Na indústria alimentícia, qualquer pequeno erro de processo traz prejuízos enormes. Um dos meios para se evitar, ao máximo, as falhas industriais é fazer um rigoroso controle de perdas. Ao aplicar essa prática na companhia, gestores minimizam equívocos em processos e aumentam a produtividade, garantindo mais eficiência.
As perdas acontecem em diversas etapas industriais e derivam de diferentes causas. Estoque desorganizado, erros de transporte, falta de um sistema de gestão industrial e desatualização da equipe são algumas que podemos destacar.
Para eliminar do chão de fábrica, ou no mínimo, reduzir bastante esses impactos prejudiciais, leia este artigo e conheça nove ótimas dicas para um controle de perdas eficaz!
1. Montar uma equipe interna de prevenção e controle de perdas
Formar uma equipe de prevenção interna e controle de perdas é uma estratégia confiável para manter os processos sob monitoramento constante.
O apontamento de falhas, sugestões e a comunicação da equipe interna com os gestores, de forma mais direta, desenvolve melhor o trabalho de prevenção e controle. Essa também é uma forma de promover profissionais que se destacam em seus trabalhos, ao entregá-los novas responsabilidades e cargos.
Além disso, o acompanhamento da equipe interna ajuda a criar uma cultura colaborativa mais sólida na empresa. Já que os próprios colaboradores monitoram suas atividades e as de seus colegas, suas ações passam a ter uma responsabilidade maior.
2. Criar programas de qualidade
Os programas de qualidade balizam todos os processos e avaliam se, de fato, a indústria cumpre com os protocolos de segurança, higiene alimentícia e outras operações.
Uma das principais vantagens que os programas de qualidade trazem é identificar falhas e padronizar processos. Essa ação diminui, ao máximo, ou elimina, quando possível, qualquer perda em etapas produtivas, desde a implantação de ações à entrega de produtos.
Implementar um programa de qualidade demanda investimento, que retorna como uma ação preventiva e corretiva de controle de perdas.
3. Coordenar ações de mudança
As ações de mudança devem fazer parte da cultura da empresa que almeja ser referência na área na qual ela atua. Para as companhias do meio alimentício, isso significa, entre outras qualidades, ter um controle de perdas de excelência.
Para isso, realizar treinamentos, além de estimular a comunicação efetiva entre as equipes que estão no chão de fábrica e os diretores, deve ser parte das ações de mudança.
Podemos dizer que uma das principais premissas desse exercício é conscientizar todo colaborador de sua responsabilidade na organização, independente de seu nível hierárquico.
4. Implantar softwares de gestão
Hoje, mais do que em qualquer época, a tecnologia deve ser o motor das indústrias. Implementar softwares de análise, controle e monitoramento, chamados de ERPs, é de suma importância para que o controle de perdas seja mais eficaz.
A ferramenta digital, que também fornece relatórios de base para as tomadas de decisões de gestores da companhia, minimiza custos e aumenta a produtividade de toda a empresa.
Nesse mercado, há companhias que fazem programas específicos para a área de atuação da instituição, o que garante um sistema mais funcional e adequado às necessidades de demanda.
5. Realizar auditorias
As auditorias precisam ser parte da cultura da organização, já que monitoram e qualificam as empresas para o seu funcionamento, de acordo com as melhores práticas do mercado.
Feita tanto por equipes de auditores internos quanto externos, a auditoria estabelece diretrizes de controle de qualidade e aponta erros em processos.
Além dos certificados emitidos por auditores comprovarem o cumprimento de leis e normas da indústria, eles são também um meio de a empresa ser reconhecida no mercado por sua qualidade.
6. Treinar todos os colaboradores
O treinamento constante do corpo profissional da empresa garante mais segurança às pessoas que trabalham para a companhia.
Tanto os treinamentos de prevenção quanto os de reciclagem, como também as atualizações, são tão importantes quanto, por exemplo, investimento em maquinário. Qualificação é a palavra-chave para garantir que os trabalhos sejam feitos com mais confiança.
Como parte dos erros que acarretam perdas tem origem humana, oferecer esse suporte aos colaboradores é imprescindível para que eles tenham maior conhecimento sobre o trabalho como um todo.
7. Manter o controle de estoque
O estoque é um dos pontos das empresas de alimentos, que geram boa parte das perdas em produtos, quando não são geridos de forma adequada.
Isso ocorre por causa do alto índice de manuseio e estocagem de produtos e insumos, que podem danificar os itens, violar embalagens, entre outros problemas.
Manter um controle de estoque, preferencialmente, com um sistema automatizado, é uma forma de evitar perdas. Controlar essa etapa dos processos, garante uma produção mais equilibrada e resulta em um melhor planejamento produtivo.
8. Garantir um maquinário atualizado e com manutenção
Máquinas novas e com manutenção em dia ficam devidamente preparadas para o trabalho, reduzindo perdas e custos derivados de mau funcionamento e defeitos.
Apesar do alto custo de maquinário novo à empresa, esse é um investimento primordial, já que manter equipamentos antigos e desatualizados funcionando pode gerar prejuízos.
Além de trocar as máquinas antigas e que são limitadas tecnologicamente, o maquinário também deve passar por manutenções preventivas e ser auditado.
Máquinas atualizadas garantem maior produtividade e diminuem custos, além de manter a empresa longe de gastos desnecessários, que, muitas vezes, desfalcam seriamente o controle financeiro.
9. Elaborar relatórios e inventários
Realizar inventários e relatórios é uma forma de controlar com periodicidade e assertividade os processos da empresa.
Esse recurso funciona também como uma ferramenta comparativa, a fim de fornecer em dados objetivos, quais áreas e processos estão deficientes.
Para os gestores, os inventários e relatórios são essenciais, já que fornecem dados panorâmicos sobre todos os processos. Assim, os profissionais podem tomar medidas mais adequadas e dentro das reais necessidades da empresa.
Outro fator que está atrelado ao controle de perdas é a produtividade da empresa. Quanto mais alta a produção, maior deve ser a gestão sob todos os processos, já que o crescimento do volume de trabalho também eleva os riscos da indústria.
Para projetar um aumento na produção da empresa é preciso planejamento, ações assertivas e foco em resultados. Leia nosso post com dicas para aumentar a produtividade já!