
Certifique-se de que os colaboradores sigam os protocolos adequados
Espaços que servem alimentos no esquema self-service precisam seguir alguns protocolos de higiene considerados básicos. Ao manusear os utensílios e limpar a cuba, por exemplo, os colaboradores devem higienizar previamente as mãos e utilizar vestimenta adequada, além de toucas, evitando a queda de cabelos sobre o buffet. De preferência, o ideal é também usar luvas descartáveis para reforçar a proteção.
Preste atenção na temperatura durante a exposição de alimentos
A temperatura dos itens alimentícios é um quesito fundamental para garantir a segurança alimentar dos consumidores. Afinal de contas, cada alimento precisa se encontrar em condição adequada a fim de que permaneça perfeito para ser digerido. Opções frias devem ser servidas entre 6 °C e 10 °C, já as quentes, entre 65 °C e 70 °C, conforme a orientação dos fabricantes.
Mantenha os alimentos conservados
Para manter os alimentos conservados, além de seguir as dicas acima, é imprescindível que o buffet esteja em condições de funcionamento apropriadas. Você pode optar pelo sistema banho-maria ou pista aquecida a seco. No primeiro caso, é preciso ligar o buffet com bastante antecedência, a fim de assegurar a temperatura ideal do menu. Já na segunda situação, 10 minutos ligado é o suficiente para receber os itens alimentícios e mantê-los bem conservados.
E então, o que achou das recomendações para a exposição de alimentos em buffets? Já as conhecia ou as segue no ambiente em que atua? Vale ressaltar que não se trata apenas de conselhos para garantir a segurança alimentar dos consumidores — o que, convenhamos, não é pouca coisa.
Os cuidados em espaços que servem itens alimentícios no esquema self-service têm respaldo em lei. Um exemplo é a Resolução 216 da Anvisa, que dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Portanto, tenha atenção!
Se você tem alguma dica para contribuir com a saúde e a segurança dos profissionais que atuam em buffets ou algo mais a acrescentar sobre o assunto, sinta-se à vontade para comentar no espaço abaixo!