A modernidade impõe desafios a todos os setores da economia. Aprender com essas dificuldades é o segredo para obter sucesso no mundo dos negócios. Acredite, para as indústrias alimentícias não será diferente. A população mundial cresce cada dia mais e um pensamento é recorrente: como alimentar todas essas pessoas?
Conceitos como a da Indústria 4.0 abarcam diversas teorias para a ajudar os fabricantes. É certo que existe uma gama de tecnologias a favor da produção, mas saber como utilizá-la para o seu benefício é o que se torna a chave da questão. Acompanhe nosso texto para saber os maiores desafios da indústria de alimentos!
Controle de qualidade eficiente
Para realizar um controle de qualidade de maneira eficiente é imprescindível um planejamento correto de logística. Os gestores devem estar atentos quanto à deterioração dos alimentos, considerando o desenvolvimento de toda uma cadeia industrial que favoreça a preservação dos mesmos. Esse fator envolverá maneiras adequadas de produzir, armazenar e estocar. Durante essas três etapas, as mercadorias podem ser contaminadas por meio do ambiente externo, sendo de extrema importância um rigoroso controle de higiene.
Investimento financeiro alto
Investir em um sistema de gerência que seja integrado e digitalizado faz com que as atividades administrativas tornem-se mais produtivas. Afinal, certas tarefas são automatizadas e o desempenho pode ser melhor.
Entre essas atividades, podemos citar:
- a aquisição de matéria-prima de maneira ágil e eficiente;
- redução significativa do tempo do ciclo de fabricação;
- melhora qualitativa dos recursos humanos.
Esse é um desafio das fábricas que estão no início da sua produção e também daquelas que já se consolidaram no mercado, no sentido de que necessitam de atualizações constantes para não ficarem atrás dos concorrentes.
Controle da segurança alimentar
Um dos grandes problemas que gestores de indústrias alimentícias encontram é a insuficiência de seus sistemas de monitoramento, ao gerenciar suas cadeias produtivas para evitar qualquer tipo de risco durante os processos industriais. Nesse sentido, um método de gerenciamento que tem se destacado é a rastreabilidade de alimentos.
Essa é uma maneira de realizar um acompanhamento de todo o caminho por onde passa o produto via sensores instalados nos lotes das mercadorias, no qual é possível antecipar atrasos e riscos relativos às encomendas. Trata-se, na realidade, de uma consequência da transformação digital do nosso tempo.
Desperdício nas indústrias alimentícias
Cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida é desperdiçada por ano durante os processos de produção, transporte, industrialização e armazenagem nas indústrias. De acordo com os cálculos, essa quantidade de alimento daria para sustentar mais de 800 milhões de pessoas ao redor do planeta. Considerando a fome e a pobreza ainda encontradas no mundo, podemos admitir que o desperdício é muito grande, não acha?
Agora que você aprendeu os maiores desafios das indústrias alimentícias, reflita sobre as principais maneiras de superar esses problemas. Dissemos anteriormente sobre a transformação digital e a indústria 4.0 e podemos afirmar que a utilização da tecnologia nos meios de produção é a melhor maneira de realizar seus objetivos.
Gostou de ler o nosso artigo? Então, continue aprendendo sobre desperdício na produção industrial!