Vários utensílios de cozinha foram desenvolvidos nos últimos anos para facilitar a vida de quem gosta de cozinhar — e os plásticos para assar carne são um bom exemplo disso. É claro que existem outras maneiras de se preparar um assado, mas nenhuma delas é tão prática e rápida quanto o uso dos sacos plásticos próprios para forno.
Neste conteúdo, daremos 6 dicas de receitas surpreendentes que podem ser feitas com o saco de assar. Além disso, vamos explicar por que seu uso deixa os alimentos mais saborosos e mostrar os cuidados que você deve ter com o material.
Ficou curioso? Então, continue a leitura!
O que são os sacos de assar?
Também vendido como “embalagem para cozimento”, o saco de assar, como o próprio nome já diz, nada mais é que um saco plástico próprio para ir ao forno. Esses utensílios de cozinha são compostos por um material com tecnologia resistente a altas temperaturas, chamado de plástico PET, um polímero que só derrete se exposto a temperaturas maiores que 260°C.
Como os alimentos ficam no forno em temperaturas entre 180°C e 220°C, o saco de assar não derrete. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que tais sacos também podem ser usados para conservar alimentos congelados. Portanto, se você quer guardar uma peça de carne no congelador, mas não sabe onde colocar, saiba que o saco para assar é a melhor opção. Além de também ser resistente a temperaturas baixas, ele conserva e protege o alimento.
Por que o saco de assar deixa os alimentos mais saborosos?
Os plásticos para assar carne simulam o processo que acontece dentro de uma panela de pressão: como o saquinho se mantém fechado durante todo o cozimento, o vapor aumenta a pressão interna e os alimentos ficam prontos mais rapidamente. Entretanto, o que isso tem a ver com a suculência dos assados, afinal?
Você já deve ter passado pela experiência de assar algum alimento no forno, sem a embalagem, e ele ficar ressecado por fora e cru por dentro. Isso acontece principalmente com as carnes. Contudo, os sacos para assar garantem o cozimento uniforme, já que os alimentos são cozidos no vapor. Sem contar que os itens assados dentro dos saquinhos ficam mais suculentos, pois o líquido não evapora. Todo o caldo permanece durante a cocção, o que faz com que os temperos penetrem mais nos alimentos.
Quais as características do saco de poliéster?
O saco de poliéster é muito usado para assar carne, ele tem um tamanho padrão e apresenta um lacre de vedação. Antes de inserir a carne no saco, é necessário temperá-la em um recipiente apropriado. Após isso, é só inseri-la no saco para assar e fechar com o lacre. O saco de assar de poliéster pode ser usado em forno convencional e micro-ondas. Saiba que a temperatura não pode exceder 200 graus.
Ainda, é válido mencionar que durante o seu uso é preciso fazer dois pequenos furos no saco, para que o vapor saia durante o processo de cozimento. Caso seja necessário, você pode cortar o excesso de plásticos que sobrar. Ao retirar o alimento do forno, é necessário tomar cuidado para não se queimar, por causa do vapor.
Quais são as melhores formas de usar as embalagens para cozimento?
O saco de assar pode ser usado no preparo de diversos pratos — e não somente para cozinhar carnes e peixes. Separamos uma pequena seleção de receitas que podem ser feitas com a embalagem para cozimento.
Confira a seguir.
1. Frango inteiro assado
Essa receita é muito simples. Para prepará-la, você vai precisar de um frango inteiro, manteiga com sal, uma cebola inteira, ervas e temperos de sua preferência. Sendo que o primeiro passo é retirar os miúdos e limpar o frango tanto por dentro quanto por fora — para lavá-lo, você pode usar uma mistura de água com limão. Em seguida, besunte toda a carne com a manteiga e tempere com sal.
Por fim, pique a cebola em pedaços grandes e coloque dentro do saco de assar. Recheie o interior do frango com ervas frescas de sua preferência e acrescente um pequeno cubo de manteiga para aumentar a suculência. Coloque o frango dentro do saco e leve para assar no forno em fogo médio. Após 40 minutos, aumente a temperatura e espere mais alguns minutos, para que a carne fique crocante por fora.
2. Peru de natal
Para esta receita, você vai precisar de:
- 300ml de shoyu;
- 1/3 de xícara de mel;
- pimenta-do-reino;
- gengibre;
- 2 dentes de alho;
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco;
- manteiga;
- peru de aproximadamente 3kg.
Misture em uma tigela grande o shoyu, o mel, os grãos de pimenta-do-reino amassados, o gengibre bem picado, os dentes de alhos amassados, o vinagre e meia xícara de chá de água quente. Coloque o peru dentro do saco para assar junto à mistura, feche-o e deixe na geladeira por 12 horas.
Não se esqueça de virar a ave algumas vezes, para que o tempero pegue em todas as partes. Retire o peru da marinada, recheie com sua farofa preferida, volte-o para o saco de assar (dessa vez sem a mistura) e leve ao forno por aproximadamente duas horas.
3. Omelete no saco de assar
Os ingredientes necessários são:
- 2 ovos;
- 2 colheres de sopa de queijo ralado;
- 1/2 cebola picada;
- 1 tomate picado;
- salsinha;
- sal;
- pimenta-do-reino.
Trata-se de uma receita muito simples e impossível de dar errado. Basta colocar todos os ingredientes dentro do saco para assar e misturar bem. Tente eliminar o máximo de ar de dentro do saquinho antes de fechá-lo. Em seguida, coloque uma panela com água sobre o fogo e espere. Quando o líquido estiver fervendo, adicione o saquinho com os ingredientes e espere cerca de dez minutos — ou até o ovo ficar consistente.
4. Abobrinha assada no forno light
Esta receita também é muito fácil e saudável. Para prepará-la, você vai precisar de:
- 3 abobrinhas cortadas em meia-lua;
- 3 tomates picados;
- 5 dentes de alho cortados;
- 1 cebola cortada em meia-lua;
- azeite de oliva;
- sal;
- pimenta-do-reino a gosto.
Lave bem os tomates e as abobrinhas, seque e corte. Misture todos os ingredientes dentro do saco para assar e regue com azeite — a quantidade fica por conta do seu gosto. Leve a mistura ao forno preaquecido por aproximadamente 20 minutos. Se você quiser que os ingredientes criem uma crosta, basta tirar a embalagem e deixá-los mais alguns minutos no forno.
5. Carne assada com batatas no saquinho
Para preparar essa deliciosa receita, você precisará de alguns importantes ingredientes, confira:
- 1kg de carne;
- 6 batatas grandes;
- metade de um pimentão e de uma cebola;
- sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 2 limões;
- 6 dentes de alho triturados;
- 1 saco para assar.
Após separar todos os ingredientes, é preciso iniciar o preparo. Sendo assim, pegue a carne que você escolheu e faça alguns buracos, então, esprema os limões sobre ela. Em um liquidificador, você deve bater o alho, a cebola, o pimentão e outro ingrediente que achar necessário. Em seguida, espalhe a mistura sobre a carne e deixe de repouso por três horas, para o tempero entrar.
Depois, coloque as batatas em pedaços e insira elas dentro do saco de assar com o lombo. Feche bem o saquinho e leve ao forno a 200 graus. Deixe assar por mais ou menos uma hora e meia, depois retire a carne do saquinho e deixe ela por alguns minutos no forno para dourá-la.
6. Coxa e sobrecoxa assada no saco de poliéster
Essa receita é muito simples de ser feita e é muito saborosa, veja a seguir o que você vai precisar:
- 1kg de coxa e sobrecoxa;
- 1 cebola picada;
- 1/2 pimentão picado;
- 1/2 cabeça de alho amassado;
- semente de coentro;
- azeite de oliva;
- creme de cebola;
- sal e bacon a gosto;
- 1 saco de assar de poliéster.
No início do preparo, separe as coxas e as sobrecoxas de frango. Coloque os temperos dentro do saco de assar junto com as coxas e sobrecoxas com cuidado, uma vez que o saco pode romper. O pimentão, o bacon e o azeite podem ser colocados por cima das coxas e sobrecoxas. Após esse preparo, vede o saco e insira em um forno preaquecido por uns 45 minutos. Ao retirá-lo, tome cuidado com o vapor.
As receitas mencionadas podem ser adaptadas de acordo com seu gosto. Caso prefira outros temperos, você pode usá-los. O indicado é fazer algo gostoso e que agrade o seu paladar. O saco para assar foi criado para deixar esse processo mais otimizado e permitir que as carnes ou legumes fiquem saborosos e suculentos.
Saiba que a maior vantagem em usar plástico para assar carne é que, além das receitas ficarem prontas mais rapidamente, você evita sujar panelas e talheres durante o preparo. Só não se esqueça de ter muito cuidado ao abrir a embalagem após o cozimento, pois ela estará cheia de vapor e você pode acabar se queimando.
Gostou do nosso conteúdo? Então, confira os sacos para assar da Volk do Brasil e faça receitas deliciosas!
Aqui é a Cristiane dias, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
esse site é um dos meus preferidos,só anotando as
informações.
gostei de tudo no site, tudo bem explicado.
se todos os sites fossem bem explicado como esse seria
otimo.
obrigado por nos ajudar…sucesso.
dicas que realmente ajuda muito
muito boas as dicas desse site. sempre venho ver as
novidades.