Quem trabalha na área da Gastronomia sabe que diariamente é preciso seguir inúmeras normas para não comprometer a qualidade dos alimentos manipulados. Como preparar hambúrguer com segurança é uma dúvida recorrente, mas saiba que, prestando atenção a procedimentos simples, é possível garantir que os preparos atendam às normas sanitárias.
Um lanche como o hambúrguer requer atenção à temperatura de armazenamento de ingredientes mais sensíveis, como a carne e os queijos. É também importante que verduras e legumes usados, como tomates e folhas, sejam higienizados corretamente, entre outros detalhes.
Então, para você não ter mais dúvidas sobre o assunto, confira as dicas abaixo para aprender a preparar hambúrguer com segurança!
Entenda quais são os riscos de contaminação
Em uma cozinha, onde diariamente são manipulados ingredientes perecíveis que necessitam de métodos de armazenagem específicos, os riscos de contaminações estão por todos os lados. Micróbios, bactérias e outros micro-organismos podem facilmente se desenvolver nesse ambiente.
Por isso, é preciso saber quais são os maiores riscos de contaminações que podem comprometer a segurança dos alimentos. De forma geral, é preciso estar atento aos seguintes detalhes que podem aumentar os riscos:
- freezers e geladeiras com temperaturas inadequadas, que não preservam as propriedades e o frescor dos alimentos;
- produtos armazenados em embalagens inapropriadas, como caixas de papelão;
- uso de matérias-primas que já passaram do prazo de validade;
- falta de higienização dos utensílios e equipamentos usados;
- recongelamento de alimentos.
Todas essas situações propiciam a proliferação de fungos e bactérias, por exemplo, que podem causar problemas de saúde em quem consome os alimentos preparados nessas condições. Intoxicação alimentar, diarreia e vômitos são alguns dos quadros mais recorrentes.
Evite a contaminação cruzada na sua cozinha
A contaminação cruzada é um dos problemas mais corriqueiros em uma cozinha. Na prática, ela acontece quando um micro-organismo, que pode causar algum tipo de doença, é transferido de um ingrediente contaminado para outro que não estava.
Essa contaminação acontece nas situações mais simples, por exemplo, quando você corta um pedaço de carne crua contaminada e usa a mesma faca para cortar vegetais que estão em bom estado para consumo.
Para diminuir as possibilidades de ter contaminação cruzada na cozinha, o ideal é focar as seguintes dicas:
- nunca deixe alimentos crus, como a carne do hambúrguer, em contato com outros alimentos;
- use diferentes equipamentos e utensílios de acordo com o tipo de alimento a ser preparado, por exemplo, uma tábua para alimentos crus e outra para alimentos cozidos;
- higienize alimentos, como frutas, verduras e legumes, antes de usá-los;
- antes de manipular qualquer alimento, certifique-se de que as mãos estão limpas.
Acondicione os alimentos corretamente
Outra dica para fazer preparos na cozinha com segurança é guardar os alimentos da maneira adequada, assim, eles poderão ser usados sem nenhum problema nas receitas. Lembre-se também de respeitar a validade de cada ingrediente, pois cada tipo tem um tempo de perecibilidade diferente, que também pode variar se a matéria-prima for guardada na geladeira ou no freezer, por exemplo.
Verduras e legumes devem ser guardados na geladeira e, especialmente as verduras, como a alface, não devem ficar expostas ao ar do refrigerador, devendo ser sempre acondicionadas em embalagens apropriadas. No freezer, podem ser guardados aqueles alimentos que não serão consumidos imediatamente.
Isso porque a baixa temperatura desse compartimento prolonga a durabilidade do ingrediente – mas também deve ser respeitada a sua validade. Por exemplo, a carne moída usada no hambúrguer, quando colocada apenas na geladeira, poderá ser usada entre um e dois dias. Já quando é colocada no freezer, em média, pode ser preservada por três meses.
Como regra, opte por manter na geladeira apenas legumes, verduras, frios e carnes que serão consumidos em pouco tempo, mas cada um deles em compartimentos separados e em embalagens adequadas. Já para os pães, o ideal é que sejam sempre usados frescos.
No freezer, podem ser colocadas carnes a serem usadas em médio prazo, em até cerca de 3 meses. Queijos também podem ser colocados no freezer por até 6 meses. Já para molhos, como a maionese, o ideal é não congelar, apenas conservar na geladeira de acordo com as instruções de cada fabricante.
Faça o descongelamento da forma certa
Sabia que descongelar alimentos também envolve algumas regras que visam a garantir que a qualidade e as propriedades do ingrediente sejam mantidas? O ideal é que o descongelamento seja feito na própria geladeira para evitar a contaminação por bactérias.
Com isso, é preciso se planejar, pois serão necessárias algumas horas até que o ingrediente esteja descongelado. Depois disso, ele terá cerca de 24 horas para ser usado sem nenhum problema. Depois que o alimento for descongelado, ele não pode ser colocado no freezer novamente.
É possível descongelar o alimento durante o seu próprio cozimento. No entanto, o resultado final de uma carne descongelada, seguindo esse método, por exemplo, poderá não ser tão satisfatório nos quesitos textura e suculência – que são características muito importantes para um bom hambúrguer.
Higienize os ingredientes necessários
Alimentos, como verduras e legumes, devem ser higienizados antes do consumo. Essa etapa, para ser realizada com sucesso, também depende de outras ações, como o uso de utensílios e embalagens adequadas.
O ideal é seguir os passos abaixo:
- com as mãos limpas, lave bem as verduras e legumes em água corrente;
- a seguir, deixe-os de molho em uma solução própria para sanitização, de acordo com as regras do fabricante do produto;
- depois, lave bem os alimentos e deixe-os secando naturalmente;
- guarde todos eles na geladeira, em embalagens adequadas para manter uma boa conservação;
- para cortar os alimentos, não use tábuas de madeira, pois essas não são impermeáveis e facilitam a proliferação de bactérias;
- garanta que panos de prato sejam trocados, lavados e higienizados todos os dias;
- certifique-se de que as embalagens estão limpas antes de colocar os alimentos já higienizados.
Use equipamentos de segurança
Os responsáveis pela manipulação dos alimentos devem respeitar sempre as normas sanitárias e de higiene. Nesse sentido, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são mais do que obrigatórios. Além de se preocupar com a própria higiene, mantendo as mãos sempre limpas e barba e unhas bem aparadas, por exemplo, quem trabalha com alimentos precisa saber usar os equipamentos de segurança também.
Máscaras de segurança, touca de proteção, luvas, avental e sapatos apropriados são alguns dos equipamentos que ajudam a evitar maiores riscos de contaminação dos alimentos. Mas lembre-se de que, ao investir nesses acessórios, é necessário sempre trabalhar com marcas que priorizam a qualidade, como é o caso das linhas que você encontra na nossa loja online.
Aliás, oferecemos equipamentos de segurança não apenas para quem trabalha com alimentos, mas para outras áreas também.
Agora, você já sabe que não é tão difícil preparar um hambúrguer com toda a segurança necessária para evitar contaminação alimentar. Esteja atento a cada etapa do processo, desde o armazenamento até a preparação do prato, assim, os riscos serão minimizados.
E se você gostou dessas dicas sobre como preparar hambúrguer com segurança, aproveite, entre no nosso site e faça contato conosco para conferir a linha completa que temos de EPIs, como luvas, toucas, aventais e muito mais!