Quem trabalha na indústria alimentícia deve estar atento constantemente ao controle de estoque para alimentos perecíveis para evitar contratempos desnecessários.
Ao armazenar esse tipo de comida é indispensável adotar algumas precauções para impedir que transtornos aconteçam. As regulamentações impostas pelas agências fiscalizadoras servem para manter o seu negócio dentro dos padrões de higiene e segurança do trabalho.
Vale lembrar que comercializar alimentos vencidos é considerado crime passível de multa, levando até a interdição do seu estabelecimento. Além do mais, é algo que pode trazer sérios perigos para a saúde do consumidor.
É muito importante disponibilizar produtos frescos para evitar problemas com a vigilância sanitária, o que pode acarretar processos judiciais, ou, no mínimo, na perda da sua clientela.
Na maioria das vezes, o armazenamento incorreto de produtos perecíveis acontece por negligência do proprietário. Apesar disso, existem casos em que o ele é apenas desinformado.
Para ajudar você a se informar melhor e evitar esse tipo de problema, criamos este post com dicas sobre o controle de estoque para alimentos perecíveis. Confira!
Faça controle de estoque para alimentos perecíveis
Vários proprietários ainda possuem dúvidas sobre como realizar a gestão do seu estoque. Para solucionar essa questão, criamos este guia com algumas práticas fundamentais para quem trabalha com produtos perecíveis. Acompanhe.
Mantenha o armazém limpo
Esse é o primeiro ponto das práticas de gerenciamento que você realizará na sua indústria ou restaurante. Manter a limpeza do armazém evita a proliferação de insetos e roedores que estão ali para se alimentar.
Um ambiente de trabalho nos padrões básicos de higiene evita que esses tipos de animais tomem conta do local.
Observe as necessidades de cada alimento
Outra questão importante para gerenciar o seu estoque de alimentos é observar e respeitar as necessidades de cada tipo de produto.
Você deve compreender que alimentos congelados precisam de temperaturas em torno de -12ºC, enquanto os resfriados necessitam de temperaturas de apenas 5ºC. Além disso, produtos secos não devem ficar expostos às grandes temperaturas e precisam de ventilação.
Deixar de lado essas características implica na má conservação da comida e na sua deterioração. Manter o armazém limpo vai ajudar a respeitar esse processo.
Atente para o manuseio dos alimentos
Durante a rotina de trabalho em um armazém, o alimento é prejudicado pelo manuseio incorreto ou pelo movimento interno da mercadoria. Por esse motivo, é de extrema importância que a mão de obra envolvida receba treinamentos adequados.
Muito além disso: os trabalhadores necessitam cumprir todas as rotinas de higienização, tantos dos alimentos sólidos e líquidos, quanto dos equipamentos de trabalho e objetos utilizados nos processos.
Não apenas as preocupações com a higiene são necessárias, mas também é preciso ressaltar que diversos produtos são muito delicados e não devem de maneira alguma ser empilhados sem os devidos cuidados. Exemplo disso são as mercadorias enlatadas, que mesmo possuindo maior resistência, qualquer tranco pode amassar sua superfície tornando-as impróprias para o consumo. Ler as recomendações no rótulo também ajuda muito.
Para evitar esse tipo de transtorno, é ideal desenvolver uma rotina de trabalho que consiga minimizar as necessidades de manipulação desse tipo de estoque. Dessa maneira, os riscos de perder sua mercadoria ou dela ser contaminada também serão reduzidos.
Controle as datas de validade
Esse fator trata justamente dos prazos de validade e da sua importância para o controle da sua produção. Uma ótima solução para gerenciar o seu estoque de produtos perecíveis é utilizar o FIFO, que significa – “First in, first out”.
Por meio dessa ferramenta você conseguirá estabelecer quais são os primeiros produtos a chegarem ao armazém, e , desta maneira, os primeiros a saírem. Essa técnica vale para ser utilizada tanto em restaurantes, quanto na prateleira de supermercados e lojas.
Organize seu armazém
Uma das maiores causas da quebra de estoque que mais desorientam os varejistas é não vender um produto por não localizá-lo . Em muitos , trata-se de um estoque virtual, mas pode acontecer de o comerciante realmente não encontrar a mercadoria.
Uma situação terrível para o gestor de alimentos perecíveis é que durante esse período de tempo que o produto está desaparecido, ele perde sua validade e compromete sua venda.
Realize uma boa gestão de compras
Realizar uma boa gestão durante a compra de mercadoria ajuda bastante em todo o processo. Isso acontece porque negociando de maneira eficaz, você consegue realizar diversas encomendas em curto período de tempo ou até mesmo comprar em grande escala e entregar a mercadoria de maneira bem distribuída. Desse modo, fica mais fácil oferecer produtos frescos ao cliente.
Automatize sua gestão
Uma das grandes vantagens de controlar seu estoque de forma automatizada é ter os dados do seu negócio na palma da mão, podendo cruzar informações e tomar decisões corretas na hora certa.
Os softwares disponíveis no mercado organizam as informações com a ajuda de um banco de dados e ao cruzá-las é possível gerar informações que ditam melhorias significativas dentro da relação oferta e demanda.
Utilizando esses aplicativos você consegue diminuir as falhas decorrentes de alguns processos, além de aprimorar o tempo de trabalho nos mais diversificados procedimentos.
Isso vai intensificar o seu controle frente à monitoração da mercadoria, porque avalia questões como o estoque mínimo ou margem de segurança, além do tempo que o fornecedor necessita para fazer a entrega do produto depois da realização do pedido.
Os softwares disponíveis também auxiliam a analisar o consumo médio sem oferecer riscos à flutuação média. Ele também compara as solicitações de venda pela data de validade e lotes das mercadorias.
Agora você que conheceu dicas de como realizar um controle de estoque para alimentos perecíveis, é o momento de aplicá-las no seu armazém. Não perca tempo! Lembre-se de que manter a qualidade das mercadorias, seguindo corretamente as normas de higiene, evita multas e preserva a saúde das pessoas. Seria péssimo ver seu comércio interditado e conquistar má fama entre seus clientes, não é verdade?
E você? Já passou por alguma situação relacionada ao controle de estoque para alimentos perecíveis? Faça um comentário.