O aquecimento global, as mudanças climáticas, a escassez de recursos naturais e o derretimento das geleiras na Antártida são assuntos que preocupam o mundo. E isso tudo está diretamente relacionado com as formas de produção industrial. Nesse contexto, surge um conceito importante no setor: o marketing verde. Já ouviu falar?
Para quem atua no ramo alimentício, é fundamental entender a importância do marketing verde para o posicionamento dos negócios e de que forma o conceito pode ser aplicado na prática, por exemplo, com o uso de embalagens descartáveis e recicláveis. Saiba mais!
O que é marketing verde?
Marketing verde são práticas adotadas pelas empresas com enfoque no impacto ambiental e na sustentabilidade. Tais estratégias marcam o posicionamento dos negócios, colocando-os como opções que se preocupam com o meio ambiente e as questões ecológicas.
Sob esse ponto de vista, o marketing verde — também conhecido como marketing ambiental, marketing sustentável ou ecomarketing — é benéfico não apenas para o branding da empresa, mas também para a manutenção do meio ambiente local e global, algo que os consumidores prezam cada vez mais.
De que forma o ecomarketing está presente nas indústrias alimentícias?
A busca por vincular o nome da empresa a ações ecologicamente conscientes demanda todo um processo de produção alinhado a essa premissa. Portanto, o marketing verde não deve estar apenas no discurso e nas peças de comunicação, mas principalmente nos produtos e nos serviços oferecidos.
Trazendo o conceito para a realidade da indústria de alimentos, o ecomarketing deve estar presente até mesmo nas embalagens dos produtos. Para sermos mais claros, estamos falando das alternativas ecológicas e recicláveis, ou seja, que além de não agredirem o meio ambiente, podem ser reaproveitadas.
Nesse sentido, as embalagens precisam ser vistas para além da apresentação da marca. As opções ecologicamente corretas, se pensadas de maneira estratégica, são importantes para reforçar os valores do negócio, melhorando a imagem e a reputação da empresa no mercado e, consequentemente, atraindo os olhares do consumidor.
Quais cuidados são necessários com as embalagens?
Além de todo o cuidado para entregar o produto em embalagens sustentáveis, as indústrias alimentícias devem observar outros critérios relevantes quando falamos sobre o assunto. É preciso destacar que grande parte dos consumidores leva uma vida extremamente corrida, o que demanda a busca por opções práticas e fáceis de manipular.
Outro fator, não menos importante, é a segurança alimentar dos produtos — um desafio para as indústrias do setor. Sendo assim, não basta a escolha de embalagens descartáveis e/ou recicláveis, é preciso que elas sejam seguras o suficiente para proteger as propriedades dos alimentos até que eles cheguem à mesa do consumidor final.
Como vimos, o marketing verde surgiu não só para favorecer o branding das empresas, mas como uma necessidade perante os desafios de manter ou aumentar a produtividade, sem deixar de lado a sustentabilidade. Trata-se de um caminho sem volta, ao qual as indústrias de alimentos precisam ficar atentas se quiserem garantir a competitividade no mercado.
E então, o conteúdo foi útil? Se sim, fique por dentro de outras informações como essas! Siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!