No Japão pós-Segunda Guerra Mundial, o professor Kaoro Ishikawa viu que era urgente criar um método de trabalho para reduzir desperdícios e reorganizar o país dos estragos provocados pelo conflito que matou milhões de pessoas. O ano era 1950, quando ele elaborou o que chamamos de programa 5s. Hoje, a implementação do programa 5s na indústria de alimentos se faz necessária.
Por quê? Devido aos ganhos promovidos por esse programa no setor industrial. Inclusive, tal ferramenta pode servir de base para a elaboração de outras metodologias de qualidade em uma empresa. Não é à toa que sua importância é reconhecida tanto na indústria alimentícia como em demais segmentos empresariais ao redor do globo.
Neste artigo, vamos explicar o que é o programa 5s, quais suas vantagens, o que significam os 5s e como implementar essa metodologia. Veja!
O que é o programa 5s e quais suas vantagens?
O programa 5s é denominado também Housekeeping (organização e limpeza), ou metodologia 5s. Ele envolve todos os funcionários de uma empresa, desde o setor operacional a administração, gestão e alto escalão. Trata-se de uma metodologia de qualidade que visa melhorias no ambiente de trabalho e o aumento da produtividade por meio de mudanças de comportamento por parte dos colaboradores.
Tal metodologia baseia-se em processos simples e organizados, que auxiliam no alcance de melhores resultados. Por conseguinte, o programa 5s é responsável por conferir aos produtos e serviços um padrão de qualidade superior. Isso porque ele ajuda a introduzir rotinas que são vantajosas ao ambiente de trabalho e ao setor produtivo das indústrias de alimentos.
Dos principais benefícios do programa, podemos mencionar a satisfação dos colaboradores, um ambiente de trabalho melhor, a diminuição de despesas e o melhor aproveitamento de insumos, o aumento da produtividade, a entrega de melhores produtos e serviços e a prevenção de acidentes e falhas. Além disso, a metodologia serve como base para a implementação de demais programas de qualidade.
Qual o significado dos 5s?
Saiba, a seguir, qual o significado dos 5s que abrangem a metodologia de qualidade aplicada por diversas indústrias alimentícias ao redor do globo!
Seiri (senso de utilização)
Diz respeito ao uso dos objetos e materiais de trabalho, os quais precisam ser ordenados de acordo com a frequência com que são utilizados. É fundamental reorganizá-los, doá-los, enviá-los para manutenção ou descartá-los, a fim de garantir um ambiente laboral mais útil, prático e limpo.
Seiton (senso de organização)
O propósito aqui é tornar o ambiente fluido, permitindo o fácil acesso aos materiais e a livre circulação dos colaboradores. Para tanto, o conselho é organizar todos os itens conforme a frequência de uso, o tipo, o tamanho, o sabor e por aí vai. O seiton envolve tanto os instrumentos de trabalho como os equipamentos e o layout do espaço.
Seiso (senso de limpeza)
Esse aspecto do programa 5s tem por objetivo identificar a origem de impurezas e ruídos produzidos por uma indústria alimentícia. Depois de reconhecidos, eles precisam ser eliminados para proporcionar aos colaboradores um ambiente de trabalho limpo e agradável. Um exemplo são equipamentos que produzem um alto barulho devido a falhas. O reparo deles é urgente, já que prejudicam a saúde e a produtividade.
Seiketsu (senso de padronização)
O senso de padronização é a união dos três S anteriores (utilização, organização e limpeza). Seu propósito é garantir que todas as ações mencionadas anteriormente tornem-se um hábito na indústria de alimentos. Por esse motivo, o ideal é que um colaborador fique responsável por essa etapa da metodologia. Assim, ele poderá avaliar se tudo está dentro dos conformes ou há falhas que precisam ser corrigidas.
Shitsuke (senso de disciplina)
Como o próprio nome sugere, o senso de disciplina pressupõe que cada colaborador incorporou os processos do programa 5s e, portanto, não necessita ser rigorosamente supervisionado para segui-los. Ou seja, a metodologia passa a fazer parte da cultura da empresa, trazendo os benefícios por ela propostos, como alta produtividade, melhoria do ambiente de trabalho e preservação da saúde física e mental.
Como implementar o programa 5s na indústria de alimentos?
Existem quatro pilares sobre os quais o programa 5s na indústria de alimentos deve ser erguido. São eles!
Divulgação
São os meios empregados para divulgar e conscientizar os funcionários acerca do programa que será implementado. O ideal é que os canais sejam condizentes com o público, para que a mensagem, de fato, chegue até eles. Podem ser utilizados cartazes, realizadas palestras, promovidos diálogos. É fundamental abordar os ganhos da metodologia, o papel de cada colaborador e onde a empresa quer chegar.
Preparação
É o momento em que são definidos os profissionais responsáveis pela implementação do programa. A recomendação é eleger o líder de cada área para ficar incumbido pela metodologia. Ou seja, no setor operacional, é interessante escolher o colaborador que esteja mais próximo do setor produtivo e tenha relação direta e regular com os funcionários do chão de fábrica.
Execução
É a etapa em que se coloca em prática os 5s, começando pela utilização e, em seguida, organização, limpeza, padronização e disciplina.
Manutenção
Trata-se do acompanhamento e da revisão dos processos. Qualquer mudança precisa ser divulgada aos colaboradores e implementada à rotina da indústria. Auditorias internas devem ser feitas para identificar os pontos de melhorias, sempre com o propósito de tornar o ambiente de trabalho motivador e favorável à produtividade.
Para que o programa 5s seja um sucesso, é fundamental conscientizar primeiramente os profissionais do mais alto escalão. Eles devem estar envolvidos na implementação da metodologia e servir de exemplo para os demais colaboradores. Do contrário, há o risco de os processos não saírem do papel, resultando em perda de tempo e recursos, assim como em falta de motivação.
Bônus: passo a passo
Abaixo, elencamos o passo a passo de implementação do programa 5s em sua empresa. Anote:
- reúna e treine as gerências, a fim de incentivar o engajamento e a compreensão sobre o que é programa e suas vantagens;
- selecione a equipe responsável pelo trabalho;
- elabore o plano de ação, o qual inclui recursos a serem utilizados, realização de treinamentos, metas e prazos, entre outros aspectos;
- apresente o programa aos colaboradores, explicando do que se trata e seus benefícios;
- crie os materiais de comunicação (cartazes, por exemplo);
- documente a condição de cada setor por meio de imagens, vídeos e descrições textuais, entre outros recursos;
- divulgue a metodologia;
- inicie a implementação.
Agora sim você sabe como implementar o programa 5s na indústria de alimentos. Ressaltamos que se trata de uma metodologia vantajosa, pois prevê um ambiente de trabalho limpo, organizado e funcional, o qual promove segurança e produtividade. Sem dúvida, se aplicada de maneira adequada, a ferramenta oferece excelentes resultados para as empresas.
Gostou do artigo? Se sim, aproveite que chegou até aqui e acesse agora mesmo o nosso guia sobre inovação na indústria alimentícia durante a pandemia!