Pular para o conteúdo Menu fechado
Blog da Segurança Alimentar
  • SOBRE
  • MATERIAIS
  • CONTATOS
ACESSE O SITE
Blog da Segurança Alimentar
Pesquisar por:
Pesquisar por:

Add custom text here or remove it

  • SOBRE
  • MATERIAIS
  • CONTATOS
ACESSE O SITE

Experiência de consumo: como tirar proveito na construção de produtos?

07/05/2021 Artigos Blog da Segurança Alimentar

A experiência de consumo pode ser definida como as percepções ou as impressões que o cliente tem no primeiro contato com sua empresa até a aquisição de produtos ou serviços. Sendo assim, ela engloba desde a maneira como o consumidor navega em uma loja virtual quando descobre uma marca ao nível de satisfação ao ser atendido pela equipe.

Avaliar a experiência de consumo e do consumidor é fundamental para entender quem ele é, quais são suas expectativas e se elas estão sendo atendidas. Logo, é também uma ação vital para atrair e fidelizar clientes. Além disso, ela serve como parâmetro para o desenvolvimento de novos produtos, muito mais alinhados ao que o mercado necessita e espera. Já parou para pensar nisso?

Neste post, vamos explicar como você pode tirar proveito da experiência de consumo para desenvolver novas soluções para o mercado. Acompanhe!

Entenda a jornada de compra do consumidor

A jornada de compra passa por algumas fases, logo, entender em qual etapa o cliente se encontra é fundamental para fazer a abordagem correta e instigá-lo a adquirir a solução que você oferece. Quando alguém desconhece determinado produto, ele precisa ser apresentado.

Sabendo que o item existe e para que serve, o consumidor poderá considerar adquiri-lo. Mas isso, obviamente, dependerá de uma série de variáveis, como preço, custo-benefício e qualidade. O cliente só vai decidir pela compra se o produto atender plenamente às suas expectativas — daí a importância de desenvolvê-lo conforme as necessidades de mercado.

Pense em novas abordagens

Muitas vezes, as empresas limitam-se a seguir abordagens que costumam funcionar, embora novas formas de atrair e agradar os consumidores possam ser testadas. Por que não investir em um jeito diferente de se aproximar do cliente, se todas as estratégias que você já utilizou foram vãs? A atenção que você dedica ao mercado consumidor pode ser essencial para descobrir se o seu produto ou serviço, de fato, tem valor para um negócio e o que precisa ser repensado.

Crie conexões reais

Criar um relacionamento norteado pela transparência e honestidade é a melhor maneira de entender as dores e necessidades do cliente e como elas podem ser sanadas. O vínculo estreito entre a indústria e os fornecedores também favorece a troca de experiências, o que é importante para compreender quais são as novas demandas de mercado e como sua empresa pode atuar para se destacar frente à concorrência.

Torne os processos ágeis

Sabemos que o cliente não quer perder tempo quando decide ou precisa adquirir determinado produto ou serviço. Portanto, uma excelente experiência de consumo depende, sem dúvida, da facilidade e agilidade para contratar as soluções que você oferece. Assim, sua empresa terá mais tempo para se dedicar a projetos relacionados às novas necessidades mercadológicas.

Inove

Ao entender a quantas anda a experiência de consumo dos seus clientes, você poderá ainda buscar meios para inovar na empresa a partir do investimento na criação de novos produtos. Não se trata apenas de lançar algo que não existe, mas de proporcionar ao mercado soluções práticas que agregam valor a produtos e serviços.

No decorrer da leitura, você compreendeu como é possível se beneficiar da experiência de consumo para desenvolver novas soluções para sua empresa. Lembre-se de que uma percepção positiva de sua marca é essencial para atrair e fidelizar clientes. Sem esse cuidado, os resultados das estratégias adotadas podem ir por água abaixo.

E então, o que achou deste conteúdo? Fique à vontade para deixar suas impressões!

Publicado em:Artigos
Tagged experiência de consumo

Navegação de Post

Anterior Post anterior: Embalagem para delivery: 5 melhores opções para satisfazer o cliente
Próximo Próximo post: Entenda como a embalagem e seus itens podem afetar a percepção de sabor

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquivo

Posts recentes

  • Leis ambientais: entenda como impactam a indústria de alimentos
  • Saiba como fazer a rastreabilidade de alimentos na indústria
  • 5 pontos de prevenção de queimaduras durante a produção de alimentos
  • Contaminação ambiental: sua empresa sabe como evitar?
  • Higienização de ambiente: 4 pontos para se atentar!

Copyright © 2021 – todos os direitos reservados – Volk do Brasil