A experiência de consumo pode ser definida como as percepções ou as impressões que o cliente tem no primeiro contato com sua empresa até a aquisição de produtos ou serviços. Sendo assim, ela engloba desde a maneira como o consumidor navega em uma loja virtual quando descobre uma marca ao nível de satisfação ao ser atendido pela equipe.
Avaliar a experiência de consumo e do consumidor é fundamental para entender quem ele é, quais são suas expectativas e se elas estão sendo atendidas. Logo, é também uma ação vital para atrair e fidelizar clientes. Além disso, ela serve como parâmetro para o desenvolvimento de novos produtos, muito mais alinhados ao que o mercado necessita e espera. Já parou para pensar nisso?
Neste post, vamos explicar como você pode tirar proveito da experiência de consumo para desenvolver novas soluções para o mercado. Acompanhe!
Entenda a jornada de compra do consumidor
A jornada de compra passa por algumas fases, logo, entender em qual etapa o cliente se encontra é fundamental para fazer a abordagem correta e instigá-lo a adquirir a solução que você oferece. Quando alguém desconhece determinado produto, ele precisa ser apresentado.
Sabendo que o item existe e para que serve, o consumidor poderá considerar adquiri-lo. Mas isso, obviamente, dependerá de uma série de variáveis, como preço, custo-benefício e qualidade. O cliente só vai decidir pela compra se o produto atender plenamente às suas expectativas — daí a importância de desenvolvê-lo conforme as necessidades de mercado.
Pense em novas abordagens
Muitas vezes, as empresas limitam-se a seguir abordagens que costumam funcionar, embora novas formas de atrair e agradar os consumidores possam ser testadas. Por que não investir em um jeito diferente de se aproximar do cliente, se todas as estratégias que você já utilizou foram vãs? A atenção que você dedica ao mercado consumidor pode ser essencial para descobrir se o seu produto ou serviço, de fato, tem valor para um negócio e o que precisa ser repensado.
Crie conexões reais
Criar um relacionamento norteado pela transparência e honestidade é a melhor maneira de entender as dores e necessidades do cliente e como elas podem ser sanadas. O vínculo estreito entre a indústria e os fornecedores também favorece a troca de experiências, o que é importante para compreender quais são as novas demandas de mercado e como sua empresa pode atuar para se destacar frente à concorrência.
Torne os processos ágeis
Sabemos que o cliente não quer perder tempo quando decide ou precisa adquirir determinado produto ou serviço. Portanto, uma excelente experiência de consumo depende, sem dúvida, da facilidade e agilidade para contratar as soluções que você oferece. Assim, sua empresa terá mais tempo para se dedicar a projetos relacionados às novas necessidades mercadológicas.
Inove
Ao entender a quantas anda a experiência de consumo dos seus clientes, você poderá ainda buscar meios para inovar na empresa a partir do investimento na criação de novos produtos. Não se trata apenas de lançar algo que não existe, mas de proporcionar ao mercado soluções práticas que agregam valor a produtos e serviços.
No decorrer da leitura, você compreendeu como é possível se beneficiar da experiência de consumo para desenvolver novas soluções para sua empresa. Lembre-se de que uma percepção positiva de sua marca é essencial para atrair e fidelizar clientes. Sem esse cuidado, os resultados das estratégias adotadas podem ir por água abaixo.
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