A higienização e segurança na produção de alimentos é um tema de grande importância nas grandes indústrias, mas nem sempre é observado como deveria pelos pequenos empreendedores individuais. Entretanto, se quiserem manter a competitividade no mercado, eles também precisam atentar para as boas práticas.
O que os impede, afinal? Muitos produtores não sabem como fazer ou por onde começar, outros acreditam que é impossível atender às exigências previstas em normas de segurança alimentar. A boa notícia é que dá, sim, para aplicar medidas que contribuam com alimentos mais seguros e de qualidade — e ainda lucrar com isso.
Neste artigo, vamos mostrar qual é a importância da higienização e segurança na produção de alimentos, quais as vantagens de seguir as normas vigentes e como fazer isso. Veja!
Importância da higiene e segurança alimentar
A higiene alimentar não se refere apenas à lavagem correta dos alimentos. É preciso criar mecanismos para afastar qualquer possibilidade de riscos de origem biológica, química e física. Isso deve ser feito tanto pelas grandes indústrias como em produções de menor escala, ou seja, por empreendedores individuais que atuam no ramo.
Longe de serem despesas, higienização e segurança na produção de alimentos são investimentos. Afinal de contas, ao atentar para as boas práticas vigentes, o produtor evitará a contaminação dos itens alimentícios por bactérias e vírus ou eliminará outros agentes que poderiam prejudicar a saúde dos consumidores finais.
Precisamos lembrar de que a segurança alimentar é um conceito abrangente e que a higienização apropriada é um dos requisitos para a obtenção de um alimento seguro. No entanto, é fundamental seguir também as normas vigentes de produção, transporte e armazenamento, a fim de garantir a adequação dos itens alimentícios para o consumo.
No Brasil, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estabelece uma série de critérios para assegurar a qualidade dos alimentos e, por conseguinte, a proteção da saúde do consumidor. Há, também, normas internacionais, como a ISO 22000, que abrange toda a cadeia, desde a produção no campo à chegada do alimento à mesa, e a FSMA (Food Safety Modernization Act), uma referência no setor alimentício.
Benefícios da higienização e segurança na produção de alimentos
Investir em higienização e segurança na produção de alimentos só traz vantagens ao empreendedor. Abaixo, listamos os principais benefícios. Confira!
Evita perdas
Quando o alimento está dentro dos padrões estabelecidos, as chances de atrair e fidelizar fornecedores aumentam. Se o produtor se esforçar um pouco para obter algum selo de qualidade reconhecido, melhor ainda. Tais condições favorecem a comercialização de toda a produção e evitam perdas e prejuízos. Em um mercado cada vez mais exigente, estar atento a isso pode significar a sobrevivência do negócio.
Assegura o fornecimento de itens de qualidade
Pegando um gancho do tópico anterior, qual é o fornecedor que não deseja adquirir itens alimentícios de alta qualidade? É óbvio que os compradores estão atrás dos melhores produtos. Afinal, assim eles ganham a preferência dos seus clientes ou consumidores e garantem o lucro. Para o fornecimento de excelentes mercadorias, a higienização e segurança na produção de alimentos é fundamental.
Preserva o valor nutritivo e o sabor dos produtos
Ao aderir às práticas de higiene e segurança dos alimentos, os produtores preservam o valor nutricional e o sabor natural dos itens. Logo, fornecem produtos de qualidade que contribuem com a saúde dos consumidores finais. Embora determinadas medidas devessem ser uma obrigação, nem todos que atuam no segmento alimentício as cumprem. Contudo, você só tem a ganhar ao segui-las.
Aumenta a produtividade
Se a higienização adequada, por si só, contribui para preservar a qualidade dos alimentos, a segurança alimentar como um todo garante o aperfeiçoamento e o aumento da produção. Isso acontece porque há um controle rigoroso de todos os processos, desde cuidados com o cultivo no campo até as medidas adotadas no ambiente produtivo, na armazenagem, no transporte e nas formas de consumo.
Melhora a imagem do pequeno empreendedor no mercado
Qual empreendedor não quer se tornar uma vitrine no mercado? Devido à alta competitividade, muitos deles patinam e não sabem como chamar a atenção dos fornecedores. Começar investindo na higienização e segurança na produção de alimentos é um excelente caminho. Logo, os potenciais clientes estarão convencidos de que é vantajoso fazer negócios com você.
Garante o cumprimento das normas
Atender às normas de segurança alimentar é possível se houver interesse do produtor em entregar produtos melhores e que façam bem à saúde. Aliás, fornecedores e consumidores finais sempre darão preferência por itens alimentícios que estejam dentro dos padrões vigentes. Afinal de contas, a qualidade deles é superior, logo, eles têm mais saída e geram lucros maiores.
Medidas para adequar-se às normas de segurança dos alimentos
Algumas boas práticas são fundamentais para garantir a higienização e segurança na produção de alimentos. Entre elas, vale citar:
- o local de produção, o qual deve estar livre de contaminação;
- a esterilização dos equipamentos;
- a manipulação adequada dos itens alimentícios por parte dos funcionários;
- o armazenamento correto dos produtos;
- o treinamento dos colaboradores;
- a higiene e a saúde dos manipuladores de alimentos.
Além disso, é preciso dar a devida atenção às embalagens nas quais os itens alimentícios serão armazenados. A opção por itens que atendam toda a cadeia do produto, da conservação ao preparo pelo consumidor, é a mais indicada. É preciso, ainda, recorrer a alternativas resistentes, fáceis de usar e que não causem danos ao meio ambiente.
Da mesma forma, soluções como o termômetro descartável de cozimento — Pop up® — são essenciais por garantirem a precisão da temperatura, bem como a qualidade e a segurança do alimento. Outro exemplo são os sacos de assar em nylon ou poliéster, os quais oferecem praticidade na preparação de produtos alimentícios congelados até a completa cocção.
Melhorar a higienização e segurança na produção de alimentos pode ser muito simples. Além de seguir as boas práticas vigentes, investir em soluções inovadoras, modernas e práticas faz toda a diferença para que o produto chegue à mesa do consumidor final com todas as propriedades adequadas para o consumo, de modo a conquistar a preferência dele.
Está considerando adquirir itens de segurança e praticidade alimentícia? Então, entre em contato com a Volk do Brasil e conheça as soluções que temos a oferecer!