Pular para o conteúdo Menu fechado
Blog da Segurança Alimentar
  • SOBRE
  • MATERIAIS
  • CONTATOS
ACESSE O SITE
Blog da Segurança Alimentar
Pesquisar por:
Pesquisar por:

Add custom text here or remove it

  • SOBRE
  • MATERIAIS
  • CONTATOS
ACESSE O SITE

Esclareça as suas dúvidas sobre certificação GFSI

10/05/2022 Artigos Blog da Segurança Alimentar

Conhecida como Global Food Safety Initiative, a certificação GFSI é uma entidade que não prioriza bens lucrativos e foi criada com o intuito de promover a segurança de alimentos no mundo. Um dos principais lemas dessa fundação é o reconhecimento de regras de certificação aceitas por grandes empresas do ramo alimentício e varejo.

Logo, a GFSI tem diversas funções para facilitar a vida do cliente, por isso, é importante conhecer o perfil de cada cliente a fim de oferecer um serviço personalizado, como é o caso da Política de Segurança de Alimentos, Manual de Segurança de Alimentos, Sistema de Gestão e Requisitos Gerais de Documentação.

Está gostando do post? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades acerca do assunto!

Quais os passos para obter esse certificado?

Para iniciar o processo de certificação é preciso implementar alguns pontos básicos para todas as empresas de alimentos, como os requisitos legais que, por sua vez, são exigidos por clientes e por todo o mercado consumidor. Assim, alguns pontos precisam de maior destaque: Boas Práticas de Fabricação, Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle e Sistema de Segurança de Alimentos.

É de fundamental importância conhecer também todas as regras e normas que regem o mercado e, assim, decidir qual a meta que será estipulada para o seu negócio. Desse modo, é preciso conhecer as principais normas reconhecidas pela GFSI e tentar optar por uma que mais se encaixa na sua organização.

Quais as principais diferenças entre os programas do GFSI?

Criada nos anos 2000, a GFSI tem como principal propósito avaliar comparativamente os diferentes programas relacionados à certificação de alimentos. Depois dessa avaliação vários programas foram reconhecidos, e os mais adotados são FSSC (Food Safety System Certification, ou Certificação de Sistemas de segurança de alimentos), BRC (British Retail Consortium, ou Consórcio do Varejo Britânico) e IFS (International Featured Standards, ou Norma Internacional de Padrão de Alimentos). O ponto positivo para as empresas que são reconhecidas pelo GFSI é a maior porcentagem de aceitação entre os fornecedores.

A IFS foi desenvolvida originalmente pela associação de varejistas da Alemanha. Hoje em dia, boa parte dos grandes varejistas da Itália, França e outros países da UE exige que seus fornecedores estejam alinhados à IFS. Portanto, ela cobre todas as variedades de insumos, oferecendo certificação em todo o sistema de processamento de alimentos, exceto o ramo da agricultura primária.

O BRC é conhecido por ser um dos líderes no comércio varejista do Reino Unido. Foi criado com o objetivo de especificar a qualidade e segurança exigidos pelos fabricantes de alimentos. Uma das suas principais características é a sua norma, visto que é mais descritiva e não detalha apenas o que precisa ser cumprido, mas também como isso pode ser realizado com eficácia.

Fazendo parte da Fundação para a certificação da Segurança de Alimentos com sede na Alemanha, o FSSC foi criado no ano de 2009 depois de ter sido negada a GFSI da ISO 22000, por motivos de fragilidade nos conteúdos.

Quais as principais dicas para escolher o melhor programa para o seu negócio?

Nesse caso alguns fatores precisam ser levados em consideração, visto que toda empresa tem o seu perfil e os seus objetivos. Logo, estudar bem a gestão do seu sistema, a personalidade dos seus clientes e o seu grau de interação é muito importante na hora de decidir qual programa melhor se encaixa na realidade do seu empreendimento.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a certificação GFSI, pesquise e estude mais sobre a gestão da sua marca e escolha um dos programas para comandar os rumos do seu negócio.

Gostou do post? Então, não perca tempo e nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram.

Publicado em:Artigos

Navegação de Post

Anterior Post anterior: Saiba quais as principais recomendações ao lidar com instrumentos de medição
Próximo Próximo post: Conheça a luva resistente a corte e as suas principais características

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivo

Posts recentes

  • Leis ambientais: entenda como impactam a indústria de alimentos
  • Saiba como fazer a rastreabilidade de alimentos na indústria
  • 5 pontos de prevenção de queimaduras durante a produção de alimentos
  • Contaminação ambiental: sua empresa sabe como evitar?
  • Higienização de ambiente: 4 pontos para se atentar!

Copyright © 2021 – todos os direitos reservados – Volk do Brasil