Uma indústria lida com diversas tarefas e processos durante o seu dia a dia e, durante a realização das atividades, é preciso muita atenção e cuidados. Afinal, existem muitos riscos na indústria de alimentos exclusivos a ela.
Ao contar com as ferramentas tecnológicas, no entanto, é possível ter o controle eficiente de todas as atividades, mapear o fluxo, engajar os colaboradores e deixar as tarefas mais transparentes, reduzindo os riscos da operação.
A seguir, você saberá quais são os principais riscos da indústria de alimentos e a importância de utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs).
Objetos cortantes
Na indústria de alimentos é normal que os colaboradores se deparem com objetivos cortantes durante suas atividades. É preciso que eles saibam utilizá-lo para não se cortarem ou se machucarem durante a realização das obrigações.
Excesso de calor
Outro risco que merece atenção e cuidado na indústria de alimentos é o excesso de calor em algumas áreas. É primordial ficar atento à temperatura do local ou de algumas regiões para não existir queimaduras ou outros problemas que possam afetar o bem-estar dos colaboradores.
Além do mais, é preciso destacar que as Normas Regulamentadoras (NR) tratam também das questões ergonômicas. Ou seja, elas têm o objetivo de garantir a segurança dos colaboradores, não permitindo que eles sejam submetidos a condições que afetem a sua saúde física e mental.
Transporte
O transporte consiste em um risco externo e deve ser realizado por um profissional capacitado. Uma empresa do setor alimentício precisa contar com colaboradores capazes de realizar o transporte de insumos e produtos finalizados, mas é preciso cuidado durante a tarefa.
Essa etapa da produção oferece risco tanto para o profissional quanto para a mercadoria, além de gerar perdas e desperdícios. Por isso, é fundamental se certificar de que a carga está devidamente armazenada e em condições adequadas antes de dar início às operações logísticas.
Uso de máquinas
O uso de máquinas oferece riscos, como lesões e infecções. Afinal, durante o manuseio podem acontecer cortes. Com a utilização dos EPIs adequados e com um treinamento eficiente, os acidentes de trabalho podem ser evitados. Não esqueça também de que é preciso cumprir todas as normas e regras de manuseio.
Vazamentos
No setor alimentício pode acontecer vazamentos de produtos e pode ser um risco para os colaboradores. Para evitar situação e perigo, é necessário que um profissional preparado resolva o problema. Não é indicado que um motorista, por exemplo, tente resolver algo que não é da sua função. Ainda é preciso destacar, que o funcionário deve estar utilizando todos os EPI´s.
Como vimos, a indústria de alimentos apresenta diversos riscos. Logo, a utilização de EPIs adequados são primordiais para aumentar a produtividade e para reduzir as chances de acidentes. Caso aconteçam problemas maiores, a cadeia de produção fica prejudicada e o funcionário precisa se afastar das suas atividades.
Portanto, a utilização de respiradores, protetores auriculares, roupas de proteção térmica, avental, mangote, óculos de proteção, botas de borracha e luvas de proteção são imprevisíveis. Os riscos na indústria de alimentos existem, mas, com boas estratégias e cuidados, é possível evitar adversidades.
Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e receba mais novidades em seu e-mail!