Você, gestor, que precisa garantir a qualidade dos produtos oferecidos pela sua empresa, além de ficar atento à segurança alimentar das pessoas que consomem seus alimentos, deve sempre estar atento aos documentos exigidos pela vigilância sanitária.
Exatamente por esse motivo foi que nós desenvolvemos este texto, com o objeto de fornecer as principais informações de que você necessita para garantir que seu trabalho saia como o planejado.
Portanto, fique atento e confira o conteúdo completo que preparamos!
Afinal, quais são os documentos exigidos pela vigilância sanitária?
Nas próximas linhas, você encontrará os principais documentos que a vigilância sanitária solicita às indústrias alimentícias. Veja!
Manual de boas práticas
O manual de boas práticas é um regulamento em que ficam registradas as operações que devem ser realizadas pela sua empresa, o que inclui, primeiramente, a questão da higiene sanitária do edifício e a manutenção da parte interna da fábrica e dos equipamentos obrigatórios, além do controle da água que abastece o lugar e das pragas urbanas.
Ele também deve incluir a higiene e o bem-estar dos funcionários e o manejo dos rejeitos, para garantir a qualidade dos alimentos.
Pop para higienização de instalações
Esse é um documento que serve para descrever como serão feitas as operações de higienização das instalações, equipamentos e móveis que ficam no interior da fábrica. Nele devem constar informações como a natureza daqueles objetos que serão higienizados, além do método de higienização e da concentração das substâncias utilizadas.
No pop para higienização de instalações, também deve constar o tempo de contato com agentes químicos e físicos que serão utilizados durante o processo de higienização. Quando necessário, esse documento ainda deve descrever as operações de montagem e desmontagem dos equipamentos.
Pop para controle integrado de vetores
O pop para controle integrado de vetores trata das medidas preventivas e corretivas que são destinadas a sanar a atração, a hospedagem, a entrada e a proliferação de vetores e pragas urbanas. Quando for o caso de adotar um controle químico, a fábrica de alimentos precisa comprovar a execução do serviço por meio da empresa contratada para cumprir com a legislação de vigilância sanitária.
Pop para higienização do reservatório de água
Esse é um documento que aborda as operações de limpeza do reservatório de água. Nele devem constar informações como: tipo de superfície a ser higienizada, método utilizado na limpeza, temperatura da água e outros dados que, porventura, possam ser necessários. Quando a limpeza for feita por uma empresa terceirizada, não se esqueça de apresentar o comprovante da execução do serviço para a vigilância sanitária.
Você acabou de aprender sobre os principais documentos exigidos pela vigilância sanitária. Lembre-se sempre de cumprir com as obrigações legais exigidas pelo órgão fiscalizador para evitar multas e garantir que os alimentos cheguem frescos à mesa do consumidor final. Apenas dessa maneira será possível oferecer um produto de qualidade e evitar maiores problemas com a lei. Isso porque tanto a vigilância sanitária pode multar a sua empresa quanto a pessoa que ingerir aquele alimento pode tomar providências legais, caso passe mal.
Gostou do texto? Então, compartilhe este conteúdo agora nas redes sociais e mostre que você é especialista no assunto!