Cada vez mais as pessoas buscam por praticidade no dia a dia e, consequentemente, o ramo de comidas prontas é um dos que estão sempre em alta. No entanto, para ter sucesso no negócio é preciso estar atento a alguns detalhes, já que a concorrência é acirrada — apesar de ser um mercado com muitas oportunidades. A embalagem para marmitas congeladas, por exemplo, deve ser escolhida com atenção e levando em consideração alguns critérios.
O principal ponto a ser observado deve ser sempre a segurança, já que, se tratando de produtos alimentícios, esse é um dos requisitos mais importantes em todos os processos, da produção à distribuição. Mas não é somente isso. É preciso se certificar quanto à qualidade do material usado, facilidade de uso, eficiência e formato, por exemplo.
Para você que tem dúvidas sobre o assunto, abaixo listamos algumas das principais informações que deve considerar. Confira!
Qualidade do material
O primeiro passo é escolher um material que pode ir ao congelador, já quem nem todas as embalagens oferecem essa propriedade específica. Por exemplo, recipientes produtos com matéria-prima que contém BPA (bisfenol) são perigosos para a saúde, portanto, seu uso não é indicado.
Normalmente, essas embalagens com substâncias tóxicas não fazem mal apenas para a saúde humana, mas também para o meio-ambiente. Nem todo material resiste às baixas temperaturas do congelamento, por isso esse é um dos primeiros quesitos a ser analisado. Mesmo que a embalagem seja fácil de ser usada e conserve bem o alimento, se não puder ir ao freezer todas as outras características não serão tão úteis.
Formato e tamanho
No mercado, há uma variedade de tamanhos e formatos de embalagens para marmitas. Nessa etapa, a escolha vai depender do tipo de alimento que será acondicionado e também da quantidade, claro. Marmitas com refeições completas, com carboidrato, proteína e legumes, por exemplo, precisam ser maiores e funcionam bem nos formatos retangulares.
Já um creme ou sopa, por exemplo, pode muito bem ser colocado em embalagens redondas e mais altas, que oferecem mais segurança para líquidos. Quanto aos tamanhos, tudo vai depender se a marmita é individual ou se serve mais de uma pessoa. Normalmente, o que funciona para refeições congeladas são porções individuais.
Facilidade de uso
Quem procura por marmitas congeladas, certamente, está em busca de praticidade e facilidade na rotina. Por isso, esse quesito também é muito relevante e deve ser considerado. Por exemplo, a embalagem pode ser levada ao forno convencional, micro-ondas ou mesmo aquecida em banho-maria?
Cada possibilidade que ela oferecer será uma vantagem que os consumidores valorizarão. Atualmente, também existe uma preocupação ambiental, então, o ideal é oferecer embalagens biodegradáveis sempre que possível.
Além do mais, procure adquirir esses produtos em fornecedores de confiança, que são especialistas no assunto e referência no mercado. Trabalhando com esses parceiros, você terá à disposição o que há de melhor no mercado e, consequentemente, oferecerá isso aos clientes.
E se você gostou deste post sobre embalagem para marmitas congeladas, aproveite para deixar seu comentário com dicas e sugestões para os próximos conteúdos!