Quem trabalha diariamente na indústria alimentícia deve se preocupar com a utilização EPIs de qualidade. Alguns mangotes de segurança, por exemplo, fornecem proteção para o antebraço, auxiliando no trabalho de cortes, além de apresentarem resistência térmica.
Se você está procurando por equipamentos para o dia a dia da cozinha, chegou a hora de conhecer os principais tipos de mangotes e quais são as suas aplicações nos diversos processos produtivos. Continue a leitura!
O que é um mangote?
Esse é um utensílio usado para proteger os braços contra respingos ou cortes durante a produção de alimentos.
O material ideal desse tipo de equipamento varia de acordo com a necessidade da demanda, que pode estar relacionada à proteção contra substâncias corrosivas, contra o risco de cortes durante o manejo de utensílios perigosos, por exemplo.
Alguns tipos desses EPIs também oferecem proteção térmica durante o trabalho em locais de temperaturas exaustantes.
Quais os principais EPIs e obrigações do empregador?
Uma fábrica que respeita as condições de trabalho e a integridade dos seus colaboradores deve preocupar-se com a utilização Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O crescimento da força produtiva das indústrias aumentou consideravelmente a quantidade de acidentes de trabalho, exigindo a elaboração de normas para a segurança que resguardem os funcionários durante a produção.
Esse tipo de regulamentação estabeleceu a necessidade da utilização de EPIs para os trabalhadores, visando à manutenção do bem-estar e da saúde humana no momento da realização de suas tarefas diárias.
Infelizmente, os riscos à integridade dos funcionários está presente em qualquer fábrica. Grandes prejuízos para a economia da sua empresa também podem acontecer em função de acidentes de trabalho, pois indenizações e perda de produtividade são comuns nesses casos.
As indústrias que produzem alimentos fazem parte desse triste cenário por conterem diversos processos que apresentam riscos à saúde dos funcionários. Assim, é indispensável a utilização de equipamentos de segurança nesse setor.
Caso esteja pensando em produzir alimentos, deve atentar para as normas de segurança exigidas pela fiscalização. As principais são:
- oferecer todos os equipamentos de segurança em bom estado para os funcionários;
- restituir gratuitamente e de forma imediata todo EPI, quando necessário;
- investigar os locais que oferecem risco à saúde;
- desenvolver dentro da fábrica programas visando à segurança do trabalho;
- realizar treinamento de simulação dos acidentes de trabalho e análise de riscos.
Quais são os principais tipos de mangotes?
O mercado oferece diversos tipos desse utensílio, sendo necessária uma averiguação do Certificado de Aprovação no momento da compra.
Entre vários modelos, os que mais se aplicam ao uso industrial são produzidos nos seguintes materiais:
- Aramida: são muito utilizados em lugares que exigem proteção mecânica contra corte e calor;
- fios sintéticos revestidos de alta performance: são utilizados na indústria alimentícia e apresentam alta resistência contra corte;
- grafatex de algodão: são utilizados em lugares que exigem proteção térmica;
- raspa: são utilizados no setor industrial onde é realizado trabalho com solda;
- malha de aço ou luvas longas com proteção do antebraço: são utilizados em trabalhos que exigem proteção contra cortes durante o manejo de lâminas altamente afiadas.
- mangote descartável em polietileno: utilizado onde é necessária a aplicação de BPF (Boas Práticas de Fabricação), efetivando a proteção dos produtos manipulados.
Esses equipamentos apresentam diversos comprimentos e seus ajustes de fechamento acontecem por meio de velcros, elásticos e/ou clipes de encaixes.
Como eles são utilizados em cada etapa do processo de produção?
Você deve estar se perguntando quando esse tipo de EPI deve ser utilizado e qual é melhor modelo para a sua fábrica.
Saiba que os equipamentos mais requisitados na indústria alimentícia são os mangotes de resistência a corte alimentícia Spec, feitos de fio sintético, que protegem o usuário contra riscos mecânicos de corte e abrasão.
Além desse modelo, os de malha de aço também apresentam grande aplicabilidade durante o processo de desossamento de carnes em frigoríficos, indústrias pesqueiras, entre outros.
Quais são as opções de mangotes da Volk do Brasil?
Antes de tudo, você deve saber que somos líder mundial no setor de segurança e praticidade alimentar. Nossos equipamentos são fabricados com materiais de qualidade e oferecem o que existe de melhor atualmente no mercado.
Os modelos de mangotes que disponibilizamos para a indústria alimentícia são os Spec de fios sintéticos e de alta performance. Oferecemos esses equipamentos no formato E25, que apresenta 25 cm de comprimento, e no formato E50, com 50 cm de comprimento.
Esses produtos são bastante confortáveis, pois são produzidos com materiais leves, além de apresentarem uma ótima resistência contra corte.
Nossa empresa também fabrica luvas de malha de aço com punho de 45 cm, utilizada para proteger o antebraço. Esse é um modelo mais robusto, que protege contra lâminas afiadas durante o processo de desossamento de carnes.
Que cuidados devemos ter na utilização de EPIs?
Agora que você sabe tudo sobre os mangotes da Volk do Brasil, confira esses cuidados para a utilização de Equipamentos de Segurança Individual.
Tenha cuidado quanto à limpeza das cozinhas industriais
Elas exigem mais atenção nesse ponto do que cozinhas residenciais. Assim, é muito importante utilizar produtos de limpeza corretos para desinfetar o ambiente. Essa higienização anda de mãos dadas com os EPIs.
Esteja atento se o C.A. é necessário ou se já venceu
Caso o prazo de validade esteja vencido, troque o Equipamento de Segurança Individual. Alguns equipamentos de segurança exigem Certificados de Aprovação, outros não.
Compre luvas e mangotes do tamanho certo
Números menores dificultam os movimentos das articulações, gerando acidentes.
Observe sempre o estado dos EPIs
Caso apresentem furos ou rasgos, é necessária a reposição do material. Além disso, realize a higienização dos produtos não descartáveis da cozinha industrial. O cuidado com os itens de proteção faz o ambiente ficar ainda mais seguro e livre de contaminações.
Agora você já sabe tudo da utilização de mangotes na indústria alimentícia. Aprendeu quais são os principais modelos desse equipamento e suas aplicações durante o processo de produção.
Também é essencial saber o porquê de os EPIs serem indispensáveis para a saúde dos funcionários. Essa preocupação vai além do âmbito da fiscalização e está relacionada com a qualidade de vida de cada trabalhador.
Procurando por equipamento que promovam a segurança e praticidade alimentar? Entre em contato conosco!