Você, que trabalha na indústria de alimentos, sabe que cada procedimento tem etapas a serem seguidas. Afinal, qualquer deslize pode comprometer a qualidade dos produtos alimentícios.
Mas, como garantir o cumprimento de cada etapa com rigor? É preciso elaborar o POP (Procedimento Operacional Padrão). Conhece?
Neste post, vamos explicar o que é, qual a importância e como elaborar o POP. Acompanhe!
O que é POP — Procedimento Operacional Padrão?
O POP é um documento do setor de qualidade das indústrias de alimento. Assim como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF), ele é obrigatório, conforme a RDC 52, de 2014. Em suma, trata-se de Instruções de Trabalho (IT) cujo objetivo é garantir os resultados almejados em cada atividade executada.
Ou seja, é um roteiro descritivo que detalha processos, como as etapas de um procedimento, os materiais empregados e os cuidados necessários durante a execução. Desse modo, é possível padronizar as tarefas, zelando pela qualidade.
Qualquer estabelecimento da área alimentícia precisa elaborar o POP, desde aqueles que fazem a manipulação e preparação até os que armazenam, fornecem, transportam e comercializam. Entram nessa categoria as indústrias, os restaurantes, as padarias e os supermercados, por exemplo.
Quais elementos compõem o POP?
A descrição dos procedimentos é apenas um dos elementos do Procedimento Operacional Padrão. Tal documento também precisa conter:
- o nome do procedimento;
- o ambiente em que será aplicado;
- os responsáveis pelas atividades, enumerados de acordo com os cargos que ocupam;
- o responsável pela elaboração do procedimento;
- os materiais necessários durante a atividade;
- a documentação de referência (estatuto e manuais, por exemplo);
- a descrição de siglas;
- o passo a passo de execução do procedimento;
- a apresentação de gráficos e fluxogramas, se a atividade for de alta complexidade;
- o período de revisão do POP (deve ser, no mínimo, anual).
Qual é a importância do documento?
A elaboração do POP é de suma importância porque:
- garante as condições higiênico-sanitárias no processo de fabricação de alimentos;
- contribui com a segurança dos alimentos ofertados;
- propicia a execução dos procedimentos por outro colaborador, no caso de substituição;
- evita prejuízos e reduz desperdícios, seja pela execução inadequada de tarefas, seja pela contaminação do alimento;
- assegura o cumprimento da legislação.
Como elaborar o POP?
Abaixo, apresentamos dicas essenciais para você elaborar o Procedimento Operacional Padrão de sua empresa com eficiência. Veja:
- escolha um formato, ou seja, um modelo que será utilizado para descrever as atividades;
- faça descrições simples, claras e objetivas, para que qualquer colaborador compreenda facilmente a tarefa a ser executada;
- chame o executor do processo para participar da elaboração do documento. Afinal, ele conhece profundamente as características e deficiências;
- atente para a descrição de informações básicas, como o título do procedimento, o responsável pela execução, o passo a passo e a última data de revisão.
Viu como é simples elaborar o POP (Procedimento Operacional Padrão)? É importante testar tudo o que foi planejado para executar as tarefas e monitorar os resultados. Se necessário, revise os dados e atualize o POP para melhorar os processos de sua indústria. Assim, é possível a assegurar a qualidade dos produtos e a boa reputação no mercado.
Gostou do que leu? Se você achou o conteúdo útil, curta a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades do blog por lá!