Quem gerencia uma indústria de alimentos sabe do desafio durante a busca por fornecedores confiáveis e as negociações de preço. Nesse momento, é importante realizar uma boa gestão para não ter que interromper a produção devido à falta de produtos.
Portanto, você deve escolher corretamente sua rede de fornecimento. Estamos aqui com o intuito de ajudá-lo nessa busca! Continue lendo e confira as dicas que preparamos.
1. Analise a qualidade dos produtos na indústria de alimentos
Em primeiro lugar, você deve verificar a qualidade do produto ou serviço que está sendo ofertado pelo fornecedor. Observe as especificações técnicas exigida pelas normas ou leis e disponha de meios para garantir um bom estado de condição do que será adquirido. Faça isso exigindo portfólio ou o contato de outras empresas que já contrataram esse fornecedor anteriormente.
2. Observe a experiência de mercado dos fornecedores
É uma tendência geral o amadurecimento com o tempo. Várias instituições apresentam um bom resultado desde o início e continuam aprimorando seus serviços ou estruturas internas no decorrer dos anos. Isso acontece por meio de superações de crises ao utilizar certo grau de resiliência.
Uma maneira de negociar com pessoas que entendem do assunto é optar por empresas de tradição no mercado, que geralmente trabalham com boas práticas em seus processos. Apesar disso, ter muito tempo de atuação não significa que a companhia seja competente, portanto busque estar ciente de que a empresa corresponde ao título que ostenta.
3. Procure por um bom atendimento e pós-venda
É certo que um bom atendimento e pós-venda mantém a fidelidade dos clientes. Afinal, gostamos que nos levem a sério durante uma negociação e de termos a segurança de que receberemos retorno caso alguma coisa dê errado.
De nada vale encontrar um “bom fornecedor” que, após a transação, vá fazer você se sentir insatisfeito com demandas em relação à compra. Por esse motivo, a qualidade durante o atendimento (e também depois) é fundamental no momento de escolher a empresa que vai fornecer os produtos a você.
A Volk do Brasil se destaca nesse sentido, pois garante à sua empresa o atendimento e o conforto necessários após as negociações. Como resultado, há todo o suporte necessário no pós-venda.
4. Analise o custo-benefício dos produtos ofertados
Outro fator que você deve analisar quanto ao seu fornecedor é se o custo-benefício está na média do mercado. Busque comparar os preços com outras empresas e lembre-se: bons fornecedores não são aqueles que oferecem preços mais baixos, mas sim os que disponibilizam o melhor custo em relação ao benefício do produto que está sendo adquirido.
5. Observe os valores do seu fornecedor
Um dos maiores indícios de que você está lidando com a pessoa errada é a comunicação mantida com o seu fornecedor. A demora para enviar orçamentos ou tirar dúvidas mostra a qualidade da empresa com a qual você está tratando.
Quando um fornecedor mantém um tempo de reposta baixo, demonstra que está interessado na negociação e em oferecer um serviço de qualidade. Caso não haja comprometimento com essa parte, pode saber que o resto da logística também não funciona muito bem. Quem vai confiar nessa empresa, não é mesmo?
Agora você está preparado para escolher bons fornecedores em sua indústria de alimentos. Preocupe-se com a cadeia de produção da sua empresa e procure por bons profissionais no mercado.
Gostou das nossas dicas? Então, entre em contato com a gente! Somos referência em segurança e praticidade alimentar.