A integridade física dos colaboradores de uma empresa é fundamental. Dessa forma, é preciso ficar atento a NR 6, pois a norma regulamentadora contempla importantes informações a respeito da utilização dos equipamentos de proteção individual à segurança do trabalhador.
Os colaboradores de uma indústria, por exemplo, estão sujeitos a sofrer acidentes de trabalho, sejam eles físicos, químicos ou biológicos. Logo, é fundamental cumprir com as normas da segurança do trabalho para garantir que as atividades sejam realizadas com segurança e sem maiores contratempos para os profissionais e para a empresa.
Continue a leitura e saiba como cumprir as normas de segurança na indústria alimentícia!
Quais os objetos da NR 6?
Todas as empresas têm a obrigação de garantir um local seguro para os trabalhadores durante a realização de suas obrigações. Da mesma forma, é obrigação dos colaboradores cumprirem com todas as regras estabelecidas a respeito dos equipamentos de proteção individual para evitar possíveis acidentes.
Com o objetivo de estabelecer e regulamentar os EPIs que devem ser utilizados pelos trabalhadores nas indústrias, foi criada a NR 6. A norma fornece embasamento à obrigatoriedade dos equipamentos para a segurança de toda a equipe.
Com ela é possível entender a respeito do EPIs, como eles devem ser utilizados e em quais situações eles são indispensáveis, além de conhecer as ações e as penalidades de não os utilizar.
Quais EPIs devem ser utilizados?
É fundamental conhecer a respeito dos EPIs que precisam ser utilizados para proteger as partes do corpo, assim você consegue garantir a integridade física dos colaboradores e cumpre com as exigências do Ministério do Trabalho. Veja a seguir os equipamentos indispensáveis em uma indústria de alimentos:
- cabeça: capacete, capuz;
- face: protetor facial, protetor auditivo, óculos de proteção;
- respiratório: máscaras descartáveis, respirador de adução de ar, respirador purificador de ar não motorizada e motorizado;
- tronco: vestimentas;
- mãos: luvas, manga, creme protetor, braçadeira;
- pés: meia, calçados apropriados, calça, perneira.
Como garantir que a norma seja cumprida?
Apenas conhecer a respeito da NR 6 e não garantir que ela seja cumprida durante a realização das atividades dentro das indústrias não é ideal. Dessa forma, é válido adotar estratégias que façam os colaboradores usarem corretamente os EPIs.
Sendo assim, é válido criar um checklist de verificação, um plano de ações para manter os padrões legais e realizar um eficiente treinamento com a equipe para que todos conheçam todos os equipamentos e sua importância.
Ao garantir o cumprimento da norma, diversos contratempos são evitados e a indústria consegue atuar de forma satisfatória. Além do mais, é válido ressaltar que a utilização dos EPIs retém talentos e melhora a produtividade, uma vez que a empresa se mostra preocupada com seus funcionários.
Portanto, o gestor de uma indústria de alimentos precisa conhecer a respeito da NR 6 EPIs para garantir a proteção e a segurança de seu time. Sem os devidos cuidados, o bem-estar dos colaboradores e a realização das atividades podem ser prejudicados.
Gostou do nosso conteúdo? Então, aproveite para assinar nossa newsletter para receber mais conteúdos em seu e-mail!