Entregar produtos inovadores e de qualidade é, sem dúvida, um desafio constante. Soma-se a isso a preocupação com a segurança alimentar dos consumidores. Aliás, normas como a NBR 15635 são criadas justamente para o alcance de um controle mais rigoroso dos itens oferecidos.
Que tal, então, aprender um pouco mais sobre ela? Ao atender as exigências da NBR 15635, as empresas têm condições de solicitar o selo de certificação que atesta a segurança dos seus produtos. Assim, ganham a confiança dos clientes e aumentam as chances de que o valor de seus alimentos seja mais facilmente percebido.
Entenda, neste post, o que é a NBR 15635, sua importância, quais as exigências da norma e como obter o selo de certificação!
O que é a NBR 15635?
A NBR 15635, de 2008, é a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que determina quais são os requisitos a serem seguidos para a manipulação correta de alimentos. Tal documento é importante para garantir não apenas a segurança do consumidor, mas também das empresas preocupadas com a qualidade do que produzem.
Trata-se dos quesitos de boas práticas higiênico-sanitárias e controle operacionais fundamentais para as empresas. Ideal para o setor de alimentos prontos para o consumo, a NBR 15635 especifica quais são as medidas necessárias para comprovar e documentar a produção alimentar em condições apropriadas.
As principais vantagens dessa norma são as seguintes:
- promove a segurança dos alimentos;
- diminui perdas de matérias-primas;
- beneficia a organização interna do estabelecimento e, por conseguinte, favorece a produtividade.
Quais são as exigências da norma?
Todos os processos de fabricação de alimentos devem ser calcados na NBR 15635. Cabe às empresas planejar, implantar, implementar e manter as boas práticas, abarcando os procedimentos operacionais padronizados (POP) e o controle de algumas operações vistas como essenciais durante a produção alimentar.
Após certificarem-se de que as boas práticas estão bem implementadas, as empresas precisam implantar o sistema APPCC (Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e empregar um modelo de gestão para o trabalho. Saiba, a seguir, quais são os fundamentos desse sistema:
- monitoramento dos indicadores de segurança predeterminados (limites críticos);
- correções/ações corretivas, caso os limites críticos sejam descumpridos, a fim de reaver o controle da etapa;
- verificação do procedimento para atestar que está adequado às exigências;
- registro dos controles e dos procedimentos executados.
Como obter a certificação?
Ao cumprir com as determinações da NBR 15635, a empresa pode solicitar a certificação de boas práticas higiênico-sanitárias e controles operacionais essenciais. Veja, abaixo, o passo a passo para obter o selo, que é expedido pela ABNT!
1ª etapa
O profissional responsável pela tarefa precisa se inteirar profundamente sobre a NBR 15635 e planejar a aplicação da norma no contexto da empresa onde trabalha.
2ª etapa
É necessário adequar as instalações e os processos da fábrica aos padrões exigidos. Muitas empresas procuram por consultores especializados para orientá-las durante essa fase.
3ª etapa
A empresa deve ser auditada por um órgão de certificação autorizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O trabalho envolve testes dos produtos e verificação dos serviços e sistemas. Se tudo estiver em conformidade com a norma, o selo é expedido.
Então, entendeu a importância da NBR 15635? Seguindo essa norma, a empresa recebe a certificação da ABNT e ganha reconhecimento por fornecer produtos livres de contaminação. Portanto, o selo é fundamental para garantir a qualidade dos itens oferecidos e promover a segurança alimentar dos consumidores.
Foi útil aprender sobre a NBR 15635? Se você se preocupa com a segurança dos alimentos que sua empresa produz, conheça, agora mesmo, os principais pontos da norma ISO 22000!