Sua empresa desenvolve e fornece embalagens inteligentes para alimentos? Se não, temos uma notícia importante: já passou da hora de investir nelas.
Estamos falando de soluções capazes de sinalizar as condições reais do produto alimentício ou do ambiente em que ele se encontra. Inclusive, trata-se de uma tendência no ramo de alimentos.
Além de serem imprescindíveis para o controle da qualidade do alimento, essas embalagens beneficiam toda a cadeia de produção, já que oferecem informações exatas sobre os produtos, tornando-se úteis do transporte ao armazenamento, por exemplo. De quebra, elas propiciam uma excelente experiência aos consumidores.
Neste post, vamos mostrar quais são as principais vantagens das embalagens inteligentes e alguns exemplos práticos dessas soluções. Confira!
Quais são os benefícios das embalagens inteligentes?
Muitos são os benefícios das embalagens inteligentes — não é à toa que elas vêm sendo amplamente utilizadas pelas indústrias alimentícias. Saiba que todos ganham com o uso dessas soluções, ou seja, tanto as empresas como os consumidores.
Abaixo, listamos suas principais vantagens. Veja!
São sustentáveis
Embalagens feitas com materiais biodegradáveis também são consideradas inteligentes. Na fabricação desses itens, são utilizados amido, fibras vegetais e, em alguns casos, restos de cascas de frutas. Por esse motivo, eles contribuem com a redução da poluição ambiental. Além disso, transmitem ao consumidor a mensagem de que sua empresa se preocupa com a preservação do meio ambiente.
Ajudam a conservar os alimentos
Algumas embalagens contêm agentes antimicrobianos com liberação controlada, o que auxilia na conservação dos alimentos por mais tempo. Isso acontece porque há redução do nível de oxigênio e umidade em contato com o alimento. Consequentemente, há diminuição do crescimento de microrganismos.
Trazem informações importantes para a indústria e os consumidores
Com as embalagens inteligentes, é possível acessar dados sobre os alimentos via QR Code. Há tecnologias que retardam ou sinalizam o amadurecimento de frutas e avisam quando o item alimentício está próximo do vencimento, por exemplo. Outros dispositivos impedem a falsificação de embalagens. Ou seja, há ganhos para a indústria e os consumidores.
Apontam as condições de consumo ou de preparo
A presença de umidade, gases e demais marcadores de qualidade pode afetar as condições dos alimentos. Por isso, embalagens inovadoras contam com sensores que sinalizam a qualidade dos itens armazenados mesmo que elas ainda não tenham sido violadas. Um exemplo são as opções que mudam de cor.
Além disso, há dispositivos e sensores que indicam quando o alimento atinge o nível ideal de cozimento. Essa tecnologia, inclusive, proporciona muito mais praticidade e segurança alimentícia no preparo de carnes e aves, por exemplo, já que possibilita o consumo na temperatura certa sem comprometer o sabor.
Auxiliam o controle de estoque
Por apresentarem informações acerca das condições dos alimentos, as embalagens inteligentes ajudam os varejistas a terem um maior controle sobre o estoque, pois elas sinalizam qual é a melhor hora para expor os produtos nas gôndolas e prateleiras. Sendo assim, contribuem para o combate ao desperdício, favorecendo uma maior margem de lucros.
Quais opções estão disponíveis no mercado?
Das opções de embalagens inteligentes disponíveis no mercado, podemos citar:
- as bandejas cujas etiquetas mudam de cor conforme o tempo e a temperatura de conservação. São úteis para armazenar salmão, por exemplo;
- os sensores, integrados à embalagem, que indicam o estágio de maturação de frutas ao mudarem de cor;
- os sacos de assar em nylon ou poliéster, os quais são ideais para congelados e cozinham os alimentos (carnes, aves, peixes, assim como legumes e massas) de maneira uniforme;
- os indicadores, inseridos nas embalagens, que apontam a validade dos produtos com grande precisão.
E então, já conhecia as vantagens das embalagens inteligentes e as opções disponíveis? Agora você sabe por que elas são tão importantes para a indústria e os consumidores. Lembre-se apenas de fazer a escolha certa, conforme o tipo de alimento que você fornece. Ao investir nelas, com certeza seus produtos terão um enorme diferencial competitivo, o que melhorará os resultados do seu negócio.
Se este conteúdo foi útil e relevante para você, compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas fiquem bem informadas!