Toda indústria alimentícia precisa contar com uma série de certificações para poder vender seus produtos. Essas certificações garantem a segurança do cliente e, é claro, o padrão de qualidade do produto a ser vendido. Neste texto, nós falaremos sobre uma dessas certificações: a ISO 9001.
A seguir, nós explicaremos qual é a importância dessa certificação para as indústrias alimentícias e como ela pode ajudar a sua organização a prosperar. Acompanhe a leitura e entenda mais sobre o assunto!
O que é a ISO 9001?
Antes de explicar a função da ISO 9001, primeiro nós precisamos esclarecer o significado dessa sigla tão usada em indústrias de qualquer segmento.
ISO é uma sigla em inglês para International Organization for Standardization, que em português significa Organização Internacional para Padronização. A ISO nada mais é do que uma entidade internacional formada pela congregação de 162 países para padronizar e normalizar produtos e serviços.
A ISO 9001 é uma norma relativamente recente. A nova versão da norma foi oficialmente publicada em 2015 e o seu foco é a segurança alimentar. No Brasil, a ISO 9001 é vinculada à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), pois é ela quem faz a fiscalização dos procedimento físicos, humanos e tecnológicos dentro das indústrias.
O objetivo principal da ISO 9001 é oferecer direcionamentos para padronizar a linha de produção, as instalações, a logística, a gestão de pessoas e as demais atividades da indústria, visando a satisfação do cliente que consome os produtos ou serviços da empresa.
O documento da ISO 9001 conta com oito princípios que podem ser usados por qualquer empresa que deseja implantar o sistema. Confira os princípios a seguir:
- foco no cliente;
- liderança;
- envolvimento das pessoas;
- abordagem de processos;
- contexto organizacional;
- melhoria contínua;
- tomada de decisões baseadas em fatos;
- benefício mútuo nas relações.
Quais os benefícios da ISO 9001 para as empresas?
Até agora nós apenas citamos como a certificação é importante para os clientes. Mas, afinal, por que as empresas deveriam conseguir essa certificação?
A resposta é muito simples. As exigências feitas pela certificação ISO 9001 ajuda as organizações a melhorar o seu desempenho e, assim, prosperar. O raciocínio é bem simples: a ISO 9001 exige um alto padrão de qualidade, logo, para a empresa conseguir essa certificação, ela precisa estar dentro dos padrões.
A certificação é um diferencial que nem todas as indústrias têm, portanto, se a sua empresa tiver essa certificação, ela estará se destacando da concorrência. Os clientes ficam mais felizes e satisfeitos quando uma indústria consegue a certificação. Eles podem até não entender exatamente sobre o que se trata a ISO 9001, mas eles conseguem perceber a diferença na qualidade do produto.
Além disso, uma empresa que se esforça para conseguir uma certificação dessas, o que não é uma tarefa fácil, mostra maior preocupação com seus clientes. Tudo isso melhora a imagem a reputação da organização. Por isso, é certo afirmar que conseguir a certificação ISO 9001 é uma forma de fidelizar clientes e conseguir parcerias de confiança.
Como conseguir a certificação ISO 9001?
Em primeiro lugar, vamos ressaltar mais uma vez que conseguir uma certificação como essa não é uma tarefa fácil visto que a sua empresa precisa cumprir com várias exigências. Embora seja difícil, não é impossível. A seguir, nós mostraremos os 6 passos para conseguir a certificação ISO 9001. Confira!
1° Passo: defina o método de implementação
Normalmente, a ISO 9001 é implementada em uma indústria com o auxílio de uma consultoria especializada. Esse apoio é fundamental para que o empresário consiga criar a cultura de qualidade que a certificação exige sem prejudicar o rendimento da empresa.
A indústria, muitas vezes, precisa passar por uma série de mudanças para se adequar às exigências feitas pela certificação. Os consultores são as pessoas mais indicadas para implementar essas modificações, pois eles não deixarão que a empresa seja afetada. É claro que existe a opção do “faça você mesmo”, mas nós não indicamos que você tente fazer tudo sozinho.
2° Passo: escolha a equipe de implementação
A equipe de gestão, ou comitê de qualidade, é responsável por assegurar que a implementação das exigências fluam de forma positiva. Essa equipe acompanha o desempenho da empresa e, por isso, deve informar à direção quando há necessidade de fazer melhorias.
3° Passo: diagnóstico e Planejamento
Como o próprio nome já diz, nessa etapa será feito um diagnóstico da empresa. Ele mostrará se o negócio está pronto para conseguir a certificação. Em seguida, um cronograma contendo todas as atividades para a obtenção do certificado será elaborado.
4° Passo: envolva os colaboradores
É normal que os seus colaboradores fiquem receosos com as novas mudanças que acontecerão dentro da empresa. Muitos deles não fazem ideia do que é uma certificação ISO, o que acaba gerando especulações.
Para evitar que boatos sejam espalhados dentro da organização, a melhor solução é educar os seus funcionários. Explique o que é a certificação ISO 9001, qual é a sua finalidade e quais os benefícios da certificação para a empresa.
5° Passo: execute uma auditoria interna
Após o processo de implementação, o aconselhável é que a sua empresa realize uma pré-auditoria ou auditoria interna para identificar possíveis erros que podem comprometer a sua certificação. Qualquer não conformidade é sinal de alerta, os pontos que estão fora das exigências da certificação devem ser mudados antes da auditoria oficial.
6° Passo: contrate uma auditoria de certificação
Por fim, o último passo consiste em contratar um órgão certificador para realizar a auditoria oficial e, caso a organização seja aprovada, emitir o certificado ISO 9001.
As vantagens de obter um certificado ISO 9001 recompensarão todos os seus esforços. Se a sua empresa ainda não tem esse certificado, não perca tempo e comece agora mesmo a colocar em prática o passo a passo descrito acima. Conseguir essa certificação não é um capricho, mas sim uma forma de agregar valor ao nome da sua organização.
Gostou do texto? Você tem interesse em ler mais artigos sobre a indústria alimentícia? Então, baixe o nosso e-book sobre segurança e praticidade alimentícia agora mesmo!