Pular para o conteúdo Menu fechado
Blog da Segurança Alimentar
  • SOBRE
  • MATERIAIS
  • CONTATOS
ACESSE O SITE
Blog da Segurança Alimentar
Pesquisar por:
Pesquisar por:

Add custom text here or remove it

  • SOBRE
  • MATERIAIS
  • CONTATOS
ACESSE O SITE

3 ações para prevenir a contaminação microbiológica na indústria

12/09/2022 Artigos Blog da Segurança Alimentar

Quando assunto é alimentação, todo cuidado é pouco. Afinal, pequenos deslizes podem gerar grandes problemas, como contaminação microbiológica, vencimento do material perecível e, até mesmo, desperdício, fazendo com que a empresa perca dinheiro.

Nesse sentido, todas as etapas de fabricação, empacotamento e distribuição dos insumos devem ser bem rastreadas, a fim de não gerar dor de cabeça — nem para os empresários e, muito menos, para os consumidores. Tudo precisa ser bem rastreado.

Esse assunto é importante para sua empresa? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais informações sobre contaminação microbiológica!

O que é a contaminação microbiológica e como se diferencia das outras?

Em primeiro lugar, é preciso pontuar que a contaminação de alimentos é caracterizada pela presença de qualquer material estranho. Ela pode ser classificada de três formas: física, química e biológica.

A contaminação física é quando existem alguns fragmentos estranhos no alimento, como insetos, pedaços de pedra e cabelo. A química é aquela que apresenta metais pesados, corantes, aditivos e inseticidas. A contaminação microbiológica é caracterizada pela presença de vírus, leveduras, fungos, bactérias e parasitas.

Quais as 3 principais ações para prevenir a contaminação microbiológica nas indústrias?

Todas as empresas alimentícias precisam se preocupar com a conservação e a fabricação dos seus alimentos. Isso porque tudo precisa ser bem preparado, desde o lugar em que os alimentos serão guardados até a temperatura e a embalagem.

Portanto, listamos, a seguir, algumas dicas para tentar evitar a contaminação microbiológica em sua indústria. Leia com atenção.

1. Limpar e higienizar

Esse, sem dúvidas, é um dos principais fatores para se evitar uma contaminação microbiológica. Afinal, na maioria das vezes, os parasitas costumam se proliferar em ambientes sujos. Portanto, é importante manter a higienização do ambiente, bem como dos equipamentos utilizados e das próprias formas e aparatos usados para a produção.

2. Não deixar de usar EPIs

Essa dica é mais voltada para os colaboradores e funcionários responsáveis pela etapa de fabricação dos produtos. Nesse sentido, é importante que eles usem capotes e luvas — as nossas mãos e a nossa saliva são áreas do corpo com muita incidência de microrganismos. Logo, para que não haja essa contaminação, o uso dessas ferramentas de segurança é indispensável.

3. Dar atenção às embalagens

Muitas vezes, os empreendedores imaginam que somente nas etapas de produção o insumo pode ser contaminado, mas é preciso ficar atento quanto às embalagens. Isso porque elas também podem ser reservatórios de seres patógenos. Portanto, antes de empacotar os produtos, esterilize as embalagens e as mantenha em lugares higienizados, a fim de que o produto não seja contaminado.

Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a contaminação microbiológica, as suas consequências e quais as principais formas de evitá-la, monitore com mais cautela o processo de produção de insumos da sua empresa. Com essa responsabilidade, além de gerar maior lucratividade para a sua indústria, evitando desperdício, você estará cuidando dos seus clientes.

Gostou do conteúdo apresentado? Então, não perca a oportunidade, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar o seu negócio!

Publicado em:Artigos

Navegação de Post

Anterior Post anterior: 3 boas práticas ambientais que podem ser adotadas na sua indústria!
Próximo Próximo post: O que é percepção de valor e como o consumidor enxerga isso?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivo

Posts recentes

  • Leis ambientais: entenda como impactam a indústria de alimentos
  • Saiba como fazer a rastreabilidade de alimentos na indústria
  • 5 pontos de prevenção de queimaduras durante a produção de alimentos
  • Contaminação ambiental: sua empresa sabe como evitar?
  • Higienização de ambiente: 4 pontos para se atentar!

Copyright © 2021 – todos os direitos reservados – Volk do Brasil