É fato que um dos fatores mais impactantes ao meio ambiente é o descarte de lixo. Afinal, com o consumismo exacerbado, muitos produtos de difícil decomposição têm sido jogados em lugares impróprios, como rios, lagos e até mesmo áreas florestais, comprometendo, assim, o ciclo da natureza. Logo, é preciso que haja um descarte consciente, a fim de que e a fauna e flora não sejam comprometidas.
Somado a isso, muitas indústrias descartam lixos ditos “pesados” na natureza, como é o caso de óleo, resíduos tóxicos, vidros, corantes químicos e peças de computadores e celulares, que, além de prejudicar a saúde, podem comprometer o solo e as plantações.
Gostou do conteúdo apresentado? Então, prossiga a leitura e fique por dentro de mais novidades acerca desse assunto!
O que é o descarte consciente e qual a sua importância para as indústrias?
É preciso que as empresas adotem a coleta seletiva, visto que é uma boa estratégia para desenvolver um descarte consciente e não prejudicar o meio ambiente. Nesse sentido, é importante que os gestores estipulem regras no ambiente empresarial, separando o lixo conforme sua procedência, como plástico, vidro e metais.
Além disso, é importante criar na instituição uma certa consciência acerca da importância da reciclagem, educando os próprios colaboradores, a fim de que a própria equipe seja a favor dessa causa social. Portanto, disponibilizar lixeiras separadas por cor e sinalização é uma excelente maneira para um bom descarte de lixo.
Como pode ser feito o descarte consciente nas indústrias?
Essa não costuma ser uma tarefa fácil. Nesse sentido, algumas regras precisas ser impostas no campo empresarial, para que a empresa consiga fazer o descarte de maneira segura e responsável.
Listamos algumas sugestões abaixo. Leia com atenção!
1. Instrua os colaboradores
Tudo começa com uma equipe engajada. Nesse ínterim, oriente seus funcionários a descartar o lixo em lixeiras corretas, faça palestras e cursos que mostrem o impacto do lixo contaminado no lençol freático e no meio ambiente. Assim, esses funcionários terão essas práticas como costume e, dessa forma, eles conscientizarão outras pessoas.
2. Reciclagem
Outra estratégia importante que vale a pena ser adotada pelas empresas é a reciclagem. Criar o hábito de separar produtos é uma excelente opção, visto que, além de gerar um dinheiro extra e evitar o acúmulo de lixo na natureza, ajudará a sua empresa a ser bem-vista no mercado. Afinal, uma instituição que se preocupa com as causas sociais está à frente da concorrência.
3. Faça uma boa separação do lixo
O lixo industrial é dividido em classes, de acordo com as suas reações. Nesse contexto, temos os ditos “perigosos”, que são aqueles altamente tóxicos; temos os inertes, que são contaminantes; e os não contaminantes. Portanto, é importante que haja essa separação, para não gerar despesas para a natureza.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre o descarte consciente, tente orientar os seus colaboradores para fazer essa separação da maneira correta, a fim de não gerar danos futuros.
Gostou do conteúdo apresentado? Então, não perca tempo e compartilhe este post nas redes sociais, para que seus amigos também fiquem por dentro desse assunto.