Pular para o conteúdo Menu fechado
Blog da Segurança Alimentar
  • SOBRE
  • MATERIAIS
  • CONTATOS
ACESSE O SITE
Blog da Segurança Alimentar
Pesquisar por:
Pesquisar por:

Add custom text here or remove it

  • SOBRE
  • MATERIAIS
  • CONTATOS
ACESSE O SITE

Saiba quais as principais recomendações ao lidar com instrumentos de medição

04/05/2022 Artigos Blog da Segurança Alimentar

Os instrumentos de medição são ferramentas usadas para designar com eficácia diversos tipos de medida, como energia, altura, tempo, temperatura, massa e outras grandezas. Nesse sentido, esses aparelhos podem ser dispositivos simples para indicar medidas de materiais de construção, como tijolos e blocos. Em contrapartida, existem alguns mais específicos, para validar medições de sistemas mecânicos ou eletrônicos.

Portanto, é dever de todos os profissionais zelar pela conservação e o bom estado dos instrumentos de medição, a fim de manter sua eficácia real por maior tempo, visto que esses dispositivos não podem sofrer nenhum tipo de impacto ou ser guardado sujo.

Está gostando do post? Então, prossiga a leitura e fique por dentro de mais novidades sobre os cuidados necessários com os instrumentos de medição!

Limpeza adequada

É importante deixar claro que os dispositivos precisam ser bem higienizados. Por exemplo, balanças em áreas de formulação, que ficam em contato constante com matérias-primas em ambientes industriais, arriscando serem corroídas. Por isso, é necessário manter o instrumento sempre limpo para evitar a sua funcionalidade e, até mesmo, a duração.

Também, é preciso se atentar aos produtos usados na higienização. Não é recomendado jogar detergente e água de forma desregulada, principalmente em equipamentos de medição com itens eletrônicos. Logo, é preciso muito zelo e cuidado, usando pincéis para remover o pó e um pano úmido quando necessário.

Calibração periódica

Outro fator importante é a calibração, visto que, com o passar do tempo, esses instrumentos passam a não ser tão precisos, devido à perda do seu “status” de calibração. Logo, para evitar dor de cabeça, é importante ter uma rotina de calibração ou, até mesmo, verificação do funcionamento do aparelho para controlar sua qualidade e eficiência.

Correta manutenção

Por mais que um determinado equipamento seja usado e armazenado seguindo as orientações do fabricante, não tem como evitar o seu desgaste natural, visto que o desgaste é consequência do uso frequente durante os anos. Logo, reparos e substituições de peças precisam ser feitos.

Então, caso uma determinada peça venha a se danificar, é importante substituir por outra de boa qualidade, mesmo tendo um preço mais elevado. Afinal, caso você compre uma de má qualidade somente por ser mais barato, o seu prejuízo será maior no final.

Seguir normas de uso

Algumas orientações do manual de instruções precisam ser estudadas e consideradas para o bom funcionamento do aparelho, visto que é por meio dele que temos os comandos de como usá-lo. Nesse sentido, é preciso saber a temperatura ideal para o uso, como manter a sua higienização, além de locais e situações que precisam ser evitadas, a fim de otimizar o tempo de duração do seu instrumento de medição.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre os instrumentos de medição e quais as principais formas de manter a sua conservação, na hora de comprar esses utensílios, preze por empresas sérias, legais e que forneçam equipamentos de qualidade.

Gostou do conteúdo apresentado? Então, aproveite para deixar seu comentário no post e compartilhe sua opinião sobre o assunto!

Publicado em:Artigos

Navegação de Post

Anterior Post anterior: Entenda o que é a FDA e sua importância nos Estados Unidos
Próximo Próximo post: Esclareça as suas dúvidas sobre certificação GFSI

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivo

Posts recentes

  • Leis ambientais: entenda como impactam a indústria de alimentos
  • Saiba como fazer a rastreabilidade de alimentos na indústria
  • 5 pontos de prevenção de queimaduras durante a produção de alimentos
  • Contaminação ambiental: sua empresa sabe como evitar?
  • Higienização de ambiente: 4 pontos para se atentar!

Copyright © 2021 – todos os direitos reservados – Volk do Brasil