Gerentes industriais devem renovar constantemente o conhecimento sobre normas relacionadas à segurança alimentar. Nesse sentido, a auditoria SMETA 4 representa um importante passo para que a produção desse ramo da indústria aconteça de acordo com parâmetros considerados seguros.
Aprenda agora sobre esse regulamento que garante a ética e a qualidade dos processos da sua fábrica. Confira o conteúdo na íntegra!
O que é a auditoria SMETA 4?
Exploração e condições perigosas no trabalho são apenas dois exemplos de um grande rol de problemas que caracterizam condutas incorretas em indústrias modernas. Diante disso, a necessidade de garantir a adoção de práticas éticas durante a produção em qualquer ramo industrial levou muitas organizações a um consenso em relação aos processos de auditoria que verificam o cumprimento de normas reguladoras.
Para tornar isso possível, foram desenvolvidos organismos, como a Sedex e a Associação Industrial, com a finalidade de garantir que fabricantes e distribuidores entrassem em conformidade com o protocolo de auditoria SMETA.
Essa auditoria é uma compilação de boas práticas e ética no que diz respeito à produção industrial em nível internacional. Não se trata de um processo de certificação nem uma nova metodologia e, muito menos, um código de conduta.
Na realidade, a SMETA foi desenvolvida para diminuir os esforços durante auditorias de comércio e oferecer benefícios a retalhistas, marcas de produtos e seus respectivos fornecedores. Nesse contexto, um determinado fornecedor realizará uma auditoria e poderá partilhá-la com diversos clientes sem ter a necessidade de oferecer auditorias diferentes para cada um deles.
A auditoria SMETA 4 é composta pelo código de ETI (Ethical Trading Initiative) e leis locais de cada país que funcionam como ferramentas de medição. O que diferencia esse sistema são os seus quatro pilares básicos, que conferem mais eficiência ao processo:
- saúde e segurança;
- normas laborais;
- ambiente (opcional);
- ética comercial (opcional).
A técnica da SMETA vai além do formato comum do relatório de auditoria, incluindo orientações sobre:
- a boa formação e experiência por parte dos auditores;
- a comunicação eficiente durante a pré-auditoria;
- a sugestão de calendário para auditoria;
- o estabelecimento de um número certo para entrevistas de trabalho de acordo com o tamanho da empresa;
- o detalhamento dos processos durante a execução da auditoria.
É importante ressaltar que os documentos desse protocolo foram criados em harmonia com as técnicas atuais e devem ser utilizados por auditores experientes.
Por que a auditoria na segurança alimentar é importante?
Mesmo que o cuidado com a conservação e manipulação de alimentos não seja novidade para ninguém, ainda encontramos no cenário da indústria alimentícia casos de carne adulterada e venda imprópria de comida, por exemplo.
A população está mais atenta a isso atualmente, apesar de que grande parte das pessoas desconhece os ingredientes e a procedência do que está ingerindo. Assim, cria-se a necessidade de auditorias em fábricas e distribuidoras, além do desenvolvimento de um modelo de orientação para os consumidores em relação ao comércio de alimentos.
Para que a segurança alimentar seja proporcionada, é preciso investir em modelos de normas específicos que possam conferir à produção, transporte e armazenamento de alimentos certa confiança e qualidade. No geral, grande parte dessas regras tem um alcance internacional para que não só as condições sanitárias sejam atendidas, mas também as relacionadas ao comércio.
A auditoria SMETA 4 foi desenvolvida pela Association des Industries Marque, atendendo muito bem aos requisitos da produção de alimentos e dando destaque aos problemas ambientais e à integridade dos negócios.
Apesar do trabalho realizado pelas indústrias e órgãos reguladores para que a produção e o processamento dos alimentos sejam realizados de maneira segura, é certo que a extinção dos riscos pode ser considerada uma utopia.
Assim, é importante levar em conta que a segurança alimentar é um sistema dinâmico, envolvendo não somente a cadeia de produção, mas também fornecedores, agricultores e os próprios consumidores.
Quais são os benefícios da auditoria SMETA 4?
O suporte para as práticas responsáveis de compra e o sistema de produção sustentável são pontos positivos que podem tornar a auditoria SMETA 4 fundamental para o seu negócio. Seus métodos comuns de avaliação preocupam-se com os rendimentos positivos de fornecedores e indústrias.
Podemos citar os seguintes benefícios dessa prática para elucidar o assunto:
- redução dos custos da empresa proporcionada por uma abordagem compartilhada e padronizada para a obtenção de informações de cada auditoria;
- melhoria considerável para a gestão da cadeia de fornecimento;
- disponibilização de uma análise comparativa com base na rede internacional de auditoria;
- maior segurança para a marca por causa do compromisso prestado com as compras responsáveis.
Lembre-se de que a SMETA 4 foi desenvolvida para os integrantes da Sedex, sendo utilizada principalmente por eles para auxiliá-los a atingir seus objetivos, que incluem o desenvolvimento da compra responsável na cadeia de fornecedores e o aumento da eficácia em relação às auditorias éticas.
As organizações que não estão vinculadas à Sedex também passam por incentivo para a utilização da SMETA. Isso tem como objetivo melhorar a transparência da auditoria ao compartilhar as suas qualificações, práticas e metodologia.
Por que escolher a auditoria SMETA 4?
Caso ainda esteja em dúvida, saiba que os organismos que realizam a auditoria SMETA 4 geralmente são empresas de gestão de risco reconhecidas internacionalmente e com muito tempo de experiência na elaboração desse tipo de trabalho.
Mesmo que não exista um mecanismo de acreditação formal para auditores da ETI, esses profissionais já foram associados a diversas auditorias e inspeções, além de códigos de conduta em outros programas que integraram. Eles passaram por uma avaliação em dupla ao serem credenciados para o trabalho que exercem e sempre contam com um código de ética, conduta e antissuborno como parte integrante das suas atividades na empresa.
Embora não seja uma auditoria obrigatória, ela possibilita que os fabricantes e distribuidores tenham um acesso melhor aos locais em que é possível realizar o comércio dos seus produtos. Isso auxiliará o negócio a expandir as oportunidades de crescimento e a ter sucesso.
Podemos concluir que a crescente preocupação com a segurança alimentar gera novas metodologias de fiscalização que sempre visam a prevenção. Assim, é necessário ficar atento às mudanças para fazer implementações constantes e atender as normas e regulamentos, promovendo uma relação de confiança com o seu cliente. Caso esteja interessado em adotar a auditoria SMETA 4 no seu negócio, preste bastante atenção nas etapas necessárias à sua realização.
Gostou do nosso artigo? Então, siga as nossas páginas no Facebook, YouTube e LinkedIn! Você encontrará o melhor conteúdo sobre segurança e praticidade alimentar.