Os hábitos alimentares dos consumidores vêm se transformando — e a indústria, sem dúvida, deve ficar de olho nesse movimento. Pesquisa feita pela Esentia Inteligência revela que, em 2020, 47% dos brasileiros passaram a tomar consciência da adoção de novos hábitos, enquanto 40% adotaram um cardápio mais saudável.
Justamente em um momento de pandemia as pessoas perceberam ainda mais a necessidade de selecionar melhor os alimentos que consomem. A indústria já vem observando essa mudança e, nos últimos cinco anos, aumentou a oferta de produtos com apelo saudável em quase 100%. Sem dúvida, esse é um caminho sem volta.
Neste post, vamos falar sobre 3 hábitos alimentares que você precisa ficar de olho a partir de agora. Confira!
1. Escolha consciente
Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela Esentia Inteligência, para 73% dos entrevistados, a mudança de hábitos alimentares é tão importante para a saúde mental e emocional quanto a física. Por esse motivo, os consumidores estão adotando um comportamento mais consciente na hora de escolher os alimentos.
Um exemplo é a atenção maior às informações contidas nas embalagens, como valores nutricionais, presença de conservantes e gorduras. Os consumidores querem entender como determinado alimento fará bem à sua saúde. Portanto, praticidade, preço e sabor não bastam para que eles o levem para casa.
2. Apelo saudável
Como dissemos antes, a procura por alimentos mais saudáveis vem aumentando exponencialmente. Há alguns anos, o espaço dedicado a produtos orgânicos, veganos, sem glúten ou sem lactose nos supermercados era bastante restrito. A situação vem mudando de figura: hoje, eles estão muito mais populares, logo, existe uma variedade de opções.
De acordo com uma pesquisa feita pela Deloitte, em 2017, nove em cada dez empresas do ramo de alimentos tiveram de formular ou reformular ao menos um produto de seu portfólio para atender aos desejos dos consumidores ávidos por itens alimentícios com apelo saudável.
3. Conveniência e praticidade
Com a correria do dia a dia, as pessoas procuram meios de otimizar o tempo — e isso inclui o preparo e o momento das refeições. Nesse sentido, é preciso oferecer produtos fáceis de usar e que, além de seguros e saborosos, agilizam o cotidiano dos consumidores. Já parou para pensar nisso? Muitas empresas sim.
Um exemplo é a entrega de itens alimentícios para preparo já selecionados, higienizados, cortados e até mesmo divididos em porções. Para agregar ainda mais valor ao serviço, você pode deixar o passo a passo da preparação do produto que poderá ser consultada por QR code.
Conhecer os hábitos dos consumidores, sem dúvida, é um desafio para as indústrias. Afinal, é preciso estar munido de informações para oferecer o que, de fato, eles buscam. Porém, tais mudanças geram uma nova demanda para as empresas: elas deverão encontrar meios de entregar produtos práticos e saudáveis que, ao mesmo tempo, sejam acessíveis ao público.
Como vimos, os novos hábitos alimentares são um caminho sem volta. Sendo assim, as empresas do ramo devem estudar continuamente o comportamento dos consumidores para entregarem produtos práticos, seguros, saudáveis e que, além de tudo, caibam no bolso. Sua indústria precisa estar preparada para esse desafio se quiser se manter competitiva no mercado.
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