Os estilos de vida e os comportamentos das pessoas apresentam impacto positivo no setor de alimentos e geram diversas e distintas oportunidades de investimentos. Entender a causa dessa demanda ajuda as organizações a delinearem estratégias mais eficazes nas tendências de alimentação.
A palavra tendência, nesse contexto, pode ser definida como a propensão dos indivíduos a modificar hábitos já estabelecidos. A ação é resultado das amplas e complexas mudanças econômicas, sociais, culturais e políticas que se traduzem em constante influência na vida das pessoas.
Pensando nisso, abordaremos neste artigo as principais tendências de alimentação para serem seguidas, ressaltando o comportamento do mercado atual. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
O panorama do mercado de alimentação
No contexto de crise financeira vigente, nos setores da indústria e do comércio, o mercado alimentício vivencia um período de prosperidade. A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), por exemplo, aponta que o setor de alimentos no Brasil cresceu em receita cerca de 2,8% no ano de 2018. A tendência para os próximos anos é de otimismo e expansão.
Na lógica capitalista, se cresce o público consumidor, aumenta também a concorrência. Nesse contexto, sobressai o melhor produto e o atendimento mais especializado. Por isso, no mercado alimentício, quem diversifica suas mercadorias e serviços se destaca. Em geral, os exemplos de sucesso são os de quem buscou se adequar às mudanças de consumo e se arriscou na ampliação do negócio.
Atualmente, o consumidor busca informações relevantes, produtos saudáveis, lê os rótulos e se atenta aos ingredientes e as formas de fabricação. Muitos também pesquisam na internet antes de realizar a compra, pois procurar saber a opinião de quem já experimentou o produto.
Dessa forma, é evidente que o mercado de alimentação busca atender as preferências dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes e com comportamentos diferentes. Conheça, a seguir, as principais tendências de alimentação desse público.
As influências das tendências de alimentação
Em primeiro plano, é importante destacar que houve, nos últimos anos, uma melhoria no nível de educação e renda da população brasileira, o que influenciou a tendência de alimentação.
Mais conscientes, os clientes passaram a ser também mais exigentes e criteriosos. Consequentemente, tornou-se crescente a procura por alimentos de qualidade com garantia de procedência. Ingredientes e opções menos processadas também têm ganhado espaço, conquistando a preferência dos clientes.
De acordo com os resultados da pesquisa Brasil Food Trends 2020, as exigências e tendências dos consumidores dividem-se em cinco categorias:
Sensorialidade e prazer
Associam-se ao aumento do nível de educação, informação e renda da população. Em diversos países, os consumidores têm dado mais valor as artes culinárias e as experiências gastronômicas, o que influencia tanto o setor de serviços de alimentos bem como o desenvolvimento de produtos industrializados.
Saudabilidade e bem-estar
Essa tendência tem origem em aspectos como o envelhecimento da população, a relação de certas dietas às doenças, além da renda e da vida nas grandes cidades, que influenciam a busca por um estilo de vida mais saudável. A procura por alimentos funcionais, produtos para dietas e controle do peso e o crescimento de produtos orgânicos são os principais segmentos que surgem a partir dessa tendência.
Conveniência e praticidade
As tendências de conveniência e praticidade são incentivadas, sobretudo, pelo ritmo de vida nos centros urbanos e pelas mudanças percebidas na estrutura tradicional das famílias. Por isso, cresce a demanda por refeições prontas e semiprontas, alimentos de fácil preparo, embalagens de fácil abertura, fechamento e descarte, além dos produtos para preparo em forno micro-ondas e serviços de delivery.
Confiabilidade e qualidade
Alguns consumidores optam por produtos seguros e de qualidade reconhecida e valorizam a garantia de origem e os selos de qualidade, adquiridos por meio de práticas de fabricação confiáveis e controle de riscos mais rigorosos.
Sustentabilidade e ética
Já as tendências de sustentabilidade e ética está relacionada ao aparecimento de consumidores preocupados com o meio ambiente e interessados em prestar auxílio às pequenas comunidades agrícolas e ajudar nas causas sociais.
Ainda segundo o relatório Brasil Food Trends 2020, algumas características são mais valorizadas pelos novos consumidores quando o foco é saúde e bem-estar. Entre elas estão:
- produtos benéficos ao desempenho físico e mental;
- produtos benéficos à saúde cardiovascular;
- produtos benéficos à saúde gastrointestinal;
- para dietas específicas/restritivas/alergias alimentares;
- com aditivos e ingredientes naturais;
- funcionais (com valor nutritivo agregado);
- isentos ou teor reduzido de sal, açúcar e gorduras (better-for-you);
- orgânicos;
- energéticos;
- minimamente processados.
As principais tendências de alimentação
Baseado nessas categorias e nas características abordadas, podemos dividir as tendências alimentícias em 5 principais grupos. Confira!
1. Alimentação saudável
Segundo um levantamento do Sebrae, a procura por alimentação saudável cresceu 98% nos últimos anos no Brasil. Cada vez mais as pessoas passaram a priorizar os produtos naturais/orgânicos, demonstrando o motivo de o mercado estar tão favorável.
Cabe ressaltar, ainda, que o público vegetariano e vegano também cresceu. Em função de suas restrições alimentares, necessitam de produtos saudáveis ainda mais específicos e escassos no mercado de alimentos.
2. Queda de industrializados
É fácil perceber que se a comida saudável cresceu, os alimentos industrializados consequentemente entraram em declínio. A preocupação com a saúde e o bem-estar alterou a preferência dos clientes. As pessoas estão optando por alimentos frescos, feitos em casa ou sob encomenda do que comida industrial processada.
3. Grab and go
Com a rotina cada vez mais corrida, os consumidores têm exigido mais conveniência em suas refeições. A opção “grab and go” é uma forma de atender aquele público que não quer gastar muito tempo comendo em restaurantes. Seu objetivo é oferecer comidas mais saudáveis e frescas embaladas de forma prática.
4. Técnicas artesanais
A desconfiança em relação à indústria de alimentos faz com que a busca por técnicas artesanais seja resgatada. Os clientes buscam pratos mais elaborados, priorizando a praticidade e a originalidade. Além de valorizar a produção de alimentos como pães, queijos e iogurtes com práticas mais manuais.
5. Delivery
Graças aos aplicativos iFood, Rappi e Uber Eats, o serviço de delivery continua a crescer. Afinal, facilitar a vida do cliente tornou-se essencial. Até pouco tempo, o delivery se resumia a refeições rápidas e calóricas, como pizzas e sanduíches. Contudo, a tendência é que a ideia de entrega em casa conquiste mais variedades gastronômicas, acrescentando pratos diversificados e sobremesas mais requintadas.
A importância de boas embalagens para alcançar as tendências
A embalagem tem um papel vital no mercado de alimentos e bebidas. Pode ser usada para conferir uma vantagem competitiva ao produto, para aumentar o valor aparente dele ou para oferecer uma vantagem funcional, influenciando a frequência de consumo.
Além das funções de preservação/conservação, os fabricantes associaram a importância da embalagem para a comunicação com o consumidor e isso tem sido um fator que impulsiona a inovação no setor. A inovação na embalagem pode determinar onde e quando o alimento será consumido.
Design, interatividade, praticidade, personalização, matéria-prima, segurança alimentar, entre outros, são algumas das principais características que os consumidores procuram ao adquirirem um produto.
Como vimos, a busca por alimentos saudáveis é a forte tendência no mercado alimentício. Por isso, investir em rótulos adequados, com detalhes de informação nutricional e embalagens sustentáveis pode ser uma excelente técnica para conquistar mais consumidores e superar a concorrência.
Por fim, nota-se que as transformações nos fatores de demanda estão levando a significativas mudanças no comportamento do consumidor, que, consequentemente, refletem na indústria de alimentos em ingredientes, processos e embalagens que integram um produto.
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