É fato que, para garantir a segurança do trabalhador no ambiente laboral, a Lei brasileira assegura um conjunto de diretrizes que compõem a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diante disso, a norma regulamentadora NR 36 foi criada com o intuito de explicar quais os requisitos básicos para controlar os riscos na indústria de abate e processamento de carnes.
Somado a isso, essa norma é pautada em garantir que os colaboradores, que prestam serviços nessa área, estejam protegidos e não oferecerão nenhum tipo de risco aos funcionários que participam nas etapas de produção e nem aos possíveis consumidores.
Gostou do post? Então, prossiga a leitura e fique por dentro de mais novidades acerca desse assunto!
O que é NR 36?
A Segurança do Trabalho é um dever de todas as instituições, visto que os funcionários precisam fazer as suas atividades em ambientes seguros e que não comprometam a sua saúde posteriormente. Logo, a NR 36 tem sido usada como uma norma que regulamenta a segurança no ambiente laboral, visando garantir um alto padrão de qualidade nas atividades dentro do frigorífico.
Isso se deve ao fato de que os locais onde são feitos alimentos precisam seguir à risca toda uma regulamentação, afinal, a vida de muitas pessoas podem estar em risco. Então, higienização para evitar contaminações e doenças, e a segurança do uso de máquinas são alguns dos objetivos da NR 36.
Por que a NR 36 é importante para a segurança das empresas?
O ambiente de trabalho traz diversos riscos à saúde dos funcionários, por isso, é preciso frisar que o bem-estar e a segurança precisam andar juntos. Logo, a NR 36 tem adequações que contemplam diversos segmentos de uma empresa, como manuseio de produtos, condições ambientais, adequação do imobiliário e controle médico de saúde ocupacional.
Somado a isso, a adequação da jornada de trabalho também é um dos objetivos da NR36, afinal, é preciso respeitar o limite de trabalho, oferecendo pausas para almoço e café. Além disso, as folgas semanais e as férias também precisam ser oferecidas, com o intuito de otimizar os trabalhos posteriormente, afinal, funcionário cansado rende menos.
Como a NR 36 reforça o uso dos EPIs?
O principal objetivo da NR 36 é criar requisitos mínimos para avaliar de maneira criteriosa e monitorar os riscos existentes em determinadas atividades feitas em indústrias alimentícias. Por isso, essa norma também inclui o uso de EPIs, que, por sua vez, são equipamentos usados para proteger os funcionários de ferimentos e contaminações.
Alguns dos principais EPIs usados são: luvas, mangotes e máscaras. Esses utensílios precisam ser disponibilizados ao trabalhador, visto que ele é exposto a ambientes frios, sem ventilação adequada e com máquinas e outras ferramentas perfurantes.
Diante disso, as empresas que por ventura não seguirem essas diretrizes e não oferecerem a seus empregados os recursos mínimos de proteção individual poderão sofrer penalizações e multas, além de ferirem a integridade do colaborador.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a NR 36 e a sua importância, siga todas as recomendações impostas por ela e proteja os seus funcionários dos possíveis riscos que ameaçam a sua segurança e saúde.
Gostou do post? Então, não perca tempo e aproveite para deixar um comentário, para sabermos o que você achou sobre o assunto.