
Certamente, você já deve ter ouvido alguém reclamar que os alimentos industrializados têm muita química atualmente. Ou mesmo já deve ter visto alguma reportagem sobre os malefícios do consumo de produtos com essas substâncias. O uso de aditivos químicos em alimentos é um assunto que gera muitas dúvidas e polêmica entre os consumidores. A maioria das pessoas consome essas substâncias sem ao menos saber o que são e para que servem.
Se você se encaixa nesse perfil, então continue a leitura deste texto. A seguir, explicaremos mais sobre o uso de aditivos químicos em alimentos.
Acompanhe!
O que são os aditivos químicos usados em alimentos?
A ANVISA chama de aditivos químicos qualquer substância que não tem valor nutritivo e é usada intencionalmente na indústria alimentícia. Os objetivos dos aditivos são modificar, preservar e intensificar as características físicas, sensoriais, químicas e biológicas dos alimentos.
Diante dessa definição, é certo afirmar que as substâncias adicionadas aos alimentos que tenham valor nutritivo, como vitaminas e sais minerais, não são consideradas aditivos químicos. Identificar um aditivo químico no rótulo dos produtos industrializados é muito simples. Tudo aquilo que não fizer parte dos ingredientes básicos do alimento (farinha, ovo, óleo, fermento, água e assim por diante) são aditivos.
Qual a importância de conhecer os diferentes tipos?
É essencial conhecer os diferentes tipos de aditivos, pois eles podem afetar o alimento e a qualidade de vida dos consumidores, quando não usados de maneira correta. Cada ativo apresenta uma característica específica e tem uma finalidade. Sendo que alguns são para potencializar o sabor e outros são usados para suavizar. Ao conhecer suas principais características, você pode usá-los de forma correta e, consequentemente, terá um bom resultado nas produções.
Hoje, para conseguir se potencializar no mercado e conquistar clientes, é necessário produzir itens de qualidade e que satisfaçam os anseios do público-alvo. Não é nada satisfatório aplicar aditivos errados na sua fabricação, isso pode ocasionar um prejuízo elevado.
Quais os principais aditivos usados?
Alguns tipos de aditivos são muito usados nos alimentos, eles deixam o alimento mais saboroso e com uma consistência mais agradável para consumo.
A seguir, confira quais são eles!
Conservante
Os conservantes são inseridos nos alimentos para aumentar seu tempo de vida útil. Além disso, eles protegem os alimentos contra leveduras, bolores, bactérias e outros tipos de microrganismos que podem afetar o consumo do produto. O conservante mais usado é o ácido ascórbico.
Espessante
Os espessantes são usados para elevar a viscosidade dos alimentos sem alterar suas outras características, como o sabor. Assim, eles são aplicados nos alimentos para melhorar a consistência e a textura dos alimentos, por exemplo, de molhos, geleias, sorvetes, iogurtes, entre outros. Saiba que grande parte dos espessantes são carboidratos.
Flavorizante
Os flavorizantes consistem em aditivos que se parecem muito com os corantes, mas potencializam os sabores e aromas dos alimentos. Em diversos produtos industrializados são inseridos os flavorizantes de frutas, como sorvetes, balas e bolachas. Contudo, para as indústrias alimentícias, é mais satisfatório usar os flavorizantes sintéticos, já que apresentam um custo mais acessível e são obtidos de forma mais fácil e simples. Um dos mais usados é o glutamato de sódio.
Umectante
Os umectantes consistem em aditivos que reduzem a perda de umidade dos alimentos. Assim, eles impossibilitam o ressecamento do alimento, para isso, eles capturam a umidade do ambiente. O glicerol é um importante exemplo de umectante.
Adoçante
O adoçante é usado para realçar e potencializar o sabor mais doce do alimento. Em algumas situações, ele consegue aumentar a quantidade de caloria presente no alimento. A sacarose e a frutose são importantes exemplos de adoçantes.
Qual a importância de saber usar adequadamente tais aditivos e quais as recomendações?
Após conhecer melhor os principais aditivos inseridos nos alimentos, é preciso ficar atento às recomendações de uso. Visto que é primordial garantir a saúde e a segurança dos clientes.
Logo, algumas situações proíbem o uso de aditivos nos produtos alimentícios:
caso ele afete o valor nutritivo do alimento de maneira negativa;
se for constatado que não é um item seguro;
se o seu uso não evidencia os erros durante o processo de fabricação;
se induz o cliente ao engano;
caso ele não esteja autorizado pela legislação específica;
entre outras características que impossibilitam o uso.
Para que serve cada tipo de aditivo químico?
Existe uma grande variedade de aditivos químicos e cada um deles tem uma função específica. Confira, a seguir, uma lista com os principais aditivos de acordo com a sua função.
Sabor e aroma
- aromatizantes melhoram ou modificam o aroma do alimento;
- flavorizantes ou realçadores de sabor, como o próprio nome diz, potencializam o gosto do alimento. Um dos flavorizantes mais usados é o glutamato monossódico, presente em molhos e salgadinhos;
- acidulantes acentuam o sabor ácido dos alimentos;
- edulcorantes ou adoçantes, como aspartame e sacarina, têm a função de substituir a adição de açúcar.
Textura
- espessantes aumentam a consistência do alimento, como é o caso do ágar;
- emulsificantes aumentam a estabilidade da mistura, para que a água e os óleos não se separem;
- fermentos químicos são como os fermentos biológicos, porém, feitos de substâncias químicas;
- antiespumante inibem a efusão e a efervescência durante o preparo e o consumo do alimento.
Coloração
Os corantes são os aditivos químicos mais famosos. O objetivo dos corantes é mudar a cor dos alimentos e, obviamente, torná-los mais atrativos. Os corantes podem ser sintéticos, como o tartrazina, ou naturais.
Duração
A validade de um alimento, ou vida útil, é o tempo que ele se mantém íntegro após ser fabricado. Alguns aditivos químicos podem conservar as características físicas dos alimentos e aumentar a sua duração, como os:
- agentes de firmeza, que mantêm frutas e hortaliças crocantes por mais tempo;
- umectantes, que impedem os alimentos de se tornarem ressecados, ao perder água para o ambiente.
Quais são os critérios para o uso de aditivos químicos em alimentos?
Como já foi dito no início do texto, muitas pessoas se preocupam com o uso dos aditivos químicos em alimentos — e elas têm toda razão em se preocuparem. Embora os aditivos sejam muito importantes dentro da indústria alimentícia, o uso em grandes quantidades é nocivo à saúde.
Cada país tem sua regulamentação, que define a dosagem permitida de aditivos químicos. Aqui, no Brasil, a ANVISA é a responsável por determinar quais aditivos podem ser usados em alimentos e qual é a dosagem permitida por quantidade de massa.
Vale ressaltar que muitos desses aditivos, principalmente os corantes, podem causar reações alérgicas. Caso você sinta algum sintoma de reação alérgica ao ingerir um produto industrializado, procure o alergista quanto antes.
O uso de aditivos químicos em alimentos permitiu a evolução da indústria alimentícia. Muitas pessoas preferem ingerir alimentos não industrializados, para evitar o consumo dos aditivos. Se você também se preocupa com o uso de produtos químicos em alimentos, então não deixe de ler os rótulos.
Gostou do texto? Então, aproveite para curtir nossa página do Facebook e ficar por dentro de mais novidades!