Gestores preocupados em oferecer excelência nos produtos e em entregar qualidade aos clientes devem saber qual a percepção de valor dessas mercadorias e como o consumidor enxerga essa questão. No mundo dos negócios existe uma extenuante corrida para compreender como o consumidor enxerga o valor no que é oferecido pelas empresas, para que elas possam valorizar os serviços e os produtos, oferecendo a melhor experiência de consumo possível.
Caso você ainda esteja um pouco confuso sobre esse tema, não se preocupe, pois desenvolvemos este texto exatamente para auxiliá-lo a compreender o que é percepção de valor e como valorizar os seus produtos.
Confira agora o conteúdo!
O que é percepção de valor e qual a sua importância?
O ponto-chave que você deve compreender sobre esse assunto é que as empresas vendem valor agregado aos produtos e serviços da marca. Isso é uma questão de praxe para diversos profissionais de marketing e de vendas, devendo estar na ponta da língua de quem trabalha na área.
Entretanto, é desafiador especificar do se trata esse valor e como chegar a agregá-lo aos produtos de uma empresa. O que você deve compreender é que essa é uma maneira de otimizar a percepção do cliente sobre a marca para aumentar as vendas, ao mesmo tempo que gera certa satisfação nos consumidores.
Nesse sentido, o valor está diretamente associado à satisfação, o que acarreta um aumento da percepção desse valor agregado por parte do cliente que consome. É exatamente por esse motivo que a percepção de valor é extremamente importante para alavancar as vendas de uma corporação, no sentido de entregar produtos e serviços com excelência para atrair mais clientes satisfeitos.
Como o consumidor enxerga valor nos produtos?
Agora que você sabe o que é percepção de valor e qual a sua importância para as vendas de uma empresa, confira os principais tópicos sobre como o consumidor valoriza os produtos de uma marca.
Leia!
Qualidade dos produtos
Oferecer produtos de alta qualidade, para posicionar o que é vendido em um patamar superior ao que é encontrado no mercado, agrega maior percepção de valor às suas mercadorias. Isso significa que, por mais que entregar algo melhor saia mais caro para empresa, obter uma performance maior que a concorrência implicará boas recompensas e resultados, principalmente na percepção de valor da marca.
Marketing
Por meio do marketing que a sua empresa faz sobre os produtos é que a ideia de valor passa a ser percebida pelos clientes. Então, é por meio de uma identidade de marca construída de maneira acertada, além de promoções e campanhas para divulgar essas vantagens, que a percepção de valor se torna enfatizada. Assim, ela agrega mais qualidade ao que você oferece no mercado, no sentido de transmitir uma mensagem de que seus produtos são algo de extrema qualidade e valor.
Utilidade
Vender produtos e serviços úteis, e que ofereçam soluções em detrimento de simplesmente uma mercadoria comum, é um dos pontos mais marcantes da percepção de valor. Isso porque mercadorias comuns são vendidas para o público em geral, enquanto uma solução serve para acabar com as dores de cabeça específicas dos clientes. Por meio desse entendimento, é possível valorizar a maneira como os seus consumidores enxergam os seus produtos.
A Volk do Brasil entrega produtos de extrema qualidade aos clientes, de uma maneira a aumentar a percepção de valor sobre a marca. Por exemplo, veja o nosso Termômetro Descartável de Cozimento Pop Up. Esse é um indicador de cozimento mais preciso da sua categoria no mundo inteiro. Qualquer pessoa que for cozinhar um delicioso frango assado estaria pronta para comprar esse item e fazer o melhor prato para o jantar. Isso, sim, é agregar valor ao produto, não é mesmo?
Procurando por produtos de segurança e praticidade alimentar? Acesse agora o site da Volk do Brasil e confira o que existe de melhor no mercado!