Realizar a manipulação correta dos alimentos nem sempre é uma tarefa simples. É preciso muito cuidado com o manuseio, o fornecimento e a armazenagem dos produtos para garantir a segurança alimentar e evitar riscos à saúde dos consumidores.
Além dos cuidados para evitar contaminações, a fiscalização é rígida. E, se você estiver fora dos padrões de segurança estabelecidos, o prejuízo pode ser grande. Por isso, os profissionais que atuam na indústria alimentícia precisam estar familiarizados com as boas práticas e entender porque elas são tão importantes.
Pensando nisso, apresentaremos, neste post, 3 boas práticas para a manipulação correta dos alimentos na sua cozinha. Acompanhe a leitura e confira!
A importância da manipulação correta dos alimentos
Antes de mais nada, a manipulação dos alimentos consiste, basicamente, no conjunto de etapas relacionadas à preparação da comida, que envolve o manuseio dos mantimentos, como cortar, descascar, fatiar e cozinhar.
Trata-se de um processo fundamental para garantir a boa qualidade dos produtos e a segurança alimentar, como também evitar problemas relativos à saúde dos consumidores. Isso porque, quando o processo é feito de maneira correta, impede o desenvolvimento de microrganismos, problemas de intoxicação e doenças provenientes do consumo de alimentos.
Diante disso, as boas práticas para realizar a manipulação dos alimentos são extremamente importantes para a indústria alimentícia e os estabelecimentos. Essa prática deve ser feita seguindo adequadamente as orientações e regras de órgãos reguladores.
Boas práticas de manipulação para sua cozinha
Como mencionamos, a manipulação correta de alimentos requer determinadas regras de higiene. São as chamadas boas práticas, cuja aplicação pode diminuir o desperdício de alguns produtos e proporcionar um melhor ambiente de trabalho. A seguir, confira algumas delas!
1. Conservação do local de preparação
Segundo recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a estrutura do local é um dos fatores que devem ser considerados ao manipular os alimentos.
Por esse motivo, paredes, tetos e pisos devem estar bastante conservados. Isso evita possíveis infiltrações, rachaduras, mofos e impede a entrada de insetos e outros animais. O ideal é que sejam usadas telas nas janelas e aberturas que apresentam contato com outros espaços. Além disso, o descarte dos resíduos deve ser afastado do ambiente de preparação do alimento.
2. Uso adequado de EPIs
O uso de itens específicos no momento da manipulação também é primordial. As roupas, por exemplo, devem estar limpas e ser trocadas diariamente, incluindo aventais, sapatos fechados e toucas. Além disso, todo tipo de acessório pessoal deve ser retirado para a manipulação dos alimentos, como anéis, alianças, piercings, brincos e relógios.
Dê preferência também para equipamentos de limpeza mais fáceis, como o aço inox, e evite objetos de madeira, porque eles absorvem todos os odores e a sujeira, dificultando a manutenção da higiene.
3. Atenção às embalagens
É muito importante garantir que as embalagens sejam capazes de garantir a segurança do produto final, além de vender bem a sua marca. Portanto, não pense que apenas um recipiente genérico é uma boa pedida. Vale a pena investir em um design expressivo, que passe a imagem da sua empresa.
Alguns cuidados ao manipular alimentos
Sem dúvida, a higiene pessoal e dos alimentos, esterilização, manutenção do ambiente de trabalho e o treinamento dos colaboradores são os principais cuidados para conduzir boas práticas de manipulação de alimentos.
Seguindo nossas recomendações, é possível criar um ambiente de trabalho mais seguro para sua equipe e tranquilizar também os seus clientes. Lembre-se que a manipulação correta dos alimentos é indispensável para o cuidado com a saúde dos consumidores.
Gostou do nosso conteúdo? Então, não deixe de conferir também nosso artigo sobre Como as embalagens afetam a conservação de alimentos. Boa leitura!