A limpeza é um processo que remove a sujeira visível e os detritos dos materiais. Trata-se de uma etapa indispensável para combater a proliferação de microrganismos nocivos e garantir saúde e bem-estar aos indivíduos.
Porém, existem outras técnicas altamente eficazes para esse fim, como a desinfecção e a esterilização. Embora sejam comumente confundidos entre si e usados como sinônimos, os termos apresentam significados diferentes na teoria e, sobretudo, na prática.
Para que você entenda as diferenças entre os procedimentos, explicaremos o conceito de cada um deles e como são utilizados na indústria de alimentos. Acompanhe a leitura e confira!
Qual a diferença entre desinfecção e esterilização?
De um modo geral, as duas técnicas são procedimentos que promovem a eliminação de sujeira e a descontaminação, com o objetivo de higienizar objetos, superfícies, áreas e alimentos, a fim de evitar doenças e riscos à saúde.
No entanto, apresentam um percentual de eficiência diferente. Por isso, é importante entender as particularidades e a relevância de cada processo para garantir a qualidade dos itens e a segurança das pessoas.
Confira a diferença entre os dois conceitos.
Esterilização
Trata-se da eliminação ou destruição completa de todas as formas de vida microbiana, ou seja, um método que garante a eliminação de 100% dos microrganismos, inclusive esporulados.
Normalmente, é usada em hospitais e demais instituições de saúde por meio de processos físicos ou químicos, por exemplo, para a limpeza dos artigos necessários em um procedimento cirúrgico.
Desinfecção
É o processo que elimina todos os microrganismos ou instrumentos inanimados patológicos, com exceção dos esporos. Portanto, pode alcançar até 98% de higienização, dependendo da solução utilizada.
Ela é recomendada, principalmente, em estabelecimentos de saúde, estabelecimentos alimentícios e locais com grande circulação de pessoas, em que o acúmulo de microrganismos é prejudicial à saúde.
Quais as diretrizes básicas dessas técnicas na indústria de alimentos?
Na indústria de alimentos, existem diversos fatores que devem ser considerados para a escolha do método adequado. É preciso levar em consideração o tipo e a quantidade de microrganismos que devem ser eliminados, a superfície para manipulação dos alimentos ou embalagens, o ambiente, o tipo de material (plástico, vidro, metal), entre outros.
Outro aspecto importante são os fatores que interferem diretamente na eficácia dos produtos, como a presença de matéria orgânica, água ou pH. Esse controle faz parte das atividades de higienização na produção dos alimentos e garante itens seguros e adequados ao consumo.
É importante destacar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) disponibiliza um documento com diretrizes e boas práticas de fabricação e controle de qualidade em toda a cadeia de produção de origem animal ou vegetal.
A partir dele, é possível conhecer os processos de desinfecção e esterilização, deixando claro as diferenças entre eles e a importância de saber usar os produtos adequados, tanto para promover a eliminação de microrganismos quanto para seguir as normas dos órgãos fiscalizadores.
Como escolher a técnica adequada?
Basicamente, a escolha do melhor método precisa ser avaliada de acordo com o seu principal objetivo e/ou necessidade específica, analisando os fatores que afetam diretamente a eficácia dos produtos.
Nesse caso, somente uma empresa especializada conseguirá adequar e fazer os procedimentos conforme as diretrizes e os protocolos de segurança necessários. Portanto, sempre busque empresas e profissionais qualificados para prestar esses serviços. Afinal, os métodos de desinfecção e esterilização são fundamentais para garantir a saúde e a segurança dos consumidores.
Esperamos que, com este texto, você tenha conseguido sanar suas dúvidas e que ele tenha sido relevante para o seu conhecimento. Lembre-se de que os processos de desinfecção e esterilização são imprescindíveis para manter o ambiente em boas condições higiênicas, reduzindo, assim, os riscos de contaminações.
Se você gostou das informações do nosso artigo, não deixe de compartilhá-lo com mais pessoas nas suas redes sociais!