Ter fornecedores de confiança é essencial para o sucesso de uma empresa. Com o objetivo de otimizar o processo de auditorias e garantir a qualificação das marcas, foram criadas diversas certificações voluntárias no ramo alimentício e de embalagens para alimentos, como a certificação IFS, que confere autoridade e confiabilidade à empresa na hora de conquistar diferenciais competitivos no mercado.
Acompanhe a leitura para conhecer mais sobre essa certificação e para ficar por dentro de outras certificações possíveis para que a sua empresa ofereça um serviço transparente aos clientes, demonstrando seu comprometimento com higiene e segurança e, consequentemente, conquistando a confiança dos consumidores. Confira!
O que é a Certificação IFS Food?
A International Featured Standard (IFS) Food é uma norma reconhecida mundialmente no ramo alimentício ao certificar a conformidade dos produtos alimentícios em relação à segurança e qualidade alimentar, atendendo aos critérios da Global Food Safety Initiative (GFSI).
Desenvolvida em 2003, a IFS Food é considerada a terceira norma mais certificada do Brasil, sendo exigida atualmente por todos os maiores varejistas da Alemanha, França, Itália e muitos outros países da União Europeia.
Além de garantir a transparência para o consumidor em toda a cadeia de fornecimento, a certificação dessa norma ajuda na redução dos custos para os varejistas e fornecedores, além de facilitar o processo de auditoria, demonstrando o comprometimento das empresas com a padronização na segurança e higiene dos alimentos produzidos, o que dá um destaque na competitividade.
Como adquirir a certificação IFS Food?
Para obter a certificação IFS Food, o estabelecimento deve passar por um processo de auditoria dividida em seis requisitos para avaliar os fabricantes de alimentos em relação à segurança alimentar e ao alto nível dos processos e dos produtos. São eles:
1) responsabilidade da direção;
2) sistema de gestão da qualidade e segurança dos alimentos;
3) gestão de recursos;
4) planejamento e processo de produção;
5) medições, análises e melhorias;
6) food defense e inspeções externas.
Durante o processo de auditoria para obtenção da certificação, cada um desses requisitos é avaliado a fim de determinar se há o cumprimento das exigências da IFS.
Quais outras certificações possíveis?
Após a implementação da Global Food Safety Initiative (GFSI) no ano 2000 foram definidos alguns requisitos de qualidade que norteiam as avaliações comparativas de outros programas de certificação.
Os mais comumente adotados pelos fabricantes são FSSC, BRC e IFS. A seguir, veremos um pouco mais sobre eles.
Certificação de Sistemas de Segurança de Alimentos ou FSSC 22000 (Food Safety System Certification)
Esta é uma das certificações mais abrangentes. Assim como as outras duas, ela contempla o processamento de produtos de origem animal, vegetal, produtos mistos, fornecimento de serviços de transporte e armazenamento para alimentos, produção de embalagem de alimentos, produção de bio químicos, entre outros.
Seu diferencial em relação às outras é que ela abrange também o serviço de catering, isto é, o fornecimento de alimentos para eventos.
Consórcio do Varejo Britânico ou BRC (British Retail Consortium)
O BRC é o organismo líder de comércio para os varejistas do Reino Unido. Essa norma foi desenvolvida com o objetivo de especificar a segurança, qualidade e critérios operacionais exigidos aos fabricantes de alimentos. Seu destaque está em ser uma norma mais descritiva que outras, não somente detalhando o que deve ser cumprido, mas também orientando a forma como os requisitos devem ser contemplados.
Independentemente da norma adotada, a certificação IFS certamente é um diferencial que demonstra o comprometimento da empresa com as normas de segurança, higiene, saúde e qualidade do serviço oferecido, trazendo um destaque no mercado de alimentos.
Gostou de aprender sobre as certificações para aumentar ainda mais o padrão de excelência dos seus serviços? Então, curta a nossa página do Facebook para ficar por dentro de outros conteúdos!