É fato que o uso dos EPIs é de fundamental importância em todos os segmentos empresariais. Ou seja, os empregadores devem zelar pela segurança, conforto e integridade de seus funcionários, afinal, eles estão expostos a vários riscos. Diante disso, é válido saber quais são os EPIs utilizados em frigoríficos e as consequências da falta deles.
Os frigoríficos são ambientes que podem gerar uma série de malefícios aos empregados, visto que eles usam materiais perfurantes para o processamento de carnes e, ainda, são expostos à câmara fria do local, que pode provocar a proliferação de seres patológicos e, posteriormente, doenças.
Está gostando do post? Então, prossiga a leitura e fique por dentro de mais novidades acerca desse assunto!
Por que é importante usar EPIs em frigoríficos?
Os equipamentos de proteção são de fundamental importância para o bem-estar do funcionário. Afinal, em cada profissão existe um risco e para cada risco uma forma de proteção. Nesse sentido, no que se refere ao ambiente frigorífico, por ser um ramo que está ligado à alimentação, todo cuidado é pouco no que se refere à higiene, tanto do ambiente como das pessoas que trabalham nele.
Por isso, o uso de EPIs pelos funcionários se faz necessário, pois esses indivíduos estão em contato com moedores, instrumentos perigosos de corte e temperaturas baixas das câmaras frias. Logo, para evitar acidentes e possíveis desconfortos aos colaboradores, é responsabilidade dos empregadores fornecer uma rede de equipamentos para esses indivíduos.
Quais os principais EPIs utilizados em frigoríficos?
Existem diversos aparatos usados pelos funcionários para se proteger durante o seu ofício e eles fazem total diferença para o bem-estar. Listamos abaixo os principais EPIs utilizados nos frigoríficos.
Aventais
Esse recurso tem como principal função proteger o corpo do funcionário, a fim de gerar maior conforto térmico e impermeabilidade, afinal, os abatedouros costumas ser lugares bem frios. Além disso, o uso do avental impede que água ou substâncias químicas entrem em contato com a pele do indivíduo.
Luvas
Luvas são ferramentas indispensáveis, afinal, é normal o uso de objetos cortantes e produtos de alto teor químico dentro dos frigoríficos. Por isso, com o uso delas, o empregado está menos suscetível a cortes na mão e queimaduras, além de gerar um certo conforto térmico.
Mangotes
Esse dispositivo tem como principal função proteger os braços do funcionário, a fim de evitar que respingos de produtos químicos corrosivos e peças cortantes entrem em contato com o seu corpo. Esses mangotes podem ser do tipo tricotado, com fios sintéticos, ou até mesmo descartável, à base de polietileno liso.
Botas e calçados
O calçado tem como objetivo primordial envolver os pés do funcionário e fornecer uma locomoção confortável. Em virtude disso, é obrigatório em qualquer frigorífico o uso de botas e elas podem ser de diferentes modelos, como bota térmica de couro e bota de PVC.
Por fim, agora que você já sabe quais são os EPIs utilizados em frigoríficos, procure a Volk do Brasil e escolha os melhores equipamentos para os seus funcionários, a fim de que eles estejam seguros na execução de suas atividades.
Gostou do post? Então, não perca tempo e venha conhecer os produtos oferecidos pela Volk do Brasil, eles são reconhecidos pela sua qualidade e por seguir as normas de segurança.