Certificação GFSI, sigla para Iniciativa Global de Segurança de Alimentos, é o conjunto de certificações que visam garantir a gestão de qualidade e a segurança na produção e na distribuição de alimentos até que eles cheguem à mesa dos consumidores finais.
Entre as normas certificáveis disponíveis, quatro se destacam:
- Norma Global de Segurança de Alimentos do BRC;
- Norma de Qualidade e Segurança de Alimentos do IFS;
- Código SQF (Safe Quality Food);
- Normas ISO, com protocolos específicos de Programas de Pré-requisitos (PPR), conforme proposto pela FSSC 22000.
Com tantas normas à disposição, qual delas escolher, afinal? Cabe a você decidir. Mas para tomar a melhor decisão, é preciso considerar determinados fatores que levarão sua indústria a optar pela certificação GFSI mais adequada ao negócio.
Confira, a seguir, por que sua indústria deve implementar uma norma reconhecida pela GFSI e quais são as variáveis determinantes para uma escolha inteligente e acertada!
Por que implementar uma certificação GFSI?
Com a implementação de uma norma certificável reconhecida pela GFSI, sua empresa terá uma melhor compreensão dos próprios processos. Assim, poderá enfrentar de forma estratégica às demandas por uma gestão sustentável da segurança dos alimentos, atentando tanto para os requisitos internos como para as necessidades dos seus clientes.
Quais fatores considerar antes de implementar a certificação?
Veja, agora, o que é fundamental analisar antes de escolher a certificação GFSI mais adequada para sua indústria de alimentos!
Requisitos dos clientes
Ao optar por uma norma certificável, é fundamental levar em conta se ela contribuirá para suprir as expectativas dos seus clientes, atentando para pontos como local em que atuam e padrões que precisam seguir.
Recursos disponíveis
Ao implementar uma norma em sua indústria de alimentos, você sabe que terá que dispor de recursos. Eles estão disponíveis? Embora semelhantes, cada norma reconhecida pela GFSI tem suas peculiaridades. Enquanto algumas requerem mais investimentos no sistema de documentação, outras exigem maior aporte em itens específicos de execução, por exemplo.
Exigências internacionais
Sua empresa exporta produtos alimentícios para outros países? Se sim, esse é um fator preponderante a ser considerado. É preciso ficar de olho na certificação GFSI que atende determinada nação ou continente. Afinal de contas, cada região tem sua preferência por uma norma certificável.
Tendências de mercado
Você acha que existe uma norma “queridinha” do mercado e que ela faz todo o sentido para seu negócio? Esse fator, isolado, pode não ter tanto peso. Mas se, além dele, outras variáveis apontam que é um bom caminho, então você deve atentar para isso.
Vale ressaltar que determinadas normas dão destaque a categorias e segmentos de alimentos específicos. O motivo? Pode ser que haja mais de um, como a exigência dos clientes, a peculiaridade dos processos e produtos oferecidos, a preferência do setor, entre outros.
Qualidade e segurança dos alimentos
Normas com requisitos auditáveis em segurança de alimentos são outro fator a considerar. Além disso, há certificações que dão prioridade à qualidade dos produtos. Portanto, pense nesses dois aspectos ao escolher uma norma certificável, pois certamente eles são importantes para sua empresa.
Agora você sabe o que analisar antes de implementar a certificação GFSI ideal para sua indústria de alimentos. Fique de olho em nossas recomendações para fazer a escolha mais inteligente e estratégica, de modo a promover o reconhecimento e a sustentabilidade da sua empresa no mercado.
Gostou do que leu? Se sim, receba nossas novidades diretamente em seu e-mail. Assine já a nossa newsletter!