Além de garantir toda a gestão interna dos produtos, o controle de qualidade na indústria de alimentos serve para assegurar a saúde do consumidor. Todas as etapas industriais assumem riscos ao alimento, por isso, precisam ter critérios validados para que o produto seja vendido com segurança.
Fora a garantia contra contaminações por dano mecânico, biológico, químico e outras características, um alimento precisa passar por testes na indústria para legitimar sua venda. Com isso, o visual, formato, textura e outros aspectos são levados em conta para garantir a comercialização de um produto confiável ao cliente.
Conheça neste artigo, 8 dicas para assegurar um ótimo controle de qualidade na indústria alimentar, que vão melhorar as vendas e a imagem da empresa!
1. Manter o controle de qualidade na indústria de alimentos
Manter o controle de qualidade dos produtos alimentícios é extremamente importante para que nenhuma ameaça à segurança alimentar possa ser ultrapassada. Além do mais, essa ação é básica para preservar a empresa dentro de leis e normas do setor e a sua reputação no mercado.
Ainda, todas as decisões em relação ao controle de qualidade devem ser atualizadas constantemente, conforme leis e normas surjam, e diante de novos cenários industriais e de consumo.
Esse método de gestão deve ser empregado em qualquer indústria alimentar, a fim de garantir a segurança em todos os processos internos. E tão importante quanto é assegurar a integridade total do produto ao consumidor e sua saúde.
2. Identificar os produtos aptos à venda
A identificação de produtos adequados para consumo deve ser feita tanto por máquinas quanto por profissionais especializados em controle de qualidade. Essa etapa é a que define a entrada do alimento no estoque e transporte para então seguir para o mercado de consumo.
Tal processo deve ter parâmetros a serem seguidos, que definam quais são os pontos de avaliação e critérios de análise de qualidade. A partir deles, determina-se o que é um produto aprovado para venda, e outro que deve ser removido da produção e levado à análise.
3. Retirar os alimentos que ficaram fora do padrão
Alimentos, sejam eles frescos, processados, maturados, congelados, entre outros, devem ser monitorados minuciosamente. A qualquer indício de prazo de validade vencido, dano que comprometa a segurança alimentar e demais defeitos, deve-se eliminar o alimento da linha.
Essas “amostras com defeito” servem de guia para indicar em quais etapas a indústria errou para corrigi-las o mais rápido possível.
Além do mais, se alimentos fora do padrão de qualidade chegarem ao mercado de consumo, poderão causar vários prejuízos. Desde afetar a imagem e credibilidade da empresa, como danificar a saúde pública e gerar processos.
4. Avaliar erros cometidos durante o processo
A avaliação de erros durante o processo é papel principalmente de gestores e gerentes de setor, já que supervisionam equipes. Essa tarefa deve ser conjunta entre os líderes de cada área da empresa, sempre reportando aos superiores hierárquicos, com frequência, quais são as falhas comuns de processos.
Com o trabalho em equipe, falhas poderão ser corrigidas e pontos de melhoria serão criados. Tudo isso colabora para otimizar procedimentos e aumentar a produtividade e controle da indústria como um todo.
5. Definir indicadores de qualidade
A definição dos parâmetros é de suma importância para o controle de qualidade na indústria alimentícia. Também chamados de métricas, os indicadores são peças-chave para gestores avaliarem o desempenho de determinado processo.
Por exemplo, se uma empresa precisa manter a temperatura sempre entre 12ºC e 15ºC para um estoque, o indicador precisa ser nesse sentido. Com isso, a qualquer variação abaixo ou acima desses números, é fácil de identificar possíveis erros.
Uma ferramenta que faz parte dos indicadores são as fichas técnicas que devem ter todos os apontamentos de padrões de qualidade para seguir.
6. Avaliar produto a produto
A avaliação de produto a produto na indústria permite checar cada alimento para então planejar e aplicar soluções de qualidade e prevenção de perdas específicas. Essa ação garante a assertividade e minimiza os riscos à segurança alimentar, bem como de falhas em processos, frente a montar um programa de avaliação geral.
Em alimentação, cada produto exige um tipo determinado de critérios e soluções, já que a indústria trabalha com processados, congelados, entre outros.
7. Monitorar os resultados
O acompanhamento de resultados é uma constante que precisa ser feita na indústria de alimentos. Depois de determinar parâmetros para fabricação, processo e outras etapas, essa fase deve checar todas as métricas e metas alcançadas.
Uma ferramenta que avalia com precisão os resultados é o ERP, um sistema de gestão industrial. A partir de relatórios extraídos digitalmente, gestores e diretores podem tomar melhores decisões com base em números e avaliações exatas.
Mas, é claro, relatórios físicos e avaliações presenciais sempre são aliadas para uma boa gestão de controle de qualidade, além do uso de um ERP.
8. Padronizar processos
A padronização de procedimentos carrega um importante peso no controle de qualidade na indústria de alimentos. Isso porque determinar o passo a passo de cada fase de fabricação cria mecanismos que facilitam a identificação de erros.
Esse método vale para todas as áreas de uma indústria: processo, fabricação, estoque, transporte, testes de qualidade etc. O quadro de colaboradores deve também passar por treinamentos que ensinem sobre as novas medidas, padrões e uniformização de procedimentos.
Além de todas essas dicas, mais uma garantia de que o controle de qualidade é seguro na indústria são as certificações. Os certificados do setor atestam sobre a garantia de qualidade de uma indústria e, por isso, devem ser buscados pela empresa. Alguns dos maiores certificados da área alimentar são HACCP, Norma BRC, FSMA.
Com um controle de qualidade na indústria de alimentos, a empresa garante mais do que a segurança alimentar, também a sua confiabilidade perante o mercado. Essa é uma forma de ter boas relações com os fornecedores e clientes finais, entregar alimentos de confiança, graças aos procedimentos de segurança.
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