Quem trabalha no setor da indústria alimentícia deve se preocupar em desenvolver um padrão básico de qualidade para manipular e comercializar os produtos. Para isso, é de extrema importância o conhecimento dos processos e normas de higiene e segurança do trabalho.
O cumprimento das normas impostas pela vigilância sanitária garante o padrão necessário, que permite que os alimentos sejam manipulados e processados sem que haja riscos de contaminação. Além disso, a qualidade dos produtos produzidos depende também das boas práticas de higienização.
Nesse sentido, criamos este post para ajudar você a aplicar corretamente as normas de higiene e segurança do trabalho. Continue a leitura e saiba mais!
Importância da higiene e segurança do trabalho na indústria alimentícia
Todo empreendedor que está disposto a investir na indústria alimentícia deve lembrar que a higiene é um fator determinante em todas as etapas da produção. Caso o contrário, a contaminação dos alimentos poderá colocar um fim na sua produtividade.
As práticas higiênicas devem ser inseridas desde a produção até o consumo dos alimentos. Dessa maneira, é fundamental começar o acompanhamento já no momento da compra da matéria-prima, além de verificar todos os processos envolvidos no interior da fábrica e de suas dependências externas.
Lembre-se que a contaminação da comida costuma acontecer durante a sua manipulação. Por esse motivo, é de extrema importância a implementação de uma rotina de higiene e segurança para evitar que o consumidor final sofra consequências na sua saúde.
Assim, a fábrica deve seguir as normas estabelecidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para manter o padrão necessário de qualidade.
Normas de higiene que devem ser consideradas na indústria alimentícia
Durante a implantação das normas de higiene, sanitarização e segurança do trabalho, é necessário ter atenção aos estudos de viabilidade desde o momento de escolher o local da indústria, de construir fábrica, instalar os equipamentos e selecionar os empregados. Dessa maneira, você terá que observar todas as fases de realização dos processos.
Pensando nisso, preparamos um passo a passo do que deve ser feito para que a higiene e segurança do trabalho na sua fábrica esteja em dia. Veja!
Escolha corretamente o local da fábrica
Na primeira etapa você deve observar se o local de construção está isento de fontes de contaminação que coloquem em riscos a higiene, a integridade da fábrica e, como consequência, o produto final.
Observe a planta e construção do prédio
Durante essa fase você deve verificar se a construção é sólida e se as normas de sanitarismo estão presentes, como:
- os materiais de construção não devem conter substâncias tóxicas aos alimentos;
- os galpões e instalações não devem permitir que insetos, roedores e pragas se alojem no seu interior;
- outros tipos de contaminantes do meio, como fumaça, pó e vapor, não devem fazer parte do dia a dia da fábrica.
Fique atento ao piso da fábrica
O chão da sua empresa também deve cumprir algumas regras para não causar problemas na hora da higienização. Confira o que deve ser feito:
- o declive do piso deve ser em direção ao ralo para permitir a saída de água;
- o material do piso deve ser impermeável, lavável, antiderrapante e resistente ao trânsito de materiais;
- o piso não deve ter frestas ou buracos, além de ser fácil de lavar e desinfetar.
Cuide das paredes da indústria
Outro fator importante é verificar se as paredes da fábrica estão corretamente inseridas nas normas de higienização e segurança do trabalho. Observe o que você pode fazer para melhorar esse ponto:
- o revestimento das paredes deve ser impermeável e lavável, além de ter cores claras.
- a estrutura das paredes deve ser lisa e precisa ser construída de modo a facilitar a limpeza e desinfetação;
- as paredes devem ter um ângulo abaulado entre o teto e o chão para também facilitar a limpeza;
- A construção das paredes devem ter proteção anti-pragas no seu interior.
Avalie a qualidade do material que entra em contato com alimentos
No ramo da indústria alimentícia você deve trabalhar, obrigatoriamente, com materiais, utensílios e equipamentos, que não transmitam substâncias tóxicas, odores e sabores aos alimentos.
Além disso, esses materiais devem ser resistentes a degradação e corrosão, decorrentes das operações de limpeza e desinfecção da fábrica.
Normas de higiene na indústria de alimentos
O responsável por estabelecer e controlar as normas de higiene alimentícia em uma fábrica é o diretor industrial. Essa pessoa deve ter em mente que nem sempre o capital investido permite realizá-las preocupando-se exclusivamente com os princípios estéticos.
Dessa maneira, quando o programa for estabelecido, o principal cuidado deve ser a saúde pública e a viabilidade econômica. Para isso, é preciso de cooperação dos funcionários de produção para o funcionamento ideal dos processos.
O responsável deve atentar-se para as tarefas de limpeza e sanitarização do ambiente de trabalho, além de conduzir os processos para que elas sejam realizadas rapidamente, de forma eficaz e simplificada.
É preciso observar também cada detalhe do planejamento das instalações, dos equipamentos utilizados e dos recursos necessários para ampliar a eficiência dos funcionários que estão envolvidos na higienização do ambiente.
Treinamentos de higiene e segurança do trabalho
Existe uma grande necessidade da realização de cursos de treinamento para que as normas sejam seguidas corretamente.
Nesse sentido, a Volk do Brasil oferece cursos, que orientam e alinham os trabalhadores acerca das principais normas de higiene e segurança do trabalho, mostrando também a importância do uso de EPIs e a prática das regras estabelecidas.
Veja alguns aspectos relevantes desenvolvidos durante o curso:
- aplicação da linha de segurança alimentar;
- utilização correta dos materiais industriais;
- demonstração dos riscos de contaminação;
- elucidação das normas em vigor;
- apresentação das agências que regulam a normas de higiene e segurança do trabalho.
Agora que você já sabe bastante acerca da higiene e segurança do trabalho, pode começar a aplicar as normas corretamente. Lembre-se que elas são fundamentais para a segurança e bem estar do consumidor e colaboradores da fábrica, além de evitar multas decorrentes das agências reguladoras.
Se tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco para saber como podemos ajudar nesse processo!