Manter uma alimentação variada ajuda muito para prevenir enfermidades e aumentar a qualidade de vida. No entanto, é preciso ter atenção ao tempo de cozimento de alimentos, para consumi-los da forma correta e aproveitar os nutrientes da melhor forma.
Alimentos cozidos de forma incorreta podem causar vários problemas de saúde, como intoxicações e doenças intestinais. Alguns alimentos que demandam cuidado são os ovos (por conta da bactéria causadora da Salmonella), carnes (que além da Salmonella podem também transmitir toxoplasmose) e legumes (que podem causar botulismo).
Conhecendo o tempo correto de cozimento de cada alimento, você pode planejar melhor seu tempo na cozinha. Leia algumas dicas para melhorar o preparo de suas refeições!
Ovos — encontre o tempo certo
Existem várias maneiras de consumir ovos, sejam eles fritos, pochê ou mexidos. Há pessoas que ainda debatem sobre a consistência da gema, se deve ser dura ou mole. Para evitar problemas de saúde no consumo de um alimento tão completo e importante para a nutrição, fique atento ao tempo e à temperatura de cozimento.
Quanto maior o ovo, mais tempo ele levará cozinhando. Se fizer ovo cozido, não se esqueça de deixar pelo menos três centímetros de água cobrindo o alimento e coloque um pouco de vinagre na água, para evitar que a casca rache durante o processo.
O segredo é deixar que ele cozinhe no calor da água fervida. Após a água ferver, deixe o tempo necessário para o tipo de gema que deseja. Os que preferem a gema mole, devem deixar cozinhar por três minutos, e depois deixar seis minutos após a fervura. Quem prefere a gema dura, deve deixar na água fervida por 10 minutos.
Legumes podem variar no tempo de cozimento
O tempo de cozimento dos legumes varia muito, pois depende de sua consistência e como você quer que eles fiquem, crocantes ou al dente. A beterraba é um dos que mais demoram a atingir o ponto ideal, por volta de 45 minutos. Batatas podem ser cozidas em 25 minutos se colocadas no forno, com sal e azeite.
Para saber se o seu legume está no ponto certo, espete com um palito. Se ele se prender facilmente e não cair, está no ponto para servir. Se o pedaço cair do palito ao espetar, é porque passou do ponto al dente e já está muito mole.
Carnes — atenção ao tempo de cozimento dos alimentos
Carnes de qualquer espécie demandam um cuidado especial para seu consumo. Em geral, carnes cruas ou malcozidas são um criadouro de bactérias e parasitas, causando doenças como Salmonella. Além disso, a carne malcozida é de difícil digestão.
As carnes bovinas devem atingir no mínimo 70 graus de temperatura de cozimento, para eliminar os riscos de doenças. O ideal é que elas sejam servidas ao ponto, quando facilitam a mastigação e digestão, além de garantir um melhor aproveitamento das proteínas. Carnes muito passadas podem carregar elementos cancerígenos. O tempo médio para cozinhar ao ponto deve ser de 8 minutos por quilo de carne.
A carne de porco também pode carregar bactérias e vírus, causando doenças caso não seja bem preparada. As peças devem ser assadas ou cozidas entre 60 e 70 graus de temperatura. O tempo de cozimento deve ser de 30 minutos por quilo.
Mas como é possível controlar com precisão tempos de cozimento diversos no dia a dia? A indústria já oferece uma vasta lista de cronômetros e termômetros de cozinha que apontam o tempo de cozimento dos alimentos.
Se você deseja conhecer melhor alguns dos nossos produtos com essa finalidade, leia mais sobre nosso termômetro descartável.